23 setembro 2011

Ford Focus WRC - M. Hirvonen - J. Lehtinen (Rali de Portugal de 2009)

Esta miniatura pertence à colecção Rally Collection – Fasc. nº 12.
Estreado em 1999, o Ford Focus WRC contava já com uma carreira de 10 anos em 2009, ao longo dos quais foi sofrendo inúmeras evoluções.
No Rali de Portugal de 2009, o piloto finlandês Mikko Hirvonen utilizou o Ford Focus WRC de 2008, a evolução de 2009 só surgiria no mês de Maio para o Rali de Itália.
O Ford Focus WRC de 2008 utilizava um motor turbo de 4 cilindros em linha de 16 válvulas com 1998 cc, colocado em posição dianteira transversalmente. A potência era de 300 cv às 6000 rpm. A transmissão era integral com um caixa sequencial de cinco velocidades. Resumidamente, foi com estas características que a Ford atacou o mundial de 2009 e que viria a perder para a Citroen e para Sébastien Loeb (francês).
A miniatura representa o Ford Focus WRC que Mikko Hirvonen utilizou no Rali de Portugal de 2009. Mikko Hirvonen iniciou o rali português ao ataque e foi o seu primeiro líder no final da super especial que se disputou no Estádio do Algarve. Hirvonen conseguiu manter a primeira posição no final do primeiro dia, beneficiando de uma saída de estrada de Sébastien Loeb e de um erro de Dani Sordo (espanhol) que o fez perder 20 segundos quando o piloto espanhol da Citroen era o líder da prova. Hirvonen ocupou então o primeiro lugar seguido de Marcus Gronholm (finalndês) num Subaru. Contudo Sordo recuperaria a segunda posição no final do dia, atrás de Hirvonen. No segundo dia do rali, Hirvonen ainda esboçou uma tentativa de manter o primeiro lugar mas Loeb ultrapassou o seu colega de equipa, Dani Sordo, e em breve estava na liderança do rali. Assim o segundo dia terminou com Loeb na frente, seguido de Hirvonen e de Sordo. No último dia do rali, apesar dos esforços de Mikko Hirvonen para alcançar o primeiro lugar, Sébastien Loeb saiu de Portugal com mais uma vitória no seu currículo. Mikko Hirvonen foi o segundo classificado seguido de Dani Sordo.
Mikko Hirvonen nasceu a 31 de Julho de 1980 na Finlândia. Com apenas 15 anos já corria em autocross, tendo passado para o rallycross pouco tempo depois. Com 18 anos faz a sua estreia nos ralis ao volante de um Opel Kadett 16V de 2 litros do Grupo N. Em 2000 participa pela primeira vez no Campeonato Finlandês de Ralis Junior. No ano seguinte passa para o escalão principal do campeonato finlandês. Nesse ano de 2001 dá nas vistas ao ficar em segundo lugar do campeonato. No ano de 2002, para além de participar no campeonato finlandês, participa noutras provas de outros campeonatos como alguns ralis do WRC. As boas prestações valeram-lhe um convite para testar um Ford Focus que por sua vez lhe abriu as portas para a Ford, assinando um contrato com a equipa de Malcolm Wilson para 2003. No ano seguinte corre pela Subaru e em 2005 participa no mundial com, onde alcança um terceiro lugar na Espanha. Esse excelente resultado para um piloto privado, dá-lhe a oportunidade de integrar a equipa oficial da Ford para o ano de 2006. A sua primeira vitória no WRC acontece em 2006 no Rali da Austrália. A partir daí a sua carreira tem-se desenvolvido praticamente ao serviço da Ford. Em 2008, com o abandono de Marcus Gronholm, Hirvonen assume a posição de primeiro piloto da Ford, sendo actualmente o principal rival de Sébastien Loeb. Actualmente já venceu 14 ralis, todas com a Ford e as duas últimas neste ano de 20011 com o Ford Fiesta WRC. Em 2008 e 2009 terminou o campeonato como vice campeão, que representam a sua melhor classificação no mundial.
Fontes: fascículo da colecção e wikipedia.

11 comentários:

manuel disse...

Muy bonito este Ford Focus. Lástima que Loeb haya ganado todo los últimos años. Hirvonen podía haber sido el sucesor de Kankkunen.

PGAV disse...

Olá caro José!

