12 janeiro 2009

Fiat Punto S1600 - J. P. Fontes - N. R. Silva (Rali de Portugal de 2001)



Esta miniatura pertence à colecção Os Nossos Campeões de Ralis.
O Fiat Punto foi apresentado em 1994 e tinha como objectivo substituir o modelo Uno da marca italiana. Desenhado por Giorgetto Giugiaro, este pequeno utilitário venceu o prémio de Carro Europeu do Ano de 1995 e rapidamente se tornou num sucesso de vendas.
Entretanto com o passar dos anos o Fiat Punto foi sofrendo alterações e actualmente já vai na terceira geração, o Grand Punto (desde 2003). A primeira geração do Punto vai de 1994 a 1999 e a segunda geração vai de 1999 a 2003. Em 2003 surgiu o Grand Punto e o Punto foi remodelado (facelift), que se mantêm até aos dias de hoje.
Foi com base do Punto da segunda geração que se desenvolveu o Fiat Punto S1600 (ou Kit Car) para os ralis.
A miniatura que hoje apresento é a versão do Fiat Punto S1600 de José Pedro Fontes no Rali de Portugal de 2001. Nota: infelizmente as colecções da Altaya têm o hábito de cometer erros e nesta miniatura existe um erro de “palmatória”. A miniatura do Fiat vem referenciada na base como sendo do Rali de Portugal de 2002, no fascículo o texto é sobre 2002 mas na realidade a miniatura pertence ao ano de 2001.
Sobre o piloto José Pedro Fontes disponho de pouca informação: posso referir que não foi feliz na edição do Rali de Portugal de 2001 porque foi obrigado a desistir, vítima da transmissão do seu Punto. No ano seguinte voltou ao não ser feliz no Rali de Portugal: também desistiu. Este piloto português já guiou pela Fiat, Mitsubishi e Renault. Pelo blog QuimRally soube que José Pedro Fontes obteve o seu primeiro triunfo absoluto na edição 2008 do Rali Casinos do Algarve. Desconheço se alguma vez se sagrou campeão em qualquer uma das categorias existentes no nacional.
Editado a 13 de Janeiro de 2009
Deixo aqui um link onde podemos saber mais sobre José Pedro Fontes.

5 comentários:

JB disse...

Belo modelo, gostei da decoração mas não gstei das jantes
JB

RM Style disse...

A miniatura é muito bonita e interessante. Não conhece o modelo real para ter opinião sobre as jantes.

José António disse...

Obrigado ao dois pela visita.

Julgo que as jantes devem ser essas, pode acontecer que não esteja bem concebidas na miniatura. Ainda não encontrei nenhuma foto desta carro para comparar.

Cumprimentos

Peter J disse...

Também possuo esta miniatura, que está, a meu ver, bem conseguida!
As jantes podiam ser melhores (estarem furadas), mas são iguais ás originais...

Unknown disse...

muito legal este blog.
Beijos carol

http://www.dirigindoseguro.com.br/?p=99