04 maio 2007

Citroen Visa 1000 Pistes - J.-C. Andruet - A. Peuvergne (Rali de Monte Carlo de 1985)

Esta miniatura é da marca IXO.
Antes de atingir o recente sucesso nos ralis, a Citroen foi participando com relativa regularidade no mundial de ralis. Já foram abordados aqui, no Quatro Rodinhas, outros modelos da Citroen, que conseguiram algumas vitórias nos ralis, tais como o Citroen ID20 e o Citroen DS21, modelos que fazem parte da história da Citroen nos ralis. Este modelo da Citroen, que hoje apresento, embora não tenha conseguido nenhuma vitória no mundial de ralis é um carro com algum interesse histórico nos ralis.
A história deste modelo começa quando a Citroen tenta, com base no Visa Chrono, criar um carro de ralis de baixo custo para que os pilotos amadores pudessem participar nos ralis com um carro do Grupo B. O Visa Chrono foi todo alterado, a chaparia em aço foi substituída por plástico! para se evitar a utilização de materiais mais caros e, mesmo, os vidros laterais foram trocados por plástico. No motor de 1360 cc foram colocados dois enormes carburadores conseguindo assim atingir os 145 cavalos de potência para um carro que pesava cerca de 850 kg. Para completar, o Visa Chrono foi dotado de quatro rodas motrizes. Estava criado o Citroen Visa 1000 Pistes. Foi sem dúvida uma interessante e criativa maneira da Citroen criar um carro do Grupo B por um custo muito inferior ao das outras marcas. Como é óbvio, julgo que a Citroen não esperava grandes resultados desportivos.
O Citroen Visa 1000 Pistes estreou-se no Safari de 1984 e conseguiu no Rali de Monte Carlo de 1985 uma das melhores classificações no mundial de ralis. Em 1987 um Citroen Visa 1000 Pistes conseguiu ficar na sexta posição no Rali de Monte Carlo mas como era um carro do Grupo B, que tinha sido abolido no final de 1986, a sua classificação não contou para o campeonato.
Esta é a miniatura do Citroen Visa 1000 Pistes com o qual o francês Jean-Claude Andruet obteve a oitava posição no Monte Carlo de 1985.

(continuação)
No Rali da Suécia, Ari Vatanen (finlandês) somou outra vitória e aumentou para cinco, as vitórias consecutivas ao volante do Peugeot 205 Turbo 16. Vatanen dominou o rali sueco, nem Rohrl (alemão) nem Blomqvist (sueco), ambos da Audi, conseguiram oferecer resistência ao Peugeot do finlandês. Rorhl abandonou e Blomqvist o melhor que conseguiu foi ficar em segundo lugar. Timo Salonen (finlandês), que estava a aproveitar a oportunidade que a Peugeot lhe deu para relançar a sua carreira, obteve a terceira posição repetindo assim a classificação conseguida no Rali de Monte Carlo. Vatenen liderava o mundial com 40 pontos e Salonen era segundo com 24 pontos. Estavam decorridas duas provas do campeonato e a próxima era o Rali de Portugal.
(continua)

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