26 julho 2007

Ford Capri Turbo - Jurgen Hamelmann (DRM 1981)

Esta miniatura é da marca Quartzo.
O Ford Capri Turbo correu no DRM (Deutsche Rennsport Meistershaft) no início da década de 80. Este campeonato tinha duas divisões: 1 e 2. A Zakspeed, que era a equipa oficial da Ford no DRM, utilizou o Ford Capri nas duas versões (uma para a Divisão 1 e outra para a Divisão 2).
O Ford Capri Turbo com um motor de 1745cc (para a Divisão 1) teve como base o Capri MkIII. A sua estreia no DRM aconteceu em 1978, no circuito de Hockenheim. Conseguiu a pole-position na estreia mas não terminou a corrida. O campeonato já ia a meio mas ainda conseguiu três pole-positions e uma vitória. Durante cinco anos, até 1983, o Ford Capri foi participando e vencendo várias corridas no DRM. Foram vários os pilotos que conduziram o Capri no DRM: Hans Heyer, Harald Ertl, Klaus Ludwig, Jurgen Hamelmann, Manfred Winkelhock, Klaus Niedzwiedz e Jörg van Ommen.

Esta miniatura do Ford Capri Turbo, pilotado por Jurgen Hamelmann (alemão), representa uma das decorações (Pentosin) utilizadas nos Capri’s pela Zakspeed no DRM de 1981. O outro piloto da Zakspeesd era o alemão Klaus Ludwig. O seu Capri estava decorado com o patrocínio da Wurth.
Klaus Ludwig venceu 10 provas e sagrou-se campeão do DRM em 1981 num Ford Capri Turbo. Jurgen Hamelmann, seu colega de equipa, apenas conseguiu 5 terceiros lugares e não foi além do sexto lugar no campeonato. No ano anterior, Ludwig tinha vencido 5 provas tendo terminado o campeonato apenas na 3ª posição.
Para quem gosta da Ford aconselho a visita ao site Ford Motorsport Models, um site com base nas miniaturas desportivas da Ford. É uma colecção fantástica!

3 comentários:

PGAV disse...

Caro José,

Não conhecia tal miniatura do Ford Capri! Brutal! pormenores muito bons! Bem a Vitesse e o Grupo Vitesse produzem muito boas miniaturas.

Abraço

Anónimo disse...

Bem exótica esta pintura. Abraços do amigo

FLeetmaster

Juanh disse...

Maravilloso Capri José Antonio; acabo de comprarlo en 1/43, espero recibirlo pronto!
Abrazo!