27 outubro 2006

Datsun 240Z - E. Herrmann - Schulle (Rali Safari de 1971)


Esta miniatura pertence à colecção RallyCar Collection.
A Datsun já participava nas competições desde os anos 30 quando foi adquirida pela Nissan. O Datsun 240Z, cuja fiabilidade e resistência são as suas maiores características, viria a ser posto à prova nos ralis mais duros e exigentes. O Safari era disso exemplo e a Datsun venceu este rali por sete vezes.
Em 1971, depois do primeiro Campeonato Internacional de Marcas (1970), ficou decido que este campeonato se disputaria anualmente e para o efeito o número de provas foi aumentado para oito. A única equipa que participou em todas as provas foi a Alpine-Renault, que acabou por vencer o campeonato sem dificuldades. As vitórias ficaram assim distribuídas: 4 vitórias para a Alpine-Renault; 2 vitórias para a Saab; a Citroen e a Datsun venceram, cada uma, um rali.
Esta miniatura da Datsun é relativa ao único rali que venceu nesse ano: o Rali Safari. O Datsun 240Z fazia a sua estreia nos ralis precisamente no Safari de 1971 e não poderia ter tido melhor estreia. O finlandês, Rauno Aaltonen (Datsun 240Z) foi o primeiro líder da prova, mas acabou por desistir deixando Bjorn Waldegaard (Porsche) no topo da classificação. No entanto um desentendimento entre os dois pilotos da Porsche (Waldegaard e Zasada) deixou a luta pelo primeiro lugar entregue a Shektar Mehta (queniano) e a Edgar Herrmann (alemão), os dois em Datsun 240Z. Perto do final da prova, um enorme lamaçal fez com que Mehta perdesse o rali para o seu colega de equipa, Edgar Herrmann. A Datsun terminou o campeonato em 5º lugar com 11 pontos.

Sem comentários: