20 novembro 2009

McLaren M26 - James Hunt (1978)



Esta miniatura é da marca Minichamps.
A McLaren tinha planeado substituir o M23 durante o ano de 1976 introduzindo um novo modelo, o McLaren M26. No entanto quando o M26 ficou concluído James Hunt (inglês) estava a realizar boas provas com o "velho" M23 (que embora na sua quarta temporada ainda se mostrava suficientemente rápido), este facto levou a que a equipa adiasse a estreia do novo modelo, permitindo também mais tempo para continuar a testar o M26. James Hunt acabaria mesmo por vencer o campeonato de 1976 com o McLaren M23, embora tenha beneficiado com o grave acidente de Niki Lauda (austríaco) em Nurburgring. Assim o McLaren M26 só se estrearia em 1977 no GP da Espanha.O McLaren M26, desenhado por Gordon Coppuck, era semelhante ao M23, e isto porque Coppuck optou por seguir as linhas do bem sucedido M23. Gordon Coppuck tornou o M26 mais leve e com uma aerodinâmica ainda mais eficiente. O chassis e a suspensão eram quase idênticas ao M23, e pois claro o motor era o mesmo, o Ford Cosworth DFV.
Quando aconteceu a estreia no GP da Espanha e depois de resolvidos alguns problemas, o McLaren M26 mostrou ser mais eficaz do que o M23, contudo não era suficiente para bater a Ferrari novamente. Nesse ano James Hunt ainda conseguiu vencer 3 GP’s (Inglaterra, USA e Japão) mas a McLaren acabou o campeonato em terceiro lugar.
Para o ano seguinte, em 1978, a McLaren substituiu Jochen Mass (alemão) por Patrick Tambay (francês) mantendo James Hunt como primeiro piloto e procedeu a algumas modificações de modo a melhorar as performances do M26. Mas quando a equipa Lotus introduz o Lotus 79, explorando o efeito solo, o McLaren M26 ficou praticamente fora de combate. Algumas alterações ainda foram efectuadas a meio do campeonato na tentativa de poder dotar o M26 com as características para explorar o efeito solo mas já era tarde de mais; o melhor resultado que James Hunt conseguiu foi um terceiro lugar no GP da França. A McLaren terminou o ano em 8º lugar enquanto James Hunt e Patrick Tambay foram os 13ºs e 14ºs classificados, com 8 pontos cada um.
Patrick Tambay ainda utilizou, sem resultados práticos, o M26 no ano de 1979 em duas ocasiões. A McLaren tinha então iniciado o seu lento declínio que durou até 1981.

Os pilotos do McLaren M26 em 1978 foram: James Hunt #7 e Patrick Tambay #8.
Vitórias: 0
Pole-Position: 0
Melhor volta: 0

8 comentários:

Fleetmaster disse...

Muito legal este carro. A minichamps caprichou neste modelo do James Hunt !PArabens !

JB disse...

Uma bela miniatura.
Como sempre aconteçe nos Minichamps a miniatura é quase perfeita

JB

RM Style disse...

As miniaturas de F1 tem sempre o obice de não serem as mais perfeitas na escala 1/43 devido aos pormenores, ou falta deles, devido à exposição visual do motor e amortecedores. A Minichamps tem um grande experiencia nessa área lançando modelos com muita qualidade como é este caso. No entanto outras marcas começam a dar cartas e a ultrapassar a qualidade desta marca alemã fabricada na China.

PGAV disse...

Olá José!

Já há algum tempo que não publico nada se bem que ainda me faltam publicar umas 4 novidades!

Tenho andado ocupado a fazer o tal site que te falei de raiz! Arranjei "um pincel" mas vai ficar giro!

Obrigado pela visita José!

darei mais noticias!

Abraço!

Anónimo disse...

Olhando essas belas miniaturas a gente tem saudades e vontade de voltar aos tempos de criança. Parabéns meu querido amigo José Antônio. Maninho. www.maninhodesenhos.blogspot.com

Anónimo disse...

Grande amigo Luso

A segunda parte da história da Coloni e do Pedro Chaves Matos já esta no ar. Foi difícil achar mais alguma coisa sobre a participação de Chaves na Coloni. Se você conhece algum site, por favor me passe o link para que eu possa completar a história.

http://formulatotal.wordpress.com/2009/11/27/equipes-que-nao-fizeram-sucesso-coloni-2ª-parte/

Abraços
Leandro Castro

Anónimo disse...

Grande amigo Luso

A segunda parte da história da Coloni e do Pedro Chaves Matos já esta no ar. Foi difícil achar mais alguma coisa sobre a participação de Chaves na Coloni. Se você conhece algum site, por favor me passe o link para que eu possa completar a história.

http://formulatotal.wordpress.com/2009/11/27/equipes-que-nao-fizeram-sucesso-coloni-2ª-parte/

Abraços
Leandro Castro

FULINI disse...

esse "automóvel" só foi possível alcançar a perfeição, após ter sido "verdadeiramente pilotado" pelo melhor piloto de F1 de todos os tempos, chamado EMERSON FITTIPALDI.

Foi ele quem ajustou essa nave, e para viver um sonho na Copersucar, entregou de bandeja no colo de JAMES HUNT....

foi um dos melhores carros de FITTIPALDI...o melhor piloto da F1...