05 janeiro 2007

Triumph TR7 V8 - T. Pond - F. Gallagher (Manx International Rally de 1978)



Esta miniatura pertence à colecção RallyCar Collection.
A Triumph, que já participara na década de 50 em competições automobilísticas, regressou em 1975 após uma longa ausência. Neste regresso às competições foi utilizado o Triumph TR7 V8. A produção deste modelo manteve-se desde 1975 até 1981. Competiu no campeonato britânico e no mundial de ralis embora os seus maiores sucessos tenham acontecido no Manx International Rally. O Triumph TR7 V8 não era um carro fácil de conduzir mas Tony Pond (inglês) sabia como extrair o melhor rendimento do TR7 V8.
Esta miniatura que apresento é relativa à vitória no Manx International Rally de 1978 que Tony Pond obteve com o Triumph TR7 V8. Tony Pond tornou-se popular ao vencer este rali por três vezes, em 1978 e 1980 com o Triumph TR7 V8 e em 1981 com um Vauxhall Chevette. Em 1978, o finlandês Hannu Mikkola (Ford Escort RS 1800) foi o seu maior rival neste rali. Após o abandono do finlandês, Pond assumiu a liderança e venceu o Manx International Rally.
Tony Pond não conseguiu vencer nenhuma prova do Mundial de Ralis, mas tornou-se célebre entre os britânicos, ao negar a oferta da Fiat para conduzir o 131 Abarth alegando que não desejava conduzir um carro com volante à esquerda. Era um piloto simpático com uma reputação acima dos seus resultados. Os melhores resultados nos ralis do mundial foram dois terceiros lugares, em 1981 na Volta à Corsega com um Datsun Violet GT e no RAC de 1985 ao volante do MG Metro 6R4. Faleceu em 2002 devido a um cancro, tinha 56 anos.

2 comentários:

PGAV disse...

Caro José,

Espero que a entrada no novo ano tenha sido em grande e claro com o pé direito. Eu entrei com os 2 pés ao mesmo tempo, esta coisa do direito nunca resultou comigo...

Voce está com uma colecção espéctacular. O Carrera RS está soberbo.

Quero noticiar-lhe que tenho cerca de 6 novidades no meu site...e já agora uma dela é "Brutal"...
Depois verá!

Espero uma visita sua!

Abraço

Pedro

PGAV disse...

Olá Caro José!

Obrigado pela visita!

Não aquela casa que anuncio no blog não me pertence. Anuncio-a apenas para que os coleccionadores e fãs a fiquem a conhecer porque de facto aparecem lá modelos muito muito bons e alguns que já mal se conseguem ver à venda.

Há de tudo, tractores, escavadoras, camiões, imensos automóveis de corrida, novos e antigos, motas, veículos de guerra, carros presidenciais, figuras, imensos carros de estrada...bem aquilo é um mundo.

Fica bastante escondida e nem parece ter o que lá tem...mas surpreede qualquer um. Para além disso o senhor que lá costuma estar é uma simpatia.

Chama-se casa do Pedro, e embora eu me chame Pedro a casa de facto não me pertence.

Obrigado pela visita,

Pedro