"Citroen C35. O furgão ideal. O Citroen C35, fabricado a partir de 1973, marcou a entrada dos furgões na era moderna. Com um peso total em carga de 3,5 toneladas, este Serie II (um C35 R com um novo painel de instrumentos) podia incorporar um motor disel de 2,5 litros e 69 Cv DIN.
As grandes superfícies vidradas, as suspensões independentes às quatro rodas e a reduzida altura da plataforma de carga fizeram do C35 um veículo de assistência muito fiável."
Motor: Citroen Type M25-629 diesel de 2499 cm3 (93x92mm) em posição transversal, árvore de cames lateral controlada por cadeia duplex, relação de compressão de 22,25:1, potência de 69,5 CV, binário de 150 Nma 2000 rpm e bomba de injecção Bosch VA-4/9 ou Roto-Diesel R34.
Transmissão: tracção dianteira. Caixa de quatro velocidades com redutores de saída. Embraiagem monodisco a seco.
Carroçaria: furgão de três lugares com uma porta lateral deslizante e duas portas traseiras com dobradiças.
Chassi: monobloco de aço. Suspensão com quatro rodas independentes e barras de torção.
Travões: 4 discos, assistência de alta pressão com corta-circuitos e disjuntor automático com distribuidor em função da carga.
Dimensões e Capacidade
Comprimento: 4,96 m (total) e 3,05 m (útil).
Largura: 1,99 m(total) e 1,79 m (útil); guarda-lamas de 1,3 m.
Altura: 2,37 m (total) e 1,83 (útil).
Volume de carga: 9,30 m3.
Tara/Carga útil: 1665 kg/1805 kg.
Capacidade do depósito: 65 l.
Pneus dianteiros e traseiros: 195/75 R 16; pressão: 4 bar à frente e 4,5 bar atrás. Opcional: 205/75 R 16, com 3,7 bar à frente e 4,2 atrás.
Rendimento: velocidade máxima de 114 km/h." in fascículo nº 1 pags. 4 e 5.
O Citroen C35 foi o resultado de uma colaboração entre a Fiat e a Citroen da qual resultou esta carrinha (C35) e a carrinha Fiat 242, que partilhavam a mesma plataforma. Enquanto a Fiat deixou de fabricar a 242 em 1987, a Citroen manteve a produção da C35 até 1992.
A miniatura do Citroen C35 de 1986 representa o veículo de assistência utilizado pela equipa Peugeot Talbot Sport nos Ralis. A miniatura está bem detalhada e com uma boa qualidade nos detalhes. O Citroen C35 apresenta na parte superior (carga) uma secção traseira do Peugeot 205 Turbo 16 Evo, 4 pneus suplentes e uma caixa de ferramentas.
Nestas últimas fotografias a miniatura do Citroen C35 está acompanhada do Peugeot T16 de 1985 de Ari Vatanen e o Peugeot T16 Evo de 1986 de Timo Salonen.
Como tem acontecido várias vezes nestas colecções procuro comprar os primeiros fascículos devido ao preço de lançamento.
4 comentários:
Si bien en mi colección no entran los vehículos de asistencia (ocupan mucho espacio en la vitrina), admito que me gustan mucho. Luce muy bien la cola del 205 junto a los cajones y neumáticos de repuesto en el techo del C35.
Abrazo!
Olá Juanh. Sim, estas carrinhas ocupam algum espaço, na minha coleção tenho apenas algumas miniaturas destas. Neste caso desta coleção das carrinhas de assistência só comprei os primeiros fascículos por causa do baixo preço de lançamento.
Abraço e obrigado pela visita e comentário.
Buenísima miniatura, que da comienzo a una colección de lo más interesante.
Detalles y más detalles (me encantan los faros antiniebla delanteros) para un Citroen que no podíamos dejar en el quiosco.
¿Sabes si el C35 se fabricó en Mangualde?
Saludos.
Olá Gattamelata.
Agradeço a sua visita e comentário.
Realmente é uma bela miniatura de uma coleção muito interessante que complementa as miniaturas de ralis. No entanto não vou fazer a coleção, com muita pena minha. Apenas comprei os primeiros os primeiros fascículos.
Não tenho a certeza mas julgo que o C35 não se fabricou na fábrica da Citroen em Mangualde.
Grande abraço
Enviar um comentário