Espero que esteja tudo bem contigo! Tenho andado afastado mas voltei. Não tenho tido muito tempo. para além de andar outra vez na "aventura" de fazer alterações no meu site! Estive a ver as tuas novidades! Gostei de todas mas o Cosworth de 1996 que publicaste está absolutamente brutal! Lindo!

Grande abraço

Pedro

CaboReyes disse...

José Antonio esta muy lindo este Focus! tuve la oportunidad de ver el modelo en persona y es de una calidad excelente! Felicitaciones por tenerlo!

RM Style disse...

Mais uma bela realização da IXO.
Parabens!

Guilherme da Luz disse...

Amigão José Antonio,

Como eu faço pra te escrever?


O seu blog foi selecionado para fazer parte do Guia Emprestimo.org sobre os melhores blogs e sites na web que inspiram o leitor sobre o universo dos automóveis.

Emprestimo.org é um guia independente de Finanças no Brasil e que foi lançado em dezembro de 2010. Porém, com apenas alguns meses no ar, o site já tem Page Rank 3 e está na sexta posição do Google sobre "empréstimo", e por isso está na primeira página do Google ao lado de grandes nomes como a Caixa, HSBC e Banco BMG.

Temos diariamente centenas de visitantes em nosso site e muitos deles querem dicas para financiar um carro novo ou fazer um empréstimo para comprar uma caminhonete. É neste sentido que o site empréstimo tem um importante link com blogs sobre carros e criou um artigo sobre os melhores sites e blogs de carro da web, dando dicas importantes para que o consumidor planeje bem na hora de fazer uma compra.

O leitor visita o seu site e se inspira com as belas imagens de carros
simples ou luxuosos, nacionais ou importados, esportivos ou para toda
a família e mais tarde ele resolve comprar um!

Sites como o seu, oferecem fantásticas dicas sobre carros e são bem elaborados para inspirar qualquer pessoa a realizar um sonho de consumo.

Gostaria de solicitar a sua autorização para publicar o nosso artigo
e em breve enviarei o link para a sua apreciação.



Um grande abraço e parabéns pelo seu ótimo trabalho!


Guilherme da Luz
Editor


"You must take risks, both with your own money or with borrowed money. Risk taking is essential to business growth." – J. Paul Getty

Fleetmaster disse...

Lindo carro !
Sua coleção é fantástica!!!

PGAV disse...

Olá rapaz! Comigo tudo bem e por ai? Eu ando com alguma falta de tempo para os meus carrinhos, e ainda por cima estou a remodelar o meu site como te disse. Mas aquilo leva muito tempo! Espero ocnseguir po-lo como quero! Parabens é pelo teu blog. Ser seleccionado assim não é para todos mesmo! Quando tivres mais noticias acerca do assunto!
assim que tiver o meu site actualizado digo ok!

Grande Abraço
Pedro

Guilherme da Luz disse...

Saudacoes Amigo,

Inclui o seu site numa série fantástica de sites sobre carros no meu blog.

http://www.emprestimo.org/os-7-melhores-blogs-para-voce-encontrar-o-carro-dos-seus-sonhos.php

Me diz se você gostou :)

Um abraço,


Guilherme da Luz

Guilherme da Luz disse...

Olá amigo do Quatro Rodinhas!!!!

Estou lançando uma promoção no meu blog sobre carros.

Você pode ajudar a divulgar e participar tambem?

O site seguroauto.org está lançando uma promoção com os apreciadores de Blogs de Carro. Em sua opinião, qual foi a estrada mais bonita do Brasil em que você já dirigiu? Os leitores concorrerão a uma camisa Polo da Ferrari. E para incentivar os blogueiros, se você tem um blog de automóveis, concorre também a um tanque cheio de combustível para incentivar novas aventuras. Participe!

O link é esse: http://www.seguroauto.org/as-melhores-e-mais-incriveis-estradas-do-brasil


Um abraço,


Guilherme

Guilherme da Luz disse...

Amigo, voce pode divulgar o nosso artigo sobre os melhores blogs de carro na web? Isso vai ajudar muito ao nosso site ser visualizado pelos leitores do assunto.

O link é esse:

http://www.emprestimo.org/os-7-melhores-blogs-para-voce-encontrar-o-carro-dos-seus-sonhos.php

Obrigado,


Guilherme

Guilherme da Luz disse...

Olá José Antonio, te mandei uma mensagem privada pelo facebook. Vamos desenvolver uma parceria em equipe? Aguardo seu email...