07 março 2007

Buggy Schlesser - Jean-Louis Schlesser (Dakar de 2000)



Esta miniatura pertence à colecção 100 Anos de Desporto Automóvel.
O piloto francês Jean-Louis Schlesser a determinada altura da sua carreira resolveu criar o seu próprio carro: o Buggy Schlesser. Isto aconteceu em 1991 quando a sua carreira já era longa e vasta, tendo passado pela Formula Renault, Formula 3, Formula 2, Turismo, Formula 1 e Protótipos. Nessa altura, em 1991 e aos quarenta anos, Schlesser decide então que a sua carreira iria passar pelos ralis raid e com o seu próprio carro.
Schlesser conseguiu os apoios da Renault e da Seat para o seu novo projecto. A estreia do Buggy Schlesser aconteceu em 1992 e o piloto francês conseguiu, logo no primeiro ano, resultados bastante bons.
Nesses anos foi conseguindo resultados de relevo nas várias edições do Dakar e nos campeonatos da categoria de duas rodas motrizes. Em 1998 consegue vencer o Campeonato do Mundo de Todo Terreno com o Buggy que apenas tinha duas rodas motrizes. Em 1999, o Buggy Schlesser estava tão desenvolvido que os carros de quatro rodas motrizes não lhe conseguiam fazer frente. Venceu o campeonato e o Dakar. No ano 2000 voltou a vencer o Dakar e o Campeonato Mundial de Todo Terreno.
O Buggy Schlesser estava equipado com o motor Renault V6 de 3500 cc com 260 cv de potência.
A miniatura que apresento é relativa à vitória de Jean-Louis Schlesser, com o Buggy Schlesser, no Dakar de 2000.

1 comentário:

PGAV disse...

Caro José,

Obrigado pela visita.

encontor-me bem, mas bastante ocupado. visito apenas o meu blog e depois saio. de qualquer forma ainda me falta ir buscar uma novidade.

provalvelmente ainda esta semana a terei comigo, e logo que a tenha publicarei as fotos.

eu tenho visto o seu blog. Gostei muito do seu Pajero e do buggy do piloto frances.

Já andei "louco2 a procura de um pajero desses versão estrada mas é dificil arranja-lo.

Darei noticias assim que tiver a outra novidade.

Abraço

Pedro