04 outubro 2006

Alfa Romeo TZ - Jean Rolland (Taça dos Alpes de 1964)



Esta miniatura pertence à colecção RallyCar Collection.
Mais uma marca de grandes tradições no desporto automóvel, a Alfa Romeo.
Este Alfa Romeo TZ (Tubolare Zagato) começou a ser concebido em 1959. Este modelo também ficou conhecido por “Coda Tronca” (traseira truncada) devido à sua estética. O design estava a cargo de Elio e Carlo Zagato enquanto que o motor foi desenvolvido por Carlo Chiti. O trabalho arrancou em 1960 e os primeiros testes tiveram lugar no ano seguinte.
O Alfa Romeo TZ rapidamente alcançou o sucesso nas provas mais exigentes: Fisa Cup (Monza) em 1963, na Corrida das 12 Horas de Sebring, na 48ª Targa Florio, nos 1000km de Nurburgring, na Volta à Córsega e na Taça dos Alpes de 1964. Estas vitórias em provas de prestígio conferiram toda a classe do Alfa Romeo TZ. Esta miniatura representa a versão que venceu a Taça dos Alpes de 1964.
Na Taça dos Alpes de 1964, que era uma prova de grande prestígio que se caracterizava pela sua dureza, o francês Jean Rolland (Alfa Romeo TZ) partia como o principal favorito à vitória final. Ao longo de quase 3400km (3 etapas), J. Rolland que fez da regularidade a sua principal arma, foi mantendo a terceira posição durante as primeiras etapas. As dificuldades do percurso fizeram com que o primeiro classificado, Walter em Porsche, desistisse. Iniciou a terceira etapa em segundo lugar atrás do Porsche de Klaus até à sua desistência assumindo assim a liderança da prova. No entanto ainda viria a sentir as dificuldades causadas pelo nevoeiro sofrendo um despiste e perdendo o primeiro lugar que voltaria a recuperar vencendo a edição de 1964 da Taça dos Alpes.

Sem comentários: