28 dezembro 2006

Ferrari 312T2 - Niki Lauda (1976)


Esta miniatura pertence a uma colecção que, para já, apenas saiu em Itália, que penso ser uma situação idêntica às colecções da Altaya. Adquiri esta miniatura pelo Ebay. A sua qualidade é bastante boa e representa um fantástico carro da Formula 1, o Ferrari 312T2 de Niki Lauda em 1976.

O Ferrari 312T2 foi a evolução natural do 312T que tinha sido utilizado no campeonato de 1975 e no início do campeonato de 1976. A diferença visível estava na grande entrada de ar que o 312T tinha logo atrás do capacete do piloto e que o 312T2 já não tinha. Houve no entanto outros ajustes e melhorias mecânicas no 312T2 e como a Ferrari tinha em Niki Lauda (austríaco) um excelente piloto de testes conseguiu um aprimoramento do 312T2 que lhe permitiu manter um bom carro para 1977. O acidente de Lauda em 1976 fez com que os testes, e a evolução, do 312T2 não se realizassem com a frequência necessária, até à recuperação do piloto austríaco. O Ferrari 312T2 só se estrearia no quarto GP do campeonato de 1976, na Espanha. O projecto do Ferrari 312, iniciado em 1974, iria a continuar a ter sucesso por mais alguns anos, até 1979. Foi um período em que a Ferrari se manteve no topo da Formula 1, tendo alcançado 3 títulos de pilotos, 4 títulos de construtores e inúmeras vitorias ao longo desses 6 anos.

(continuação do post anterior)
No GP de Itália, o austríaco Niki Lauda regressa às pistas, sensivelmente um mês e meio após o seu acidente, sendo ainda visíveis as marcas das graves queimaduras que sofreu no rosto. A sua recuperação foi fantástica, esteve em coma vários dias e chegou a receber a extrema-unção, agora apresentava-se, embora assumindo o receio, na grelha de partida para o GP de Itália. A vitória da prova foi para Ronnie Peterson (sueco) com um March. Foi a terceira e última vitória da March na Formula 1. O suíço Clay Reggazoni (Ferrari) foi segundo classificado e Niki Lauda conseguiu um quarto lugar, aumentado a diferença para James Hunt (inglês).
No GP seguinte, no Canadá, Lauda não pontua e James Hunt (McLaren) vence a prova sendo o francês Patrick Depailler (Tyrrell) o segundo classificado. No GP dos EUA, James Hunt (McLaren) vence novamente e Niki Lauda é apenas terceiro classificado. À entrada para o último GP do ano, no Japão, Lauda tem apenas 3 pontos a mais que Hunt.
O GP do Japão foi dramático e caótico devido à imensa chuva que houve desde o início da prova e que fez com que Niki Lauda, que ainda sofria as consequências do acidente e das cirurgias plásticas que vinha fazendo, optasse pelo abandono, alegando dificuldades de visão e referindo que “a minha vida vale mais que um título”. Houve muita gente que não compreendeu a sua decisão e julgou o seu acto de cobarde pelo facto de renunciar ao título ali tão perto. A verdade é que houve mais pilotos, que devido ao temporal e ao risco que envolvia participar nessas condições, resolveram também abandonar a prova, um desses pilotos foi o brasileiro bicampeão mundial Emerson Fittipaldi. Com Lauda fora de prova, bastava a James Hunt conseguir um terceiro lugar para conquistar o título. No entanto Hunt liderou a prova quase na sua totalidade, até que a poucas voltas do fim teve um furo e foi obrigado a ir às boxes caindo para o quinto lugar, faltavam cinco voltas para o fim do GP. Mas conseguiu recuperar até ao terceiro lugar conquistando assim o título de campeão mundial de pilotos por um ponto apenas. A vitória foi para o norte-americano de origem italiana Mário Andretti em Lotus.

O campeonato terminou com Hunt em primeiro lugar (69 pontos e seis vitórias) e Lauda em segundo lugar (68 pontos e cinco vitórias). O título de construtores foi para a Ferrari (83 pontos e seis vitórias), a McLaren ficou em segundo lugar (74 pontos e seis vitórias) e a Tyrrell foi terceira (71 pontos e uma vitória).

Os pilotos do Ferrari 312T2 em 1976 foram: Niki Lauda, Clay Regazzoni e Carlos Reutemann.
Vitórias: 3 (N. Lauda: 3)
Pole-position: 3 (N. Lauda: 3)
Melhor volta : 5 (N. Lauda: 3; C. Regazzoni: 2)

2 comentários:

danathac disse...

Por favor, poderia me dizer de que marca é essa miniatura? Hot Wheels, Burago, Ixo ou o que?

José António disse...

Olá,
Julgo que seja da Ixo; eu comprei esta mini no ebay e penso que pertence a uma colecção de minis da Ferrari (não trazia fasciculo). Como são colecções do genero da Altaya penso que a qualidade será da Ixo... Desculpe mas não consigo ser mais preciso.

Abraço
José