Esta miniatura pertence à colecção RallyCar Collection.
Como já apresentei várias miniaturas do Lancia Stratos, pouco ou nada posso acrescentar sobre este fantástico carro de ralis. Esta miniatura do Lancia Stratos que apresento é a versão do Rali de San Remo de 1978, que o finlandês Markku Alen utilizou para vencer a prova italiana.
No Rali de San Remo de 1978, Markku Alen, embora sendo um piloto da equipa Fiat, não foi utilizado para esta prova. A equipa Fiat preferiu utilizar o alemão Walter Rohrl, e os italianos Maurizio Verini e Sandro Munari. Markku Alen optou por participar com o Lancia Stratos, mas com a versão de 12 válvulas porque a versão de 24 válvulas, utilizada em 1977, foi proibida devido à alteração da regra da homologação. Agora era necessário construir 400 carros para que o Lancia Stratos de 24 válvulas ficasse homologado e pudesse participar nos ralis, já não bastava homologar só as peças novas.
A prova foi dominada inicialmente pelo Fiat 131 Abarth de Munari. Depois com o despiste de Munari, foi a vez de Rohrl (Fiat) liderar o rali. Enquanto que Alen estava só no quarto lugar, atrás de Verini (Fiat) e do italiano Vudafieri (Lancia). Posteriormente, Rohrl tem uma saída de estrada que o impossibilita de continuar em prova e Vudafieri assume a liderança, com Alen em segundo lugar. Mas o italiano teve o mesmo destino dos anteriores líderes da prova, a desistência. E assim, foi um Alen muito cauteloso que assumiu a liderança e venceu o Rali de San Remo com um Lancia Stratos que conduziu pela primeira vez. Ao longo da sua carreira voltou a utilizar o Stratos mas não voltou a vencer mais nenhum rali com este modelo.
Como já apresentei várias miniaturas do Lancia Stratos, pouco ou nada posso acrescentar sobre este fantástico carro de ralis. Esta miniatura do Lancia Stratos que apresento é a versão do Rali de San Remo de 1978, que o finlandês Markku Alen utilizou para vencer a prova italiana.
No Rali de San Remo de 1978, Markku Alen, embora sendo um piloto da equipa Fiat, não foi utilizado para esta prova. A equipa Fiat preferiu utilizar o alemão Walter Rohrl, e os italianos Maurizio Verini e Sandro Munari. Markku Alen optou por participar com o Lancia Stratos, mas com a versão de 12 válvulas porque a versão de 24 válvulas, utilizada em 1977, foi proibida devido à alteração da regra da homologação. Agora era necessário construir 400 carros para que o Lancia Stratos de 24 válvulas ficasse homologado e pudesse participar nos ralis, já não bastava homologar só as peças novas.
A prova foi dominada inicialmente pelo Fiat 131 Abarth de Munari. Depois com o despiste de Munari, foi a vez de Rohrl (Fiat) liderar o rali. Enquanto que Alen estava só no quarto lugar, atrás de Verini (Fiat) e do italiano Vudafieri (Lancia). Posteriormente, Rohrl tem uma saída de estrada que o impossibilita de continuar em prova e Vudafieri assume a liderança, com Alen em segundo lugar. Mas o italiano teve o mesmo destino dos anteriores líderes da prova, a desistência. E assim, foi um Alen muito cauteloso que assumiu a liderança e venceu o Rali de San Remo com um Lancia Stratos que conduziu pela primeira vez. Ao longo da sua carreira voltou a utilizar o Stratos mas não voltou a vencer mais nenhum rali com este modelo.
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