03 janeiro 2007

Lancia Stratos - M. Alen - I. Kivimaki (Rali de San Remo de 1978)

Esta miniatura pertence à colecção RallyCar Collection.
Como já apresentei várias miniaturas do Lancia Stratos, pouco ou nada posso acrescentar sobre este fantástico carro de ralis. Esta miniatura do Lancia Stratos que apresento é a versão do Rali de San Remo de 1978, que o finlandês Markku Alen utilizou para vencer a prova italiana.
No Rali de San Remo de 1978, Markku Alen, embora sendo um piloto da equipa Fiat, não foi utilizado para esta prova. A equipa Fiat preferiu utilizar o alemão Walter Rohrl, e os italianos Maurizio Verini e Sandro Munari. Markku Alen optou por participar com o Lancia Stratos, mas com a versão de 12 válvulas porque a versão de 24 válvulas, utilizada em 1977, foi proibida devido à alteração da regra da homologação. Agora era necessário construir 400 carros para que o Lancia Stratos de 24 válvulas ficasse homologado e pudesse participar nos ralis, já não bastava homologar só as peças novas.
A prova foi dominada inicialmente pelo Fiat 131 Abarth de Munari. Depois com o despiste de Munari, foi a vez de Rohrl (Fiat) liderar o rali. Enquanto que Alen estava só no quarto lugar, atrás de Verini (Fiat) e do italiano Vudafieri (Lancia). Posteriormente, Rohrl tem uma saída de estrada que o impossibilita de continuar em prova e Vudafieri assume a liderança, com Alen em segundo lugar. Mas o italiano teve o mesmo destino dos anteriores líderes da prova, a desistência. E assim, foi um Alen muito cauteloso que assumiu a liderança e venceu o Rali de San Remo com um Lancia Stratos que conduziu pela primeira vez. Ao longo da sua carreira voltou a utilizar o Stratos mas não voltou a vencer mais nenhum rali com este modelo.

Sem comentários: