Esta miniatura pertence à colecção 100 Anos de Desporto Automóvel.
O Lancia Stratos teve uma carreira fantástica nos ralis. Enquanto correu foi um carro que entusiasmou o público desta modalidade, vencendo quase todos os ralis. Conquistou o título mundial de marcas em 1974, 1975 e 1976. Para o ano de 1977, o Grupo Fiat decidiu que iria apostar no Fiat 131 Abarth para os ralis, substituindo assim o Lancia Stratos. O Lancia Stratos apesar de já não representar oficialmente a equipa do grupo, foi correndo e vencendo ralis até 1981 pelas mãos dos pilotos privados. Desde 1974 até 1981, o Lancia Stratos venceu 17 ralis do mundial. (ver também o post)
A miniatura que apresento é a versão do Rali de Monte Carlo de 1977 vencido pelo italiano Sandro Munari.
O campeonato de 1977 foi bastante disputado. Houve incerteza sobre quem sairia vencedor até muito perto do fim. A Fiat voltou a preparar um extenso e completo programa para 1977. A Ford não tinha um programa tão completo como a Fiat mas neste ano tinha um dos seus programas mais completos.
O Rali de Monte Carlo foi um fracasso para a Fiat, que viu os seus carros oficiais abandonarem ao mesmo tempo que assistiu ao domínio do Lancia Stratos de S. Munari, que conseguiu a sua quarta vitória no Monte Carlo e a sua terceira consecutiva. O francês J.-C. Andruet (Fiat 131 Abarth) ficou em segundo lugar, atenuando assim o fracasso da Fiat, correndo pela equipa semi-oficial da Fiat-França.
Na Suécia, a Fiat voltou a fracassar. Stig Blomqvist (sueco) em Saab 99 EMS vence o rali, após o abandono de Markku Alèn (finlandês) que se despistou quando o seu Fiat 131 Abarth ficou sem luzes em pleno troço. O finlandês Simo Lampinen em Fiat 131 Abarth foi quarto classificado. (continua no post seguinte)Sandro Munari, italiano, começou a correr em 1965 e o seu último rali do mundial foi em 1984, no Rali Safari. Correu principalmente com os carros do Grupo Fiat: os Lancia Fulvia e Stratos e o Fiat 131 Abarth. Alcançou 7 vitórias nos ralis do mundial sempre com o Lancia Stratos, sendo de destacar as 3 vitórias consecutivas no Rali de Monte Carlo (1975, 1976 e 1977) e a vitória no nosso Rali de Portugal em 1976.
O Lancia Stratos teve uma carreira fantástica nos ralis. Enquanto correu foi um carro que entusiasmou o público desta modalidade, vencendo quase todos os ralis. Conquistou o título mundial de marcas em 1974, 1975 e 1976. Para o ano de 1977, o Grupo Fiat decidiu que iria apostar no Fiat 131 Abarth para os ralis, substituindo assim o Lancia Stratos. O Lancia Stratos apesar de já não representar oficialmente a equipa do grupo, foi correndo e vencendo ralis até 1981 pelas mãos dos pilotos privados. Desde 1974 até 1981, o Lancia Stratos venceu 17 ralis do mundial. (ver também o post)
A miniatura que apresento é a versão do Rali de Monte Carlo de 1977 vencido pelo italiano Sandro Munari.
O campeonato de 1977 foi bastante disputado. Houve incerteza sobre quem sairia vencedor até muito perto do fim. A Fiat voltou a preparar um extenso e completo programa para 1977. A Ford não tinha um programa tão completo como a Fiat mas neste ano tinha um dos seus programas mais completos.
O Rali de Monte Carlo foi um fracasso para a Fiat, que viu os seus carros oficiais abandonarem ao mesmo tempo que assistiu ao domínio do Lancia Stratos de S. Munari, que conseguiu a sua quarta vitória no Monte Carlo e a sua terceira consecutiva. O francês J.-C. Andruet (Fiat 131 Abarth) ficou em segundo lugar, atenuando assim o fracasso da Fiat, correndo pela equipa semi-oficial da Fiat-França.
Na Suécia, a Fiat voltou a fracassar. Stig Blomqvist (sueco) em Saab 99 EMS vence o rali, após o abandono de Markku Alèn (finlandês) que se despistou quando o seu Fiat 131 Abarth ficou sem luzes em pleno troço. O finlandês Simo Lampinen em Fiat 131 Abarth foi quarto classificado. (continua no post seguinte)Sandro Munari, italiano, começou a correr em 1965 e o seu último rali do mundial foi em 1984, no Rali Safari. Correu principalmente com os carros do Grupo Fiat: os Lancia Fulvia e Stratos e o Fiat 131 Abarth. Alcançou 7 vitórias nos ralis do mundial sempre com o Lancia Stratos, sendo de destacar as 3 vitórias consecutivas no Rali de Monte Carlo (1975, 1976 e 1977) e a vitória no nosso Rali de Portugal em 1976.
Sem comentários:
Enviar um comentário