31 outubro 2021

Dodge Charger (1972)

Esta miniatura pertence à colecção American Cars (fascículo nº 2) da Planeta DeAgostini.
O Dodge Charger de 1972 representou o fim da versão muscle cars do modelo Charger que ficava agora com uma versão de coupé de luxo. O elevado consumo de combustível numa época em que os combustíveis subiam para preços nunca vistos teve uma grande influência no fim deste tipo de carros.
Assim o Charger de 1972 vinha equipado com um motor dianteiro longitudinal a gasolina, de 8 cilindros em V, com 7204 cc que debitava 360 cv de potência, atingindo os 228 km/h de velocidade máxima. O Dodge Charger era um carro com mais de 5 metros de comprimento (5,21 m) e com quase 2 metros de largura (1,95 m). Pesava 1721 kg e a capacidade do depósito era de 79 litros. Uma das características do Charger era a opção entre uma dianteira com faróis retráteis ou com faróis visíveis. As versões do Doddge Charger de 1972 variavam entre Charger Coupé, Charger Coupé Hartop, Charger SE, Charger Rallye Coupé e Charger Rallye. O Dodge Charger que tinha sido apresentado em 1966 e em 197 ia já na terceira geração (1971 a 1974).
E agora um pouco da história da marca Dodge: os fundadores foram dois irmãos, John e Horace Dodge, que em 1900 criaram a empresa Dodge Brothers para produzir e fornecer peças à recente indústria automóvel. O crescimento da empresa e a boa fama dos componentes que forneciam levaram a que os irmãos Dodge se aventurassem com fabricantes de automóveis. O primeiro modelo surgiu em 1914: o Model 30, que foi um sucesso de vendas. Quando Jonh morreu em janeiro de 1920, o seu irmão Horace entrou em depressão e devido ao álcool acabaria por morrer em dezembro desse mesmo ano, vítima de uma cirrose. As viúvas passaram a responsabilidade da gestão da empresa a Frederick Haynes, que era colaborador dos irmãos Dodge quase desde o início. Em 1925 a empresa foi adquirida por Dillon, Read and Co., uma empresa de investimentos que indicou como gestor o banqueiro E. G. Wilmer, que manteve Haynes como presidente. Ainda nesse ano a Dodge adquiriu 51% das acções do fabricante de camiões Graham Brothers. Três anos mais tarde, a Chrysler Corporation compraria a marca Dodge.
Fonte: fascículo nº2 da colecção American Cars que acompanha a miniatura.

5 comentários:

Juanh disse...

Hermoso Charger, más aún en color negro. Estos muscle cars José Antonio son coches que me gustan mucho, me encantaría poder conseguir varios de ellos en versión carreras del NASCAR.
Abrazo!

José António disse...

Olá Juanh. Este é de uma nova colecção que começou há umas semanas aqui em Portugal. Apenas comprei os dois primeiros fascículos, este Dodge Charger e um Ford Mustang Shelby; tive pena que não fossem os carros do filme Bullit.
Abraço.

Mariano disse...

Excelente modelo.

Saludos!

gattamelata disse...

Siempre tuvo carácter el Charger. Es un modelo muy interesante. Parece un buen molde y el color negro le sienta muy bien.
Parece que la colección es similar a la española:
https://www.planetadeagostini.es/miniaturas-figuras/american-cars
Aquí ha tenido bastante éxito. Yo no la seguí por falta de espacio y mi preferencia por la competición.
Saludos y Feliz Navidad.

José António disse...

Boas festas, Mariano e Gattamelata. Obrigado pels vossos comentários.

Gattamelata, julgo que a colecção é idêntica. Também eu dou preferência à competição mas sempre que surge uma colecção nova, mesmo que não seja da minha preferência, tento sempre comprar as duas primeiras miniaturas porque o preço é de lançamento logo é menor, lol.

Grande abraço e Boas Festas.