Esta miniatura pertence à colecção RallyCar Collection.
Tenho várias miniaturas, em versões diferentes, do Fiat 131 Abarth, cujo responsável foi o engenheiro Giorgio Pianta. Como já apresentei um Fiat 131 Abarth pouco haverá a acrescentar sobre este magnífico carro de competição, que ao longo da sua história desportiva alcançou 18 vitórias do Campeonato do Mundo de Ralis. Markku Alen venceu sete ralis com o Fiat 131 Abarth.
Esta miniatura do Fiat 131 Abarth que apresento é a versão do Rali dos Mil Lagos de 1979 que Markku Alen levou à vitória. O Fiat 131 Abarth estava elegantemente decorado com as cores da companhia de aviação italiana, a Alitalia.
Como já foi referido no post anterior, para o campeonato de 1979, a Fiat reduziu o seu programa de ralis. Assim, ao fim de dois anos em que conquistou os campeonatos de marcas, abdicava da luta pelos títulos de marcas e pilotos (este no seu primeiro ano de existência) deixando a Ford praticamente sem oposição.
Para além dos dois terceiros lugares de Alen, no Rali de Monte Carlo e no Safari, e da segunda posição de Rohrl no Rali de San Remo, onde venceu o seu “primo” (o Lancia Stratos de Tony Fassina), a Fiat só logrou vencer um rali em 1979.
Essa vitória foi no Rali dos Mil Lagos e para Markku Alen, que vencia pela terceira vez a prova finlandesa. Markku Alen, ao longo da sua carreira, venceu por seis vezes o Rali dos Mil Lagos. O rali não foi fácil para Alen que teve que lutar contra os Ford Escort de Hannu Mikkola, Bjorn Waldegaard e Ari Vatanen. Mikkola liderou o rali inicialmente, mas teve que desistir com uma junta da cabeça do motor queimada quando faltavam quatros troços para o final da primeira etapa. Nessa altura, Alen fica em primeiro lugar e nunca mais deixaria o comando do rali. No entanto, Vatanen ofereceu uma grande oposição, chegando a estar a 18 segundos de Alen no último dia. Mas um furo no Ford de Vatanen fez com que a diferença aumentasse e permitiu que Alen vencesse o rali. Bjorn Waldegaard, que lutava com Mikkola pelo título de pilotos, ficou em terceiro lugar. Hannu Mikkola, que era uma dos favoritos à vitória no rali, abandonou e terá perdido o título de pilotos para Waldegaard.
No campeonato de marcas, a Fiat ficou em terceiro lugar com 97 pontos e uma vitória. Markku Alen, no campeonato de pilotos, foi o terceiro classificado com 68 pontos e uma vitória.
Tenho várias miniaturas, em versões diferentes, do Fiat 131 Abarth, cujo responsável foi o engenheiro Giorgio Pianta. Como já apresentei um Fiat 131 Abarth pouco haverá a acrescentar sobre este magnífico carro de competição, que ao longo da sua história desportiva alcançou 18 vitórias do Campeonato do Mundo de Ralis. Markku Alen venceu sete ralis com o Fiat 131 Abarth.
Esta miniatura do Fiat 131 Abarth que apresento é a versão do Rali dos Mil Lagos de 1979 que Markku Alen levou à vitória. O Fiat 131 Abarth estava elegantemente decorado com as cores da companhia de aviação italiana, a Alitalia.
Como já foi referido no post anterior, para o campeonato de 1979, a Fiat reduziu o seu programa de ralis. Assim, ao fim de dois anos em que conquistou os campeonatos de marcas, abdicava da luta pelos títulos de marcas e pilotos (este no seu primeiro ano de existência) deixando a Ford praticamente sem oposição.
Para além dos dois terceiros lugares de Alen, no Rali de Monte Carlo e no Safari, e da segunda posição de Rohrl no Rali de San Remo, onde venceu o seu “primo” (o Lancia Stratos de Tony Fassina), a Fiat só logrou vencer um rali em 1979.
Essa vitória foi no Rali dos Mil Lagos e para Markku Alen, que vencia pela terceira vez a prova finlandesa. Markku Alen, ao longo da sua carreira, venceu por seis vezes o Rali dos Mil Lagos. O rali não foi fácil para Alen que teve que lutar contra os Ford Escort de Hannu Mikkola, Bjorn Waldegaard e Ari Vatanen. Mikkola liderou o rali inicialmente, mas teve que desistir com uma junta da cabeça do motor queimada quando faltavam quatros troços para o final da primeira etapa. Nessa altura, Alen fica em primeiro lugar e nunca mais deixaria o comando do rali. No entanto, Vatanen ofereceu uma grande oposição, chegando a estar a 18 segundos de Alen no último dia. Mas um furo no Ford de Vatanen fez com que a diferença aumentasse e permitiu que Alen vencesse o rali. Bjorn Waldegaard, que lutava com Mikkola pelo título de pilotos, ficou em terceiro lugar. Hannu Mikkola, que era uma dos favoritos à vitória no rali, abandonou e terá perdido o título de pilotos para Waldegaard.
No campeonato de marcas, a Fiat ficou em terceiro lugar com 97 pontos e uma vitória. Markku Alen, no campeonato de pilotos, foi o terceiro classificado com 68 pontos e uma vitória.
1 comentário:
Caro josé
Excelente Miniatura!
Embora já tenha visto um modelo muito parecido ou igual no seu site, acho que este está muito melhor.
Tive um igualzinho mas numa escala 1:24 se não me enago, que acabei por oferecer a um familiar meu.
Espectacular!
Enviar um comentário