03 maio 2007

Peugeot 205 Turbo 16 - A. Vatanen - T. Harryman (Rali de Monte Carlo de 1985)

Esta miniatura pertence à colecção 100 Anos de Desporto Automóvel.
A Peugeot, que já tinha obtido algumas vitórias nos ralis africanos com os modelos 404 e 504 nas décadas de 60 e 70, viveu um período de ouro nos anos de 1985 e 1986 com o Peugeot 205 Turbo 16. Devido aos graves acidentes que aconteceram durante o ano de 1986, os carros de ralis do Grupo B foram cancelados no final desse ano e com eles se fechou um fantástico capitulo na história dos ralis. A Peugeot abandona os ralis e
só voltaria, com sucesso, em 2000.
O Peugeot 205 foi lançado em 1982 mas o carro para ralis só foi homologado em 1984, já o campeonato ia sensivelmente a meio. O Peugeot 205 Turbo 16 estreava na Volta à Córsega de 1984, o quinto rali do campeonato. O piloto que desenvolveu o Peugeot 205 T16 durante o ano de 1984, foi Ari Vatanen (finlandês), ex-campeão do mundo de ralis em 1981 com o Ford Escort MKII 1800.
O Peugeot 205 Turbo 16, com tracção às quatro rodas e baixo peso, conjugava o melhor do Audi Quattro e o melhor do Lancia 037. Tinha como grande qualidade a sua excelente maneabilidade, a sua pequena dimensão e os 450 cavalos de potência contribuíram para isso. Tornou-se num fantástico carro de ralis. Na minha opinião, talvez o melhor carro da história dos ralis. Estou convencido de que não se chegou a atingir os limites deste pequeno carro de ralis. Mesmo os modelos das marcas concorrentes que vieram a ser lançados posteriormente ao Peugeot 205 T16 tiveram muitas dificuldades em vencê-lo.
O Peugeot 205 Turbo 16 só não venceu na estreia (Volta à Córsega de 1984) porque Ari Vatanen (finlandês), tendo dominado o rali nos dois primeiros dias, desistiu após um despiste. O início, apesar da desistência, foi bastante promissor... No Rali da Acrópole voltou a desistir. Mas nas três últimas provas de 1984, Finlândia, San Remo e RAC, Ari Vatanen venceu e convenceu. O ano de 1984 tinha servido de preparação e já quase ninguém tinha dúvidas de que o Peugeot 205 Turbo 16 iria ser o carro a bater no campeonato de 1985.
Ao todo, o Peugeot 205 Turbo 16 venceu 13 provas do campeonato de ralis durante os anos de 1984 a 1986, tendo a Peugeot vencido o campeonato de marcas em 1985 e 1986. Com ele, dois finlandeses venceram o campeonato do mundo de pilotos: Timo Salonen (1985) e Juha Kankkunen (1986). Aliás, foram vários os grandes pilotos que conduziram esta fabulosa máquina no mundial de ralis, para além dos citados campeões com o 205 T16, Timo Salonen e Juha Kankkunen, também Michelle Mouton (francesa), Bruno Saby (francês), Bernard Darniche (francês), Carlos Reutemann (argentino), Shekhar Mehta (queniano), Stig Blomqvist (sueco), Jean-Pierre Nicolas (francês), apesar de alguns apenas terem disputado um único rali com o 205 T16 e em equipas privadas.
A miniatura do Peugeot 205 Turbo 16 que apresento é a versão que venceu o Rali de Monte Carlo de 1985 pilotado por Ari Vantanen.
Como curiosidade, Carlos Reutemann é o piloto da Formula 1 que melhor classificação obteve num rali, ficou em terceiro lugar no Rali da Argentina de 1985 com o Peugeot Turbo 16.


Para o campeonato de 1985, a Peugeot contratou os pilotos Timo Salonen (finlandês) e Bruno Saby (francês) para fazerem equipa com Ari Vatanen (finlandês).
No Rali de Monte Carlo, a luta pela vitória esteve entregue à Audi, campeã em 1984, e à Peugeot, que vinha de três vitórias consecutivas nos três últimos ralis em que participou no ano anterior. A Lancia não participou no Monte Carlo porque decidiu participar apenas nos ralis que favoreciam o Lancia 037, enquanto desenvolviam o novo carro, o Lancia Delta S4.
A luta pela vitória foi bastante emocionante porque Ari Vatanen (Peugeot) sofreu uma penalização de oito minutos devido a um erro do seu co-piloto. Assim o piloto alemão da Audi, Walter Rohrl, assumiu o primeiro lugar e Vatanen teve que se aplicar a fundo para recuperar a desvantagem. A recuperação de Vatanen foi de tal maneira tão espectacular, que chegou a ultrapassar Rohrl numa das classificativas. Posteriormente, Rohrl sentindo-se pressionado comete um erro na escolha dos pneus para um dos troços e perde a vantagem que tinha, sendo ultrapassado pelo finlandês. E no resto do rali Vatanen continuou a demonstrar a sua superioridade e confirmou com a vitória que o Peugeot 205 Turbo 16 era, de facto, o melhor carro do campeonato. O Audi Quattro tinha sido ultrapassado...
(continua)

Sem comentários: