01 abril 2010

Datsun 240Z - R. Aaltonen - J. Todt (Rali de Monte Carlo de 1972)



Esta miniatura pertence à colecção Rallye Monte-Carlo - Os Carros Míticos – Fasc. nº 32.
O Datsun 240Z conquistou o terceiro lugar no Rali de Monte Carlo de 1972, com Rauno Aaltonen (finlandês) e Jean Todt (francês).
Este pequeno desportivo japonês, também conhecido por Nissan Fairlady Z, foi apresentado no Japão em 1968. Pouco tempo depois apareceu nos mercados americano e europeu.
O Datsun 240 Z era um coupé com linhas desportivas, tinha um bom nível de performance e era relativamente acessível. Destacava-se por ser ágil e manobrável; o Datsun 240Z de série, com uma caixa de 5 velocidades, dispunha de um motor de 2,4 litros de 150 cv de potência, podendo atingir os 210 km/h. Actualmente o Datsun 240Z é um carro de colecção.
Desportivamente, o seu sucesso ficou a dever-se mais à sua resistência do que velocidade. Na verdade o seu peso, maior do que o dos melhores carros europeus, não lhe permitia competir directamente com os adversários mais bem preparados, contudo a robustez da estrutura e nas suspensões permitiram que o Datsun 240Z recolhesse alguns sucessos nos ralis. E esses sucessos surgiram nos ralis mais difíceis como o Safari, que venceu em 1970 e 1971. Já anteriormente tinha colocado aqui no blog um artigo sobre a miniatura do Datsun 240Z que venceu o Safari de 1971.A miniatura de hoje representa o Datsun 240Z no Rali de Monte Carlo de 1972 tendo como piloto o finlandês Rauno Aaltonen e como co-piloto o francês Jean Todt. Apesar de nunca ter tido hipóteses de lutar pela vitória no rali, o Datsun 240Z de Aaltonen e Todt conseguiu terminar a prova no terceiro lugar devido às várias desistências ocorridas na última etapa, como foi o caso dos Alpine.
No ano seguinte o Datsun 240Z continuou a participar oficialmente nos ralis mas como não havia desenvolvimento, contrariamente ao que iam fazendo as marcas rivais, nunca mais alcançou o mesmo nível de resultados.

6 comentários:

JDMike's Diecast Site disse...

great 240z you have there!
i'm still missing this piece and the #1 also. great pics too! :-)

RM Style disse...

Um dos Datsuns mais bonitos.
Parabens

Fleetmaster disse...

Belo carro !
PArabens pela coleção de RAlly !!

PGAV disse...

Olá Caro Amigo!

Espero que esteja tudo bem contigo!

Apesar de ainda estar a espera 5 novidades, já publiquei algumas e fiz umas ligeiras alterações na informação do meu site, em especial na pagina de entrada, na página "quem eu sou" e na página onde esta a tua e outras colecções apresentadas!

Dá uma vista de olhos!

Assim que receber as novidades que faltam e te-las publicado aviso pois há umas que são de perder o juizo!!!

Abraço!

Domingos disse...

Boa noite caro José António
Gosto muito deste Fairlady 240.
Como n compro a colecção toda este falhou-me.

Um abraço
Domingos

José António disse...

JDMike, thanks. My pics are only normal... your pics are fantastic.

RM, Fleetmaster e PGAV, agradeço os vossos comentários e visitas.
PGAV, já visitei o teu site e está cada melhor. Ficarei à espera dessas novidades. Avisa.

Domingos, obrigado pela visita. É verdade, este Datsun, ou se quiserem "Nissan", está realmente muito bem conseguido. É pena que este lhe tenha escapado...

Abraço