Esta miniatura pertence à colecção RallyCar Collection.
Mais uma versão do Ford Escort MkII, neste caso trata-se do Ford Escort MkII utilizado pelo sueco Bjorn Waldegaard na vitória no Rali da Acrópole de 1979.
Sobre este modelo da Ford aconselho a consulta dos seguintes post, aqui e aqui.
Bjorn Waldegaard tornou-se, em 1979, no primeiro piloto campeão mundial de ralis. Foi nesse ano que foi criado o Campeonato do Mundo de Ralis de Pilotos e para chegar ao título, Waldegaard, teve que “bater” o seu colega de equipa, o finlandês Hannu Mikkola. No campeonato, Waldegaard ainda utilizou o Mercedes 450 SLC nos seguintes ralis: no Safari, ficando em sexto lugar e no Rali da Costa do Marfim onde obteve o segundo lugar, logo atrás de Hannu Mikkola, também com um Mercedes
Com o Ford Escort MkII, Waldegaard, conseguiu 3 segundos lugares nos três primeiros ralis do ano. Conseguiu um terceiro lugar no Rali dos Mil Lagos e terminou em nono lugar no RAC. No Rali da Acrópole, alcançou a sua primeira vitória do ano. Num rali de características muito difíceis, a oposição veio do Lancia Stratos, que nunca tinha vencido a prova grega. Mas o abandono do Stratos deixou Waldegaard sozinho na luta pela vitória. O sueco acabaria por chegar em primeiro à frente dos Datsun de Salonen (finlandês) e Kallstroem (sueco). Waldegaard ainda obteve outra vitória no Rali do Quebeque (Canada). O campeonato terminou com Waldegaard em primeiro lugar à frente de Mikkola apenas com vantagem de um ponto.
Mais uma versão do Ford Escort MkII, neste caso trata-se do Ford Escort MkII utilizado pelo sueco Bjorn Waldegaard na vitória no Rali da Acrópole de 1979.
Sobre este modelo da Ford aconselho a consulta dos seguintes post, aqui e aqui.
Bjorn Waldegaard tornou-se, em 1979, no primeiro piloto campeão mundial de ralis. Foi nesse ano que foi criado o Campeonato do Mundo de Ralis de Pilotos e para chegar ao título, Waldegaard, teve que “bater” o seu colega de equipa, o finlandês Hannu Mikkola. No campeonato, Waldegaard ainda utilizou o Mercedes 450 SLC nos seguintes ralis: no Safari, ficando em sexto lugar e no Rali da Costa do Marfim onde obteve o segundo lugar, logo atrás de Hannu Mikkola, também com um Mercedes
Com o Ford Escort MkII, Waldegaard, conseguiu 3 segundos lugares nos três primeiros ralis do ano. Conseguiu um terceiro lugar no Rali dos Mil Lagos e terminou em nono lugar no RAC. No Rali da Acrópole, alcançou a sua primeira vitória do ano. Num rali de características muito difíceis, a oposição veio do Lancia Stratos, que nunca tinha vencido a prova grega. Mas o abandono do Stratos deixou Waldegaard sozinho na luta pela vitória. O sueco acabaria por chegar em primeiro à frente dos Datsun de Salonen (finlandês) e Kallstroem (sueco). Waldegaard ainda obteve outra vitória no Rali do Quebeque (Canada). O campeonato terminou com Waldegaard em primeiro lugar à frente de Mikkola apenas com vantagem de um ponto.
1 comentário:
Caro José,
Pensei que já tivesse visto a minha colecção Porsche.
São cerca de 50 modelos, ou os mais miticos da Porsche. Uma das melhores colecções da Altaya. pena os interiores não seram os melhores, podiam ter mais pormenor.
Mas as minniaturas estão muito boas e algumas mesmo excelentes!
Abraço.
Pedro
Enviar um comentário