Esta miniatura é da marca Quartzo.
Este foi o Lotus 72E que o sueco Ronnie Peterson utilizou no GP do Mónaco de 1974 e que o levaria à vitória.
Basicamente já disse tudo, em anteriores posts, sobre o Lotus 72. Teve várias evoluções ao longo dos anos em que esteve activo, aqui fica um resumo da actividade de cada uma dessas evoluções: 72A (de 1970 a 1975: 2 GP); 72B (1970: 4 GP); 72C (de 1970 a 1971: 12 GP – 5 vitórias, 3 pole-positions, 6 pódios); 72D (de 1971 a 1973: 23 GP – 7 vitórias, 4 pole-positions, 3 melhores voltas, 14 pódios); 72E (de 1973 a 1975: 39 GP – 8 vitórias, 10 pole-positions, 6 melhores voltas, 19 pódios); 72F (1975: 4GP).
O campeonato de 1974 foi bastante disputado ao longo das 15 provas, o título foi decidido no último GP do ano entre três pilotos de equipas diferentes. As vitórias foram repartidas entre sete pilotos de cinco equipas. Foi também o ano em que o campeão de 1973 não defendeu o título, J. Stewart abandonou a carreira. O número 1 foi utilizado pela Lotus e Ronnie Peterson porque a Lotus foi a equipa campeã de 1973.
Este foi o Lotus 72E que o sueco Ronnie Peterson utilizou no GP do Mónaco de 1974 e que o levaria à vitória.
Basicamente já disse tudo, em anteriores posts, sobre o Lotus 72. Teve várias evoluções ao longo dos anos em que esteve activo, aqui fica um resumo da actividade de cada uma dessas evoluções: 72A (de 1970 a 1975: 2 GP); 72B (1970: 4 GP); 72C (de 1970 a 1971: 12 GP – 5 vitórias, 3 pole-positions, 6 pódios); 72D (de 1971 a 1973: 23 GP – 7 vitórias, 4 pole-positions, 3 melhores voltas, 14 pódios); 72E (de 1973 a 1975: 39 GP – 8 vitórias, 10 pole-positions, 6 melhores voltas, 19 pódios); 72F (1975: 4GP).
O campeonato de 1974 foi bastante disputado ao longo das 15 provas, o título foi decidido no último GP do ano entre três pilotos de equipas diferentes. As vitórias foram repartidas entre sete pilotos de cinco equipas. Foi também o ano em que o campeão de 1973 não defendeu o título, J. Stewart abandonou a carreira. O número 1 foi utilizado pela Lotus e Ronnie Peterson porque a Lotus foi a equipa campeã de 1973.
O campeonato começou com uma vitória do piloto neozelandês Denny Hulme em McLaren. A Ferrari, que finalmente dava sinais de querer sair do período negro que atravessou nos dois anos anteriores, consegue o segundo e terceiro lugar através da nova dupla de pilotos, Niki Lauda (austríaco) e Clay Regazzoni (suíço). No GP do Brasil, a McLaren volta a vencer, desta feita é Emerson Fittipaldi que vence o GP do seu país. O piloto argentino, Carlos Reutmann, vence o GP da Africa do Sul com o Brabham. Niki Lauda (Ferrari) vence o seu primeiro GP na Formula 1 no GP da Espanha, sendo secundado pelo seu colega Regazzoni. A Ferrari já não vencia desde o GP da Alemanha de 1972. Emerson Fittipaldi (McLaren) regressa às vitórias no GP da Bélgica. O rapidíssimo sueco Ronnie Peterson dá à Lotus a sua primeira vitória do ano no GP do Mónaco. Jody Scheckter (sul-africano) vence o seu primeiro GP da carreira na Suécia com um Tyrrell. No GP da Holanda, Lauda (Ferrari) consegue a sua segunda vitória do ano e da carreira. Nos GP da França e da Grã-Bretanha, vitórias para R. Peterson (Lotus) e J. Scheckter (Tyrrell), respectivamente. Emerson Fittipaldi (McLaren) fica em segundo lugar na Grã-Bretanha. No GP da Alemanha, Clay Regazzoni (Ferrari) obtêm aquela que foi a sua única vitória neste ano.
Estavam então decorridos onze GP, faltavam quatro para o final do campeonato. A classificação era a seguinte: 1º Regazzoni com 44 pontos, 2º Scheckter com 41 pontos, 3º Lauda com 38 pontos e 4º Fittipaldi com 37 pontos. Nos construtores: 1º Ferrari com 57 pontos, 2º McLaren com 49 pontos e 3º Tyrrell com 44 pontos.
Estavam então decorridos onze GP, faltavam quatro para o final do campeonato. A classificação era a seguinte: 1º Regazzoni com 44 pontos, 2º Scheckter com 41 pontos, 3º Lauda com 38 pontos e 4º Fittipaldi com 37 pontos. Nos construtores: 1º Ferrari com 57 pontos, 2º McLaren com 49 pontos e 3º Tyrrell com 44 pontos.
No GP da Áustria, Carlos Reutmann (Brabham) vence e dos quatro primeiros classificados do campeonato apenas Regazzoni pontua, termina a prova em quinto lugar. Na Itália, R. Peterson (Lotus) consegue a sua terceira vitória do ano e Fittipaldi (McLaren) é segundo classificado. No GP do Canadá Fittipaldi dá um passo decisivo em direcção ao título, que ao vencer a prova canadiana iguala Regazzoni no campeonato. À partida para a última prova do ano, o GP dos EUA, ainda havia três pilotos com aspirações ao título: Fittipaldi (52 pontos), Regazzoni (52 pontos) e Scheckter (45 pontos). O vencedor da prova foi Reutmann (Brabham) e o título foi conquistado por Emerson Fittipaldi que termina em quarto lugar. Nem Regazzoni nem Scheckter conseguem pontuar. Fittipaldi é campeão com 55 pontos (3 vitórias), o segundo foi Regazzoni com 52 pontos (1 vitória) e o terceiro foi Scheckter com 45 pontos (2 vitórias). A McLaren que nunca tinha conseguido vencer nenhum dos títulos (pilotos e construtores) vence também o de construtores com 73 pontos (4 vitórias) e a Ferrari fica em segundo lugar com 65 pontos (3 vitórias). A Ferrari recuperou a forma neste ano e poderia ter vencido o campeonato de pilotos através de Regazzoni se tivessem efectuado algum tipo de jogo de equipa. Niki Lauda (Ferrari) igualou o record de 9 pole-postion numa época que Ronnie Peterson conseguiu em 1973 precisamente com este Lotus 72E.
Os pilotos do Lotus 72E em 1974 foram: Ronnie Peterson, Jackie Ickx, Ian Scheckter e Paddy Driver (os dois últimos apenas num GP).
Vitórias: 3 (R. Peterson: 3)
Pole-position: 1 (R. Peterson: 1)
Melhor volta : 2 (R. Peterson: 2)
Os pilotos do Lotus 72E em 1974 foram: Ronnie Peterson, Jackie Ickx, Ian Scheckter e Paddy Driver (os dois últimos apenas num GP).
Vitórias: 3 (R. Peterson: 3)
Pole-position: 1 (R. Peterson: 1)
Melhor volta : 2 (R. Peterson: 2)
1 comentário:
qué hermoso auto, con esa línea de cuña tan afilada
y esos colores inolvidables!
lástima el final de Ronnie, no se merecía ese final.
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