06 abril 2010

Simca 1000 Rallye 2 - B. Fiorentino - M. Gelin (Rali de Monte Carlo de 1973)


Esta miniatura pertence à colecção Rallye Monte-Carlo - Os Carros Míticos – Fasc. nº 36.
O Simca 1000 (Simca Mille) foi apresentado ao público em 1961, tendo sido concebido por Mário Revelli de Beaumont e Mário Boano. Este pequeno carro tinha motor traseiro e destinava-se essencialmente ao mercado de utilitários. O Simca 1000 tornou-se num carro bastante popular no mercado francês e ao longo dos 17 anos em que foi produzido venderam-se quase 2 milhões de unidades. O Simca 1000 foi sofrendo alterações ao longo dos anos, existindo uma grande variedade de modelos; contudo no caso do blog o que interessa são as versões de ralis.
O Simca 1000, embora não tivesse ambição de chegar aos primeiros lugares, iniciou-se nos ralis em 1970 recebendo a designação de Rallye. Posteriormente surgiram novas actualizações que deram origem ao Simca 1000 Rallye 1 (1972), ao Simca 1000 Rallye 2 (1973) e ao Simca Rallye 3 (1978).A miniatura representa o Simca 1000 Rallye 2 que dispunha de um motor de 1294 cc debitando 82 cv de potência. A caixa era de 4 velocidades e podia atingir os 172 km/h. As principais características do Simca eram a robustez e a fiabilidade. Devido ao seu preço acessível o Simca foi um carro que contribuiu muito para a formação de pilotos de ralis, como por exemplo Alain Oreille e Didier Auriol.
Apesar da sua reduzida capacidade de lutar com adversários mais fortes, o Simca 1000 Rallye foi capaz de obter sucesso nos campeonatos nacionais de ralis e nos circuitos.
A miniatura que hoje vos apresento é o Simca 1000 Rallye 2 de Bernard Fiorentino (francês) e Maurice Gelan (francês) no Rali de Monte Carlo de 1973. No final do rali a classificação não foi brilhante mas talvez não se poderia esperar mais deste pequeno carro: 21º lugar da classificação geral e 9º do Grupo 2.
O Simca 1000 Rallye ainda continuou a participar no Monte Carlo até 1978 mas a cada ano que passava, apesar de a versão 3 do 1000 Rallye obter melhores performances, os resultados foram sendo piores; a verdade é que os seus adversários tinham evoluído muito.

8 comentários:

jean claude disse...

Gosto muitos destas séries de Rallie de revistas. Pena aqui no Brasil não termos publicações deste tipo. Linda Miniatura.
Abraços

RM Style disse...

Já nem me lembrava deste carro...excelente

Um abraço
Rui Marinho

manuel disse...

Bonito Simca. El Datsun, también.

De Gennaro Motors disse...

Olá amigo

O blog De Gennaro Motors realizou um test-drive na Ferrari F 430 Coupe em Maranello, Itália. Conheça este test-drive que você também pode realizar.

Link: http://www.degennaromotors.blogspot.com/

Outro post:

O corresponde do blog De Gennaro Motors nos EUA, Marcos “Tenere”, nos enviou um vídeo produzido por ele durante o carregamento de dois BMW ao pátio da marca alemã na Carolina do Norte.

Fernando A. De Gennaro
Cel: 55 (19) 9777-3664

De Gennaro Motors
www.degennaromotors.blogspot.com

Click aqui e conheça a Série Caminhão nos EUA

"Procuro fazer sempre o melhor, andar na busca da perfeição. Ou você faz bem feito ou não faz”.

Ayrton Senna

maninho1967@hotmail.com disse...

Sinceramente, sou fã incondicional da Simca. Grande abraço meu Amigo.

De Gennaro Motors disse...

Ola amigo

Este modelo lembra nosso LADA.

abraços

Fernando Gennaro

PGAV disse...

Olá caro amigo!

Espero que esteja tudo bem contigo!

Esse Simca é muito parecido com o renault 10... Será que tem algo a ver??

Caro José tenho novidades no meu site mas ainda me faltam chegar 4...

Abraço!

Pedro

José António disse...

Caros amigos, obrigado pelos comentários e visitas.

PGAV, realmente é parecido com o R10 mas não sei se há alguma relação...

Abraço.