16 setembro 2011

Talbot Sunbeam Lotus - G. Fréquelin - J. Todt (Rali de Monte Carlo de 1981)

Esta miniatura pertence à colecção Rallye Monte-Carlo - Os Carros Míticos – Fasc. nº 71.
Já apresentei aqui no 4 Rodinhas uma miniatura do Talbot Sunbeam Lotus, na altura a versão do Rali do Brasil de 1981 aonde alcançou o segundo lugar. A miniatura de hoje é novamente o Talbot Sunbeam Lotus e novamente com os franceses Guy Fréquelin e o seu co-piloto Jean Todt no Rali de Monte Carlo de 1981. No Rali do Brasil ficaram em segundo lugar e no Rali de Monte Carlo, na abertura do campeonato de 1981, esta equipa também terminou a prova na segunda posição atrás do Renault 5 Turbo de Jean Ragnotti (francês).
O grande conquista que este pequeno carro de competição foi a vitória no campeonato de construtores de 1981, com apenas uma vitória no Rali da Argentina e vários segundos lugares (Monte Carlo, Portugal, Córsega, Brasil e San Remo). O finlandês Ari Vatanen, num Ford Escort, sagrava-se Campeão do Mundo em 1981.
O Talbot Sunbeam Lotus, que teve influência de Colin Chapman na sua preparação, utilizava um motor Lotus de duas árvores de cames à cabeça com quatro válvulas por cilindro. A cilindrada era de 2174 cc e debitava 240 cv de potência às 7000 rpm. A caixa de velocidades era manual da ZF com 5 velocidades.
O Talbot Sunbeam Lotus esteve em competição durante dois anos (1980 e 1981), venceu apenas dois ralis (RAC de 1980 pelo finlandês Henri Toivonen e Argentina de 1981 por Fréquelin) e venceu surpreendentemente o campeonato de construtores de 1981. O facto da Talbot pertencer à Peugeot, permitu a que Jean Todt, quando se retirou da competição como co-piloto, passasse a dirigir o projecto da Peugeot para o Grupo B, obtendo os resultados que todos nós já conhecemos.
Em relação à miniatura do Talbot anteriormente apresentada, a que hoje vos trago revela-nos algumas melhorias, nomeadamente a antena no tejadilho, no interior (com cintos nos bancos e manómetros) e alguns pormenores ao nível nos farolins traseiros que estão agora mais detalhados do que a anterior miniatura.

4 comentários:

CaboReyes disse...

Siempre se dijo que Talbot fué la marca por medio de la cual Peugeot hacía sus experimentos, deja que pensar ya que a posterior de éste auto llegó el 205, de volúmenes muy similares...

RM Style disse...

Já não vinha cá há bastante tempo pois naverdade estive um pouco afastado deste tema. Voltei novamente com a nova colecção da Altaya que coçou com o Citroen de Solberg.
Parabens pelo Talbot

Um abraço
RM

José António disse...

Amigos, obrigado pela visita e comentários.
Grande abraço

Guilherme da Luz disse...

Bom dia Jose Antonio,

Tudo bem? Eu gostaria de convidar voce a participar de uma promoção que estamos organizando junto ao site carpointnews.com.br e concorrer a uma camiseta da Ferrari:



VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

O Site/blog CARPOINT NEWS, com o apoio do site Seguroauto.org está sorteando uma camiseta Polo da Ferrari com os leitores que deixarem no espaço de comentários deste texto, a sua opinião sobre seguros de automóveis no Brasil. Qual é a sua seguradora? Ela já te deixou na mão ou ela acabou sendo muito importante no momento em que você precisou? Você está satisfeito com a sua escolha? Ela oferece algum diferencial de mercado que deixa você bem satisfeito? Responda qualquer uma destas perguntas e você já estará concorrendo!


Um abraço,

Guilherme Da Luz