10 setembro 2007

Ford Escort 1.3 GL (1982)

Esta miniatura pertence à colecção Os Nossos Queridos Carros – Anos 80.
Hoje apresento a miniatura do Ford Escort 1.3 GL, a terceira versão do Escort (vulgarmente designada por MkIII). É uma das minhas últimas aquisições para a minha colecção de miniaturas. Embora não coleccione miniaturas automóveis em versão de estrada, não deixo de adquirir os primeiros fascículos das colecções, que vão saindo para as papelarias e quiosques, devido aos baixos preços de lançamento (esta custou € 1,99).
Desde o primeiro Ford Escort (1968) até ao último (2000) são mais de 30 anos de distância e nenhumas semelhanças haverá entre a primeira e a última versão do Escort. As duas primeiras versões do Escort (MkI e MkII) tinham tracção traseira e os seus modelos desportivos tiveram bastante êxito principalmente no mundial de ralis. A terceira versão do Escort nasceu em 1980 e se as duas versões anteriores eram semelhantes entre si, esta nova versão era completamente diferente das anteriores.
Este o foi o primeiro Escort em que se adoptou a designação “tudo à frente”, o que queria dizer motor, caixa de velocidades e transmissão na parte da frente do carro. O novo Escort foi apresentado em 1981 e foi considerado o Carro do Ano na Europa. Apesar desse sucesso, o Escort MkIII não obteve os êxitos desportivos que foram alcançados pelos seus antecessores. A isso se deveu o facto da Ford não ter apostar no novo Escort para o mundial de ralis (mas essa hipótese esteve nos planos da Ford, tendo mesmo chegado a desenvolver um Escort MkIII para ralis), contudo não deixou de haver um modelo do Escort com características marcadamente desportivas, o Escort 1.6 RS Turbo. O Ford Escort MkIII sofreu, com o passar dos anos, algumas mudanças estéticas e mecânicas, até que foi substituído em 1990 pela quarta geração do Escort.

Para quem pretender consultar os post anteriores sobre os vários Ford Escort:

4 comentários:

PGAV disse...

Caro José,

Esse ford escort está muito bom, eu também o tenho, exactamente da mesma colecção.

É da Ixo Junior mas está muito bom.

Eu terei cerca de 3 novidades em breve mas não poderei prever ainda o prazo com certeza...

Mas, como de costume, darei noticias.

Abraço

Pedro

Anónimo disse...

Meu pai teve um igual a esse só que prata. O ano de fabriação dele é 1983. Lembro direitinho deste carro.

Anónimo disse...

Meu tio teve um tbm..s´oque o dele era duas portas !!! SHow de bola !

Anónimo disse...

Lembrei mais um detalhes. A motorização aqui era diferente. A FOrd usabva um motor chamado CHT.