15 agosto 2011

Renault 5 GT Turbo - A.Oreille - G. Thimonier (Rali de Monte Carlo de 1989)

Esta miniatura pertence à colecção Rallye Monte-Carlo – Os Carros Míticos (fasc. Nº 68).
O Renault 5 GT Turbo, que sucedeu ao Renault 5 Alpine Turbo, foi o antecessor do Renault Clio. Lançado em 1981, este modelo teve uma segunda geração quando em 1985 foi desenvolvida a partir da arquitectura do Renault 5 (Supercinq).
A versão desportiva do Renault 5 GT Turbo estava equipada com um motor de 1397 cc, colocado na posição transversal na frente do carro, sendo a sua potencia muito próxima dos 190 cv às 6200 rpm. A alimentação era feita através de um carborador Solex e usava um turbocompressor Garrett T2 com um intercooler ar-ar. Não deixava de ser espantoso que, na versão de série, um carro com estas dimensões e com uma potência a rondar os 120 cv pudesse ultrapassar os 200 km/h. Era de facto impressionante para um pequeno carro de série… na versão desportiva deveria ser uma pequena “bomba”!
A estreia do Renault 5 GT Turbo aconteceu no Rali de Monte Carlo de 1989, cabendo ao francês Alain Oreille a honra de o pilotar nas classificativas monegascas e de lutar por um lugar de destaque no Grupo N (campeonato para automóveis muito próximos da produção de série). Alain Oreille conseguiu levar o pequeno Renault 5 GT Turbo até à 10ª posição final vencendo na categoria do Grupo N. Nada mau para um veiculo desta cilindrada que ficou à frente de veículos de maior cilindrada. A miniatura representa o Renault 5 GT Turbo de Alain Oreille no Rali de Monte Carlos de 1989, a prova da sua estreia em competição.
Miki Biasion (italiano) venceu o Monte Carlo ao volante de um Lancia Delta Integrale, seguido do seu colega de equipa Didier Auriol (francês). Biasion viria a sagrar-se campeão do mundo em 1989 com 5 vitórias e 106 pontos.
Ao longo do campeonato, Alain Oreille foi vencendo outras provas no Grupo N, tais como a Volta à Córsega e no San Remo. Na Costa do Marfim estava reservado ao pequeno Renault 5 GT Turbo a sua maior performance, visto que pela primeira vez na História dos ralis um automóvel do Grupo N conquistou a vitória absoluta! Foi de facto um feito extraordinário. Alain Oreille e o Renault 5 GT Turbo venceram o campeonato do Grupo N e em 1990 voltariam a repetir o feito, sendo de destacar o terceiro lugar da classificação geral alcançado por Oreille no Renault 5 GT Turbo novamente na Costa do Marfim.
Posteriormente o Renault Clio entraria em competição forçando a retirada dos ralis deste pequeno carro.

4 comentários:

manuel disse...

Aunque estoy de vacaciones, siempre tengo tiempo para visitar tu blog.

Saludos.

José António disse...

Obrigado Manuel.
Boas férias e bom descanso!

Abraço
José

GuiCury disse...

Quatro Rodas quer encontrar o Melhor Motorista do Brasil



A revista Quatro Rodas, em parceria com a Shell, tem o objetivo de promover as boas práticas ao volante, a segurança, a cidadania e a sustentabilidade. Para isso criaram um prêmio que vai eleger o Melhor Motorista do Brasil.

Todas as pessoas com carteira de habilitação nas categorias B, C, D ou E, podem se inscrever no prêmio.

Para participar, basta entrar no site (www.quatrorodas.com.br/melhormotorista), preencher o formulário, realizar a prova de múltipla escolha e enviar uma frase com sugestões sobre como contribuir para tornar o trânsito mais seguro e agradável para motoristas e pedestres.

As inscrições poderão enviadas até 2 de outubro!

Prêmios

O primeiro colocado ganhará um Picasso C3 GLX 0km, um curso de pilotagem no Autódromo de Interlagos e a assinatura da revista Quatro Rodas por dois anos.
Do segundo ao quinto colocado, o prêmio será um curso de pilotagem no Autódromo de Interlagos e a assinatura da revista Quatro Rodas por dois anos.
Os 10 finalistas ganharão uma assinatura da revista Quatro Rodas por dois anos.


Faça já a sua inscrição!

Para mais informações, consulte o regulamento: http://www.quatrorodasmelhormotorista.com.br/rules

JB disse...

Caro José António, já não passava por aqui faz algum tempo.
Mas é sempre um prazer olhar para a sua belíssima colecção de 1:43.
Entretanto comigo trago novidades:

http://www.planetadeagostini.pt/colecionavel/a-paixao-pelo-rally.html

Uma nova colecção para meados de Setembro, para já algumas belas miniaturas nos primeiros números.

JB