08 maio 2022

Saviem SG2 - Renault Sport Team (1978)

Esta miniatura pertence à colecção Veículos de assistência em Rally (fascículo nº 2) da Altaya.
"O Saviem SG2 (sigla de Super Goélette) de 1978, um furgão à prova de bomba, foi um pequeno veículo comercial que a Saviem fabricou como se fosse um modelo pesado. A sua produção,em França, iniciou-se em 1965 e terminou em 1982, já como Renault.
                 
Após a época do R8 Gordini, tanto a Renault como a Alpine utilizaram os SG2 como oficina móvel nos ralies. Ao contrário da SG3, o eixo traseiro estava equipado com rodas simples em vez das gémeas.


Motor: MAN 712 diesel de quatro cilindros, 3318,91 cm3 e curso longo (98x110 mm), potência de 76 cv DIN (55,8 kW) a 3200 rpm, binário de 19,1 Nm DIN a 2000 rpm, taxa de compressão de 17,5/1, árvore de cames lateral acionada por cascata de rodas dentadas e bomba de injeção Bosch EP/VA.
Caixa de velocidades: 321, sincronizada e com quatro relações. Embraiagem monodisco a seco.
Transmissão: às rodas traseiras por cardã de duas secções e respectivos eixos de roda. Eixo traseiro com três relações de transmissão finais selecionáveis.
Suspensão: dianteira com rodas independentes, molas helicoidais e amortecedores telescópicos; traseira com braços oscilantes, molas helicoidais, amortecedores telescópicos e calços de borracha.
chassi: duas longarinas de aço cravado a frio, unidas com cinco travessas soldadas. Duas portas traseiras com dobradiças e uma porta lateral deslizante.
 
Travões: dianteiros e traseiros de tambor (305 mm), assistidos com servofreios Mastervac. dois cilindros por roda à frente e um atrás.
Direção: parafuso glóbico, com um raio de giro de 6,1 m."
Dimensões e Capacidade
Comprimento: 4,997 m (total) e 3,037m (útil).
Largura: 2,0 m(total) e 1,68 m (útil); guarda-lamas de 1,328 m.
Altura: 2,54 m (total) e 1,71 (útil).
Volume de carga: 13.6 m3. Dois lugares (três como opção).
Tara/Carga útil: 2125kg/1375kg.
Capacidade do depósito: 70 l.
Pneus dianteiros e traseiros: 19x400; pressão: 3.5 bar à frente e 4,5 bar atrás.
Consumo médio 12 l em 100 km.
Rendimento: velocidade máxima de 99 km/h. in fascículo nº 2 pag. 4 e 5.
                 
A miniatura do Saviem SG2 de 1978 representa o veículo de assistência utilizado pela equipa Renault Sport nos Ralis. A miniatura está bem detalhada e com uma boa qualidade nos detalhes. Como tem acontecido várias vezes nestas colecções procuro comprar os primeiros fascículos devido ao preço de lançamento.

6 comentários:

Juanh disse...

Muy linda asistencia del Renault Sport. En esos años los R5 Turbo eran legión en los rally.
Abrazo!

José António disse...

Olá Juanh!
Obrigado pela vista e comentário.
Realmente esta carrinha de assistência dos ralis está bastante engraçada. Dentro de mais alguns dias voltarei a colocar outra carrinha.
Abraço

gattamelata disse...

Qué buena miniatura del equipo Renault de Rallyes. Estupendos los colores amarillo y negro, los mismos de la F1. El R5 de Ragnotti-Andrié y Calberson es tan clásico como espectacular, alegre y efectivo en la nieve de Montecarlo.
El furgón Saviem tiene sólo cinco metros de largo, pero es capaz de llevar lo que haga falta como todos estos pequeños (y preciosos) camioncitos de rallye.
Feliz Rally de Portugal, hoy Vodafone, ayer Vinho do Porto (cuando yo lo disfrutaba en directo).
Saludos.

José António disse...

Olá Gattamelata.
Obrigado pela visita e comentário.
Estas carrinhas de assistência de ralis são muito engraçadas. Pouco sei sobre o Saviem, apenas o que vinha no fascículo. Ainda tenho mais duas carrinhas que adquiri desta colecção. Brevemente estarão aqui no blog.
Em relação ao Rali de Portugal, guardo boas memórias dos tempos em que ia assistir aos troços no norte e na zona de Viseu. Foram vários anos a seguir o rali em alguns troços. O convívio nesses dias de rali é fantástico.
Saludos.
Grande abraço

Sousa disse...

Olá, antes de tudo quero dizer que aprecio muito o trabalho apresentado. Tenho uma duvida que é a denominacão de SG2, isto porque a Ottomobile identifica esta carrinha com SB2.

José António disse...

Sousa, agradeço a sua visita e comentário.
Confesso que desconhecia essa designação (SB2 também conhecida por Trafic SB2), fui pesquisar e segundo a Wikipédia a maior diferença entre o SB2 e o SG2 é que o SB2 é de tração dianteira enquanto que a tração do SG2 é traseira; a razão foi que o SB2 era utilizado nas entregas urbanas uma vez que permitia ter o chão de carga traseiro da carrinha mais baixo... é isto que compreendi na wikipedia. Aqui fica o link https://en.wikipedia.org/wiki/Renault_Super_Go%C3%A9lette
Mais uma vez obrigado pela visita.