17 julho 2007

Matra Simca 670B - H. Pescarolo - G. Larrousse (24 Horas de Le Mans de 1973)

O Matra Simca (MS) 670B de 1973, aqui representado em miniatura à esc. 1/43 (colecção 100 Anos de Desporto automóvel), foi a evolução lógica do MS 670 de 1972. O MS 670 venceu, com Henri Pescarolo (francês) e Graham Hill (inglês) ao volante, as 24 Horas de Le Mans de 1972 e o MS 670B iria vencer a mítica prova em 1973. O mesmo aconteceu com o seu sucessor, o MS 670C que venceu em 1974. O MS 670B tinha um motor Matra V12 de 2993 cc, os pilotos vitoriosos foram os franceses Henri Pescarolo e Gérard Larrousse.
A Matra, que em 1940 fabricava motores para aviões, envolveu-se no desporto automóvel ao adquirir, em 1964, a Automobiles René Bonnet. A Matra participa, em 1966, pela primeira vez nas 24 Horas de Le Mans. E nos anos seguintes até 1973, a Matra participou sempre nas 24 Horas de Le Mans. Em 1970 e até 1973, os Matra passam utilizam motores Simca. Contudo, os resultados não nunca foram muito significativos até que em 1972 vencem pela primeira vez em Le Mans. Uma equipa francesa voltava a vencer as 24 Horas de Le Mans, com Henri Pescarolo e Graham Hill num Matra Simca 670 (Louis Rosier tinha sido a última equipa francesa a vencer em 1950, com um Talbot). Em 1973, Henri Pescarolo e Gérard Larrousse dão à Matra a segunda vitória consecutiva em Le Mans. Esta é a miniatura do Matra Simca 670B que Pescarolo e Larrousse levaram à vitória em 1973. Em segundo lugar ficou o Ferrari 312PB de Arturo Merzario e Carlos Pace. No terceiro lugar ficou outro Matra Simca 670B conduzido pelos franceses Jean-Pierre Jaussoud e Jean-Pierre Jabouille. No ano seguinte, nova vitória da dupla Pescarolo e Larrousse num Matra Simca 670C. Depois de nove anos (de 1966 a 1974) a participar nas 24 Horas de Le Mans, onde conseguiu três vitórias consecutivas (1972, 1973 e 1974, a Matra afastou-se da competição automóvel (Formula 1 e Le Mans) durante algum tempo.
Na Formula 1, a Matra estreou-se em 1967 e realizou 60 GP’s. Como equipa, conseguiu 9 vitórias, 4 pole-postions e 11 melhores voltas. Em 1969, a Matra ganhou o campeonato de construtores e Jackie Stewart (escocês) sagrou-se campeão mundial com o Matra MS80. Foi o melhor período da Matra na Formula 1. De realçar que todas as vitórias e títulos conquistados pela Matra aconteceram com 3 factores em comum: Ken Tyrrell, Jackie Stewart e o motor Ford Cosworth DFV que equipava os Matra. Em 1970, ano em que a Matra passou a utilizar os seus próprios motores, Ken Tyrrell saiu da equipa para formar a sua própria equipa de Formula 1 e levou consigo Jackie Stewart. Os resultados da Matra nunca mais foram satisfatórios e em 1972 terminava a aventura como equipa na Formula 1. Em 1975, a Shadow utiliza, em dois GP’s, o motor Matra, sem grandes resultados. Em 1976, 1977 e 1978 fornece motores à Ligier. E segue-se uma interrupção de dois anos (1979 e 1980). Volta novamente à Formula 1 para fornecer motores à Ligier durante os anos de 1981 e de 1982. A associação com a Ligier resultou em mais 3 vitórias, 2 pole-positions e 2 melhores voltas.


Henri Pescarolo nasceu em Paris a 25 de Setembro de 1942. Este famoso piloto francês de vastos recursos, têm uma longa carreira no desporto automóvel, tendo corrido na Formula 1, SportProtótipos e Todo Terreno (principalmente no Dakar onde participa assiduamente). A sua estreia na Formula 1 acontece no GP do Canadá em 1968 com um Matra MS11. Participou em 56 GP’s mas não venceu nenhum. O melhor resultado foi o terceiro lugar no Mónaco em 1970, num Matra. Não tem nenhuma pole-position e apenas conseguiu uma melhor volta. Correu pela Matra (1968 e 1970), March (1971 a 1973), Politoys (1972), Iso-Marlboro (1973), BRM (1974) e Surtees (1976). A sua carreira na Formula 1 termina em 1976, no GP dos EUA.
Nas 24 Horas de Le Mans, Pescarolo foi mais bem sucedido do que na Formula 1. Venceu quatro edições da mítica prova. Três vezes consecutivas, com a Matra, em 1972, 1973 e 1974. E em 1984 com o Porsche 956 da equipa Joest Racing. Segundo a Wikipédia, Pescarolo tem o maior número de participações nas 24 Horas de Le Mans: 33. Actualmente é proprietário da Pescarolo Sport mas a sua equipa ainda não conseguiu vencer em Le Mans, tendo terminado em segundo lugar em 2005 e 2006. Na edição deste ano foi terceira classificada.

Gérard Larrousse nasceu em Lyon a 23 de Maio de 1940. Segundo a Wikepédia, Larrouse venceu um Campeonato Francês de Ralis (?) (não confirmado).
A sua carreira, na Formula 1, é mínima. Apenas têm uma participação. Foi no GP da Bélgica em 1974 num Brabham, onde abandonou. Venceu, em 1971, as 12 Horas de Sebring e os 1000 Km de Nurburgring. Os seus maiores êxitos como piloto estão ligados a Henri Pescarolo e à Matra. Venceu duas edições das 24 Horas de Le Mans (1973 e 1974) fazendo dupla com Pescarolo.
Depois da carreira de piloto ter terminado, Gérard Larrouse passou pela gestão de algumas equipas de Formula 1: geriu a equipa Renault na Formula 1 (até 1985), esteve um ano na Ligier e depois, em 1987, geriu a sua própria equipa, a Larrousse & Calmels, que passou a ser apenas Larrousse quando o seu sócio, Didier Calmels, foi preso e acusado de homicídio. Após uma sucessão de várias trocas de sócios e nomes, a equipa de Gérard Larrousse, participou em 1994 pela última vez na Formula 1. As dificuldades financeiras acabaram por ditar o seu fecho em 1995. Os resultados, esses, foram pouco mais que medíocres, apenas um terceiro lugar no GP do Japão de 1990 (Aguri Suzuki). Segundo parece, Larrousse ainda continua na competição automóvel e também sem grande sucesso.

Sem comentários: