05 setembro 2022

March-Judd 881 - Maurício Gugelmin (1988)

Em dia de mais um aniversário do blog 4Rodinhas, apresento uma nova miniatura da minha colecção. Quando, a 5 de Setembro de 2006, iniciei o blog, nunca pensei que 16 anos depois este projecto ainda estivesse activo. É verdade que já teve mais actividade mas é o que é. Quero agradecer aos leitores e visitantes do blog pelo vosso tempo dispensado.
Bem hajam.

Esta miniatura pertence à colecção da Altaya “Lendas Brasileiras do Automobilismo” (Fasc. Nº 17).
O March 881 foi o primeiro projecto de Adrien Newey na Formula 1. Apesar de já ter trabalhado na Formula 1, no ínicio dos anos oitenta, entre 1984 a 1987 Newey esteve ligado à March no campeonato americano CART/INDY. Depois da experiencia na América, entre 1988 a 1990 Newey esteve ligado à March mas agora na Formula 1 como responsável pelo design do March 881.
 
O campeonato de Formula 1 de 1988 foi bastante difcíl para qualquer uma das equipas desde que esta não fosse a McLaren, isto porque a equipa de Ron Dennis dominou o campeonato de uma maneira nunca vista anteriormente: 15 vitórias em 16 corridas, estiveram muito perto de vencer as provas todas e o domínio foi tal que a McLaren liderou 97,28% (1003 voltas) das voltas do somatório de todos os GP’s (1031 voltas). Como tal foi difícil às restantes equipas mostrarem o seu valor. O March Judd 881 liderou uma das poucas voltas que a McLaren não liderou; e as restantes 27 voltas foi a Ferrari quem liderou.
Mesmo assim o March 881, equipado com o motor Judd, era um bom carro e obteve algumas boas performances. Como disse anteriormente, desenhado por Adrien Newey, o March 881 utilizava um monocoque em fibra de carbono, com o motor Judd V8 aspirado de 3496 cc com uma potência de 600 cv. A transmissão era manual de 6 velocidades. Os pneus utilizados eram da GoodYear.
 
Os dois pilotos da equipa eram Ivan Capelli (italiano) e Maurício Gugelmin (brasileiro). Durante a época, Capelli conseguiu 2 podios (3º na Bélgica e 2º em Portugal), tendo terminado o campeonato em 7º lugar com 17 pontos; Gugelmin, na sua primeira temporada na F1, ficou em 13º lugar com 5 pontos; entre os construtores, a March terminou em 6º lugar com 22 pontos. O March 881 ainda foi utilizado nos três primeiros Gp's de 1989, sendo que no GP do Brasil, desse ano, Gugelmin obteve o seu único pódio na F1, ao terminar a prova em terceiro lugar.
A miniatura apresentada é o March Judd 881 do piloto brasileiro Maurício Gugelmin no GP de Itália de 1988. Gugelmin largou de 13º e terminou a prova em 8º lugar.
Maurício Gugelmin nasceu no Brasil a 20 de Abril de 1963. A carreira de Gugelmin na Formula 1 resume-se a 5 temporadas: na March em 1988 foi 13º classificado com 5 pontos e 1989 foi 16º classificado com 4 pontos; na Leyton House em 1990 foi 18º classificado com um ponto e em 1991 não pontua e na Jordan em 1992 também não pontua. Participou em 74 GP's, obteve 10 pontos, 1 pódio (3º lugar no GP do Brasil de 1989) e 1 melhor volta (no GP da França de 1989). Depois da Formula 1, Maurício Gugelmin optou pelos EUA onde correu no CART entre 1992 e 2001, tendo vencido apenas uma corrida em Vancouver (1997).

Os pilotos do March Judd 881 em 1988 foram: #15 Maurício Gugelmin e #16 Ivan Capelli.
Vitórias: 0
Pole-Postion: 0
Melhores voltas: 0

4 comentários:

Juanh disse...

Feliz aniversario Jose Antonio, muchos años mas para el blog.
Compartimos este 881 de la colección brasileña, hermoso modelo:
http://juanhracingteam.blogspot.com/2022/06/march-881.html
Abrazo!

José António disse...

Juanh:
Obrigado pela vista e comentário.
concordo, belo March e bela miniatura.
Grande abraço.

gattamelata disse...

Adrian Newey va camino de ser el diseñador más longevo y efectivo de la F1. Es un placer encontrar su firma en el precioso March del 88. Tuve la suerte de verlo en directo, en el GP de Portugal donde Capelli quedó segundo. Los colores de Leyton House, el sonido del V8 Judd y la gran carrera del italiano están en mi memoria. Estoril siempre es Estoril. Un bello lugar para el encuentro con los aficionados portugueses. Y está tan cerca de la playa de Guincho...
Líneas limpias y bonitas para un buen modelo de quiosco, con su piloto y todo.
Felicidades por el aniversario de un blog que, como quien dice, acaba de empezar, ya que ni siquiera ha llegado a la mayoría de edad.
Saludos.

José António disse...

Olá, Gattamelata. Obrigado pela visita e comentário
Concordo, Adrien Newey será também um dos designers com mais sucesso na F1. Estes modelos da March da segunda metade dos anos oitenta são lindíssimos. E sim Estoril é sempre Estoril. Eu também tive a felicidade de ver dois GP's de Portugal... foram experiências inesquecíveis, principalmente o primeiro ano. Fui ao Estoril em 1989 (assisti ao vivo a vitória do Berger e vi o acidente entre o Mansell e Senna mesmo à minha frente - tenho fotos) e ainda fui ao Estoril em 1990. Meu Deus, tinha 19 e 20 anos, respetivamente... Há quanto tempo!
Grande abraço.