26 fevereiro 2009

Renault 5 Alpine - J. Ragnotti - J.-M. Andrié (Rali de Monte Carlo de 1978)



Esta miniatura do Renault 5 Alpine pertence à colecção Rallye Monte-Carlo – Os Carros Míticos (fasc. Nº 7).
Em 1978 a Renault apresentou-se no campeonato de ralis com o novo modelo, o Renault 5 Alpine. Este modelo baseava-se no sucesso de vendas Renault 5, lançado uns anos antes em 1972. A partir da base do R5, foi desenvolvido o Renault 5 Alpine, com um motor de 1397 cc que debitava cerca de 140 cv de potência, com uma caixa de 5 velocidades e tracção à frente. Havia carros de ralis mais potentes no campeonato mas uma escolha criteriosa nos ralis em que participaria permitiu ao Renault 5 Alpine alcançar resultados verdadeiramente fantásticos para um carro com as suas características (Grupo 2). São de destacar os seguintes resultados: 2º lugar no Rali de Monte Carlo de 1978; 3º lugar no Bandama (Costa do Marfim) de 1978; e o 2º lugar na Volta à Córsega de 1979.
O Renault 5 Alpine tornou-se bastante procurado e apreciado pelos pilotos privados devido à excelente relação preço/perfomances.
Em 1980, a Renault deu um passo em frente, por assim dizer, no desenvolvimento do R5 e apresentou o modelo que substituiu o Renault 5 Alpine, o Renault 5 Turbo.
O piloto deste Renault, que apresento em miniatura, era o francês Jean Ragnotti. Sempre fiel à Renault, Jean Ragnotti foi um piloto polivalente, isto é, participou quase em todos os tipos de corridas automóveis e com resultados de relevo. Nos ralis, obteve várias vitórias, sempre com o Renault 5 Turbo: Monte Carlo de 1981 e na Volta à Córsega de 1982 e 1985. Sagrou-se campeão francês de ralis em 1980 ao volante do Renault 5 Alpine. Também participou várias vezes nas 24 Horas de Le Mans, tendo alcançado o quarto lugar em 1987.
Aqui fica uma lista de outros posts do Quatro Rodinhas sobre o Renault 5 e Jean Ragnotti:

4 comentários:

RM Style disse...

Uma miniatura interessante mas que é pena não terem sido felizes nos pormenores da traseira como os farolins

JB disse...

Tambem tenho um e já publiqueino meu blogue
Pena esse detalhe dos farolins traseiros
Mesmo assim uma bela miniatura
JB

PGAV disse...

Olá José!

Acho imensa graça a esse Renault 5! É antigo e com esses decalques fica giro! Um mimo em rally!

Amigo, em breve muito muito em breve terei mais duas novidades...

Abraço!

Pedro

De Gennaro Motors disse...

lindo carrinho ! anda muito!

Amigo, aproveite e veja as novidades em meu blog.

abraços, Fernando Gennaro