25 janeiro 2007

Talbot Sunbeam Lotus - G. Fréquelin - J. Todt (Rali do Brasil de 1981)


Esta miniatura pertence à colecção RallyCar Colection.
O Talbot Sunbeam Lotus era um pequeno carro que teve uma curta carreira nos ralis, obteve apenas duas vitórias mas conquistou o campeonato de marcas de 1981. Era bastante eficiente nos pisos de terra mas a regularidade foi a sua arma para alcançar o êxito desportivo. Utilizava um motor Lotus de 2,2 litros, dupla árvore de cames e 16 válvulas. Apenas esteve em actividade, nos ralis, durante dois anos que coincidiram com o declínio do Ford Escort e do Fiat 131 Abarth tendo beneficiado dos problemas de juventude que o revolucionário Audi Quattro ainda apresentava. Esta miniatura do Talbot Sunbeam Lotus que apresento é representativa do segundo lugar alcançado pelo francês Guy Fréquelin no Rali do Brasil de 1981. Como curiosidade, o seu co-piloto era o francês Jean Todt, que actualmente é o director desportivo da Ferrari na Formula 1.

(
continuação)
No Rali da Argentina, o francês Guy Fréquelin (Talbot) aproveitou uma das saídas de estrada do finlandês Ari Vatanen (Ford), quando este liderava, para vencer o seu primeiro e único rali do mundial. No Rali do Brasil, Ari Vatanen (Ford) não dá hipóteses a Fréquelin (Talbot) e vence a prova brasileira. Vatanen vencia o segundo rali do ano, aliás, até essa altura, era o único a fazê-lo quando já estavam decorridas 8 ralis do campeonato, assim como a Ford era a única marca a vencer mais do que um rali. Ao chegar ao Rali dos Mil Lagos, Ari Vatanen apresentava uma desvantagem de 26 pontos em relação ao líder do campeonato, Guy Fréquelin. Julgando não ser competitivo nesta prova, Fréquelin decidiu não participar no rali finlandês. Na verdade até poderia ter sido porque houve muitos abandonos. Ari Vatanen vingou-se da derrota do ano anterior perante Markku Alen (finlandês) e venceu o rali, ficando desta vez Alen (Fiat) em segundo lugar. Recuperou 20 pontos e ficou apenas a 6 pontos de Fréquelin no campeonato. (continua)

1 comentário:

PGAV disse...

Caro José,

Obrigado pelo convite.

Gostei muito dos modelos, mas em especial do Fiat, acho mesmo piada ao modelo. Os outros dois também estão fabulosos.

Gostei muito.

Eu novidades, so la mais para fevereiro... Estão debaixo de olho e tenho cerca de 3 encomendas... Mas, por enquanto não posso revelar. EHEH!

Abraço.

Pedro