07 janeiro 2009

Citroen Saxo S1600 - B. Tirabassi - J.J. Renucci (Campeonato Françês de Ralis de 2002)


Esta miniatura pertence à colecção 100 Anos de Desporto Automóvel.
Como ainda recentemente fiz um post sobre o Citroen Saxo S1600, remeto os leitores para a consulta do mesmo.
No caso desta miniatura do Saxo S1600, esta versão pertence ao piloto francês Brice Tirabassi com a qual se sagrou Campeão Francês de Ralis em 2002. Brice Tirabassi nasceu a 15 de Junho de 1977 em França. A sua estreia nos ralis aconteceu em 1997, nas provas do Troféu Peugeot 106 (terra). Durante os dois anos seguintes manteve a participação neste troféu. Em 1999 e após o seu quarto lugar na prova Volant Peugeot 206 WRC, Brice é considerado uma das esperanças do ano. Vence o Troféu Peugeot 106 (terra) em 2000 e fica em segundo lugar no Volant Peugeot 206 WRC. Ainda em 2000 participa pela primeira vez no Rali de Monte Carlo ao volante de um Peugeot 306. No ano seguinte foi vice-campeão francês de ralis com um Mitsubishi. Brice torna-se piloto oficial da Citroen em 2002, ano em que venceu o Campeonato de França de Ralis com o Citroen Saxo S1600. No campeonato francês desse ano Brice obteve as seguintes classificações: venceu o Rali de Auxerrois; venceu o Rali Alsace-Vosges (sendo esta a versão da miniatura que hoje apresento); foi terceiro classificado no Rali de Limousin; voltou a ser terceiro no Rali do Mont-Blanc; desistiu no Rali do Touquet; e venceu a sétima e última prova do campeonato, o Rali de Cardabelles, sagrando-se campeão francês. Informações retiradas do fascículo da colecção ao qual pertence a miniatura.Em 2003 sagrou-se Campeão Mundial de Ralis Júnior ao volante de um Renault Clio S1600. Em 2004 apenas participa em um rali do mundial com um Mitsubishi. No ano seguinte ao volante de um Subaru Impreza participa em 4 ralis do mundial mas sem resultados de relevo, apenas uma vitória no Rali do Chipre na categoria de Produção e o 12º lugar no Campeonato de Produção. No ano de 2006 volta a correr com a Citroen, neste caso com o C2 S1600, mas os resultados também não são melhores. Na sua categoria, Brice venceu na Volta à Corsega. No final do ano fica apenas em 14º no Campeonato Mundial de Ralis Júnior. Posteriormente a 2006 não tenho mais informações sobre Brice Tirabassi.

6 comentários:

RM Style disse...

A miniatura está muito boa.

JB disse...

Mais um belo Saxo.
Pena o interior que parece muito negro

Anónimo disse...

Olá José Antonio!
Eu sou o Lelis, estou no Brasil, eu produzo kits de resina para autorama na escala 1/32 de carros que foram usados no Brasil.
São: Fusca, Gordini, DKW, Maverick, Kombi Perua e Pick-up.
Veja meu blog ls.filho.zip.net.

Vi seu link em um blog e fiz uma visita.
Parabéns pelo Blog! Vou colocar seu link no meu blog. Se você autorizar.
Aproveitei para fazer contato e divulgar meu trabalho.

Um forte abraço!

Lelis

José António disse...

Obrigado pelos cometários.

JB, é uma miniatura da Altaya por isso os interiores são mais fracos.

Lelis Souza Filho, obrigado pelo elogio. Claro que pode colocar o link no blog. Vou também colocar o link do seu blog na minha ista.
Abraço

Cumprimentos a todos

Peter J disse...

Só consigo gostar do Citroen Saxo nas versões desportivas (Cup e VTS) e de competição, como este que está particularmente bonito,mas as versões "normais" são mito pobres!
Gosto muita das jantes...

Unknown disse...

muito linda estas miniaturas.

Beijos Carol
Blog Dirigindo Seguro
http://www.dirigindoseguro.com.br/?p=100