16 janeiro 2007

Ferrari 158 - John Surtees (1964)

Esta miniatura é da marca Brumm. O Ferrari 158, referente ao GP de Itália de 1964 que o inglês John Surtees conduziu à vitória, é outra das minhas últimas aquisições.
O Ferrari 158 foi projectado por Mauro Forghieri e era muito semelhante ao Lotus 25. Tinha um monocoque muito semelhante ao do Lotus mas com uma construção diferente. O chassis era em tubo quadrangular. O motor Ferrari era mais pesado que o BRM e o Ford Cosworth DFV mas mais potente logo esse facto não foi significativo.
O campeonato de 1964 começou com uma dobradinha da BRM no GP do Monaco, Graham Hill (inglês) em primeiro e Richie Ginther (americano) em segundo. No GP da Africa do Sul, o campeão em título Jim Clark (escocês) vence com o Lotus 25. John Surtees (Ferrari) obtêm os primeiros pontos do ano ao ficar em segundo lugar. No GP da Bélgica, Jim Clark (Lotus) volta a vencer mas houve grande confusão na última volta. O neozelandês Bruce McLaren (Cooper), no final da prova, proferiu esta curiosa declaração: “Com mais dois litros de combustível, Gurney teria ganho; com mais um litro a corrida teria sido de Graham Hill; e com mais uma colher de gasolina teria eu ganho. Pelo menos foi o que se viu na chegada da mais fantástica corrida em que quatro pilotos lideraram a última volta”.
Na França, Dan Gurney (americano) vence conduzindo um Brabham dando assim à equipa de Jack Brabham a sua primeira vitória na Formula 1, Graham Hill (BRM) fica em segundo lugar. John Surtees (Ferrari) abandona pela terceira vez em quatro provas. No GP da Grã-Bretanha, Jim Clark vence pela terceira vez no campeonato. Graham Hill (BRM) é novamente segundo classificado e Surtees (Ferrari) é terceiro. Com a primeira metade do campeonato cumprida, Clark é primeiro (30 pontos), Hill é segundo (26 pontos) e Surtees é apenas sexto (10 pontos).
No GP da Alemanha, Surtees consegue a primeira vitória do campeonato. Hill é segundo pela terceira vez consecutiva. Na Áustria, o italiano Lorenzo Bandini (Ferrari) vence pela primeira e única vez na Formula 1 mas utilizou o Ferrari 156 do ano anterior. No GP da Itália, a Ferrari obtêm uma vitória caseira pela mão de John Surtees. Nas duas últimas provas, no continente Americano, Graham Hill (BRM) vence nos EUA e Dan Gurney (Brabham) vence no México. John Surtees ao ficar em segundo lugar nas duas provas acaba por vencer o campeonato com 40 pontos (duas vitórias) ficando Hill em segundo lugar com 39 pontos (duas vitórias) embora tenha realmente conseguido 41 pontos mas as regras diziam que apenas eram consideradas as seis melhores classificações nas dez provas. Assim Hill teve que descontar dois pontos do quinto lugar que obteve na Bélgica e o campeonato foi para Surtees. A Ferrari vence com 45 pontos (três vitórias) e a BRM é segunda classificada com 42 pontos (duas vitórias). A BRM também obteve mais pontos que a Ferrari mas a regra de apenas considerar as seis melhores classificações fez com que as duas equipas tivessem de descontar alguns pontos sendo a BRM a mais prejudicada.
John Surtees é ainda o único piloto a conseguir conquistar Campeonatos do Mundo em duas rodas e depois em quatro rodas. Foi sete vezes campeão do mundo em motociclismo antes de chegar à Formula, tendo conquistado o campeonato de 1964 com a Ferrari. Participou em 111 GP, venceu 6, obteve 8 pole-position e conseguiu 11 melhores voltas. Correu pelas equipas Lotus, Cooper, Lola, Ferrari, Honda e BRM, antes de se formar a sua própria equipa de Formula 1, a Surtees, em 1970. Guiou os seus próprios carros até 1972, a equipa manteve-se activa até 1978 mas falhou o objectivo de conseguir vencer um GP como construtor. Tem actualmente 72 anos.

Os pilotos do Ferrari 158, em 1964, foram: John Surtees e Lorenzo Bandini.
Vitórias: 2 (J. Surtees: 2)
Pole-position: 2 (J. Surtees: 2)
Melhor volta : 2 (J. Surtees: 2)

3 comentários:

PGAV disse...

Caro José,

Mais uma miniatura execelente!

Tenho novidades no meu blog, e nos clássicos também.

Espero uam visita sua...

Caro José caso ainda não conheça o site www.alpimodel.com, é só para o informar que eles têm centenas de miniaturas das que gosta a um preço muito muito apetecivel, mesmo com os portes de envio.

São muito competentes nas entregas e o site e supra seguro. Eu próprio já lá adquiri algumas miniaturas.

Dê uma vista de olhos, veja bem o site.

Abraço.

Pedro

PGAV disse...

Caro José...

Tenho 3 novidades no meu blog. Tenho impressão de que vai gostar delas...

MG X Power, Fiat 8V de 1953 e um Lancia Delta edição especial, O Evoluzione de 1992 da IXO... especatcular...


Espero uma visita sua.

Abraço.

Pedro

PGAV disse...

Caro José,

Obrigado pela visita. De facto o MG está lindissímo mas partilho a sua opinião, o Fiat 8V está uma obra prima... o preço é que não foi nenhuma obra prima... O Fiat é a minha primeira miniatura da marca BIZARRE.

Abraço.

Pedro