Esta miniatura é da marca Brumm. Esta é uma das minhas últimas aquisições por isso aparece fora da ordem cronológica do blog na modalidade da Formula 1.
O Alfa Romeo 159 era uma derivação do Alfa Romeo 158 de 1950, que tinha sido concebido em 1935 por Giachino Colombo e que na altura debitava uns 195 cv. Mesmo sendo um carro vencedor que dominou o campeonato de 1950, a Alfa Romeo decidiu melhorar ainda mais o 158, dando origem ao 159. Foram alterados os sistemas de sobrealimentação, os escapes, as admissões, as engrenagens das válvulas e a suspensão traseira. O 159 tinha agora, em 1951, mais do dobro, 450 cavalos de potência. O seu elevado consumo, que obrigava a que a carga do combustível representasse um quinto do seu peso, provocava uma grande mudança do comportamento do chassis à medida que o combustível era rapidamente consumido.
Este fantástico carro, que dominou os GP em 1950 e 1951, representou uma época que terminaria no final de 1951. Se excluirmos as 500 Milhas de Indianápolis, os Alfa Romeo venceram, em 1950 e 1951, 10 provas em 13 possíveis!!!
Os novos regulamentos técnicos que iriam entrar em vigor em 1952 fizeram com que a Alfa Romeo decidisse abandonar a Formula 1 no final de 1951, já que em face desses regulamentos teria de construir um novo carro que seria usado por apenas dois anos.
O campeonato de 1951 começou com o GP da Suíça que seria vencido por Juan Manuel Fangio (argentino) com o Alfa Romeo 159. Seguiu-se a prova em Indianápolis. De volta à Europa, no GP da Bélgica, nova vitória de um Alfa Romeo 159, com o campeão em título ao volante, Nino Farina (italiano). Este Alfa Romeo 159 que apresento é relativo à prova belga, aqui guiado pelo Juan Manuel Fangio. Apenas conseguiu terminar em nono lugar mas conseguiu a pole-position e a melhor volta da prova.
No GP da França, Juan Manuel Fangio (Alfa Romeo) obtêm a sua segunda vitória da época, apesar de ter partilhado o carro com Fagioli, conseguiu também a pole-position e a melhor volta da prova. No GP seguinte, na Grã-Bretanha, a Ferrari vence pela primeira vez na Formula 1. O vencedor foi o Froilán González (argentino) e Fangio ficou em segundo lugar, posição que voltaria a repetir na Alemanha. A Ferrari vence os dois GP seguintes, Alemanha e Itália, através de Alberto Ascari (italiano). No último GP do campeonato, na Espanha, Fangio obtêm aquela que seria a última vitória da Alfa Romeo na Formula 1. Fangio consegue o seu primeiro título de campeão do mundo com 31 pontos (três vitórias). Ascari é segundo classificado com 25 pontos (duas vitórias).
Nesse ano os pilotos que utilizaram este modelo foram: Giuseppe Farina, Juan Manuel Fangio, Luigi Fagioli, Emmanuelle De Graffenried, Consalvo Sanesi, Felice Bonetto e Paul Pietsch.
Vitórias: 4 (J. M. Fangio: 3; N. Farina: 1; L. Fagioli: 1 - partilhou o carro com Fangio na vitória no GP de França)
Pole-position: 4 (J. M. Fangio: 4)
Melhor volta : 7 (G. Farina: 2 - J. M. Fangio: 5)
O Alfa Romeo 159 era uma derivação do Alfa Romeo 158 de 1950, que tinha sido concebido em 1935 por Giachino Colombo e que na altura debitava uns 195 cv. Mesmo sendo um carro vencedor que dominou o campeonato de 1950, a Alfa Romeo decidiu melhorar ainda mais o 158, dando origem ao 159. Foram alterados os sistemas de sobrealimentação, os escapes, as admissões, as engrenagens das válvulas e a suspensão traseira. O 159 tinha agora, em 1951, mais do dobro, 450 cavalos de potência. O seu elevado consumo, que obrigava a que a carga do combustível representasse um quinto do seu peso, provocava uma grande mudança do comportamento do chassis à medida que o combustível era rapidamente consumido.
Este fantástico carro, que dominou os GP em 1950 e 1951, representou uma época que terminaria no final de 1951. Se excluirmos as 500 Milhas de Indianápolis, os Alfa Romeo venceram, em 1950 e 1951, 10 provas em 13 possíveis!!!
Os novos regulamentos técnicos que iriam entrar em vigor em 1952 fizeram com que a Alfa Romeo decidisse abandonar a Formula 1 no final de 1951, já que em face desses regulamentos teria de construir um novo carro que seria usado por apenas dois anos.
O campeonato de 1951 começou com o GP da Suíça que seria vencido por Juan Manuel Fangio (argentino) com o Alfa Romeo 159. Seguiu-se a prova em Indianápolis. De volta à Europa, no GP da Bélgica, nova vitória de um Alfa Romeo 159, com o campeão em título ao volante, Nino Farina (italiano). Este Alfa Romeo 159 que apresento é relativo à prova belga, aqui guiado pelo Juan Manuel Fangio. Apenas conseguiu terminar em nono lugar mas conseguiu a pole-position e a melhor volta da prova.
No GP da França, Juan Manuel Fangio (Alfa Romeo) obtêm a sua segunda vitória da época, apesar de ter partilhado o carro com Fagioli, conseguiu também a pole-position e a melhor volta da prova. No GP seguinte, na Grã-Bretanha, a Ferrari vence pela primeira vez na Formula 1. O vencedor foi o Froilán González (argentino) e Fangio ficou em segundo lugar, posição que voltaria a repetir na Alemanha. A Ferrari vence os dois GP seguintes, Alemanha e Itália, através de Alberto Ascari (italiano). No último GP do campeonato, na Espanha, Fangio obtêm aquela que seria a última vitória da Alfa Romeo na Formula 1. Fangio consegue o seu primeiro título de campeão do mundo com 31 pontos (três vitórias). Ascari é segundo classificado com 25 pontos (duas vitórias).
Nesse ano os pilotos que utilizaram este modelo foram: Giuseppe Farina, Juan Manuel Fangio, Luigi Fagioli, Emmanuelle De Graffenried, Consalvo Sanesi, Felice Bonetto e Paul Pietsch.
Vitórias: 4 (J. M. Fangio: 3; N. Farina: 1; L. Fagioli: 1 - partilhou o carro com Fangio na vitória no GP de França)
Pole-position: 4 (J. M. Fangio: 4)
Melhor volta : 7 (G. Farina: 2 - J. M. Fangio: 5)
2 comentários:
Caro José,
Essse modelos como este Alfa Romeo são fabulosos. Existem uns que não me importava nada de ter, mas não são de estrada.
São os Auto Union type C e type D, mais os Cooper, e ainda os BRM de 1960.
São lindissímos... Assim como algns Ferrari desse género.
Excelente miniatura.
Pedro.
Fascinante esta Alfa Romeo!!!!
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