02 outubro 2008

Bentley EXP Speed 8 - A. Wallace - E. V. Poele - B. Leitzinger (24 Horas de Le Mans de 2001)


Esta miniatura pertence à colecção 100 Anos de Desporto Automóvel.
Passados cinquenta anos, a Bentley regressou a Le Mans. A última participação de um Bentley em Le Mans tinha ocorrido em 1951. O regressou aconteceu em 2001. Precisamente 50 anos depois. E com um objectivo: voltar a vencer as 24 Horas de Le Mans.
A Bentley já tinha vencido anteriormente as 24 Horas de Le Mans por 4 vezes: 1924, 1927, 1928, 1929 e 1930. Neste regresso, em 2001, o modelo utilizado foi o Bentley EXP Speed 8, que aqui apresento à escala 1:43 na versão dos pilotos Andy Wallace (inglês), Eric Van de Poele (belga) e Butch Leitzinger (norte-americano). A Bentley já era nesta altura uma marca do Grupo Volkswagen, tal como a Audi, e sendo assim não é de estranhar a semelhança que existe entre este modelo da Bentley e o Audi R8C. O motor utilizado pelo Bentley EXP Speed 8 era o Audi 4.0 litros, naturalmente. Aliás, este Bentley utilizava muita tecnológica já aplicada no Audi R8.
Um segundo Bentley EXP Speed 8 completava a equipa, sendo pilotado por Martin Brundle, Stephane Ortelli e Guy Smith. A prova foi disputada debaixo de uma intensa chuva, o que dificultou ainda mais a tarefa da jovem equipa da Bentley. Apesar de a vitória não ter sido alcançada, o Bentley nº 8 (Wallace, Van de Poele e Leitzinger) cortou a meta na terceira posição, atrás de dois Audi R8. Se tivermos em consideração as difíceis condições meteorológicas e a inexperiência da equipa, o resultado foi excelente.
No ano seguinte, o Bentley EXP Speed 8 conseguiu apenas um quarto lugar mas em 2003 viria a atingir o objectivo traçado: vencer as 24 Horas de Le Mans. Este Bentley é até hoje o único carro a interromper o domínio exercido pela Audi em Le Mans desde 2000. Mas como são duas marcas do mesmo grupo, fica tudo em “família”…

Andy Wallace nasceu a 19 de Fevereiro de 1961 na Grã-Bretanha. Wallace começou a participar em corridas em 1979 tendo passado pelas várias categorias de formação (Formula Ford, Formula 3, Formula 3000) com o objectivo de chegar à Formula 1. Em 1986 sagrou-se campeão britânico de Formula 3. Mas não foi possível chegar à Formula 1. Em 1988 estreou-se da melhor forma nas 24 Horas de Le Mans: venceu a prova com um Jaguar partilhado com Johnny Dumfries e Jan Lammers. Deste então Andy Wallace têm dedicado a sua carreira aos sportcars.
Eric Van de Poele nasceu a 30 de Setembro de 1961 na Bélgica. A carreira deste piloto belga é semelhante à de Wallace, passou pelas mesmas categorias de formação mas no caso de Van de Poele há que registar que o belga conseguiu chegar à Formula 1 em 1991. Apenas por lá se manteve dois anos, sem nunca ter conseguido pontuar. Em 1992 corre pela primeira vez nas 24 Horas de Le Mans. Contudo as suas participações nos anos seguintes foram quase sempre marcadas pelas desistências. O terceiro lugar conseguido em 2001 é o seu melhor resultado em Le Mans.
Butch Leitzinger nasceu a 28 de Fevereiro de 1969 nos EUA. A carreira deste piloto norte-americano tem sido orientada nos sportcars. A estreia nas 24 Horas de Le Mans aconteceu em 1997. O seu melhor resultado foi o terceiro lugar alcançado em 2001 com o Bentley. Actualmente corre no NASCAR.

8 comentários:

RM Style disse...

Sendo eu um coleccionador das 24 horas de Le Mans fico sempre perplexo com a quantidade de informação sobre cada modelo retratado. O meu blog é mais vago mas com um link para este que merece sem dúvida ser regularmente visitado.

José António disse...

Obrigado pelo seu comentário, RM Style.

A informação de cada modelo apresentado é baseada nos fasciculos das colecções da Altaya (no caso das miniaturas dessas colecções) e quase sempre faço uma pesquisa nas fontes existentes na internet (como p.ex. a wikepedia).

Abraço
José

Fleetmaster disse...

Bonita miniatura. Não tenho carros LeMans deste estilo na minha coleção. Este Bentley é show de bola.

Qual o seu e-mail ?

Abraços

Germano disse...

belo exemplar...aqui no BRasil essa coleção veio de forma bastante falha, mas consegui alguns modelos interessantes de rally

RM Style disse...

Le Mans tem um fascinio muito grande por isso é o tema principal da minha colecção. No entanto também tenho rallies,motos, classicos,etc...e todas as semanas insiro mais uma..e todas as semanas venho aqui saber as últimas.
Um abraço
Rui Marinho

José António disse...

Obrigado pelos comentários, Germano e RM.

André, não costumo deixar o e-mail nestas caixas de comentários. Mas vou ver se disponibilizo um aqui no blog.

Obrigado a todos.

José António disse...

André, aqui vai ni1306ck@hotmail.com.

PGAV disse...

Olá José, espero que esteja tudo bem contigo. Tenho andado um pouco afastado do blog! Ando cheio de coisas para fazer!

Mas, também estou à espera de umas encomendas que fiz que teimam em demorar!

Assim que as publicar aviso ok!

Já agora esse Bentley está espectacular! Existe um em versão estrada desse modelo mas é muito dificil de encontrar, isto porque o que se vende tem um preço proibitivo devido ao fabricante!

Mas é lindo!

Abraço