Esta miniatura é da marca Troféu. É uma das miniaturas da minha colecção que mais aprecio talvez por ser o clássico que gostaria de ter. É uma bela miniatura.
O Ford Escort MkI, que tanto sucesso teve nos ralis (ver o anterior post sobre o Escort MkI), também teve sucesso nas pistas. O Escort foi realmente um carro de eleição da Ford.
O Campeonato Britânico de Turismos (British Touring Car Champeonship - BTCC), no início da década de 70, foi um dos “palcos” onde o Ford Escort obteve sucesso.
Esta é a miniatura do Ford Escort MkI RS 1600 com o qual John Fitzpatrick venceu a corrida de Brands Hatch do BTCC de 1971. Foi com alguma dificuldade que consegui encontrar na Internet informações sobre este carro da equipa Broadspeed Castrol. Poderá acontecer que as informações obtidas não estejam completamente correctas.
O Ford Escort MkI, que tanto sucesso teve nos ralis (ver o anterior post sobre o Escort MkI), também teve sucesso nas pistas. O Escort foi realmente um carro de eleição da Ford.
O Campeonato Britânico de Turismos (British Touring Car Champeonship - BTCC), no início da década de 70, foi um dos “palcos” onde o Ford Escort obteve sucesso.
Esta é a miniatura do Ford Escort MkI RS 1600 com o qual John Fitzpatrick venceu a corrida de Brands Hatch do BTCC de 1971. Foi com alguma dificuldade que consegui encontrar na Internet informações sobre este carro da equipa Broadspeed Castrol. Poderá acontecer que as informações obtidas não estejam completamente correctas.
John Fitzpatrick foi um piloto bastante versátil, isto pelo que me apercebi, nas provas de automóveis em pista. Participou numa variedade de provas, desde os campeonatos britânicos de turismo, passando pelos europeus, Le Mans, um pouco de todas as provas nas pistas.
Na década de 60, fazia parte da equipa Broadspeed, tendo utilizado vários modelos da Ford ao longo dos anos em que correu no BTCC. Guiou o Ford Anglia em 1967, passou depois para o Ford Escort MKI GT 1300 (1968 a 1970). Em 1971, a 21 de Março, na primeira corrida do BTCC desse ano, a equipa Broadspeed Castrol estreava do Ford Escort MkI RS 1600. Fitzpatrick não poderia ter tido melhor estreia. Venceu a corrida em Brands Hatch. No BTCC havia várias classes que agrupavam os carros com as mesmas características. No entanto esta vitória do RS 1600 em Brands Hatch é absoluta. Durante o ano Fitzpatrick foi obtendo algumas vitórias dentro da sua classe. No final do campeonato sagrou-se campeão na sua classe. Ainda nesse ano de 1971 participa no Campeonato Europeu de Turismo. Com o Ford Escort RS 1600 da equipa Ford Koln vence, na sua classe, as provas de Salzburgring (Áustria) e Jarama (Espanha). Em 1972 participa no Campeonato Europeu de Turismo com um BMW 2800 CS do Team Schnitzer Motul. Venceu a corrida em Nurburgring. Em 1973 voltou à equipa Ford Koln. Com o Ford Capri RS 2600 venceu a prova em Salzburgring (Áustria). Também participou no Campeonato do Mundo de Sport Protótipos onde alcançou alguns resultados interessantes.
Em 1975 participou nas 24 Horas de Le Mans, na Gelo Racing Team, tendo conseguido um 5º lugar da geral com um Porsche 911 Carrera RSR, 1º na classe GT. Fitzpatrick tem mais algumas participações em Le Mans. Em 1976 ganha os 1000 Km de Bathurst com um Holden Torana L34. Esta corrida realiza-se em Outubro, todos os anos, na Austrália. É uma corrida (famosa, que desconhecia) de 1000 Km para carros de turismo de várias categorias. Venceu a Porsche Cup três vezes: 1972, 1974 e 1980. Encontro algumas informações que me indicam que Fitzpatrick terá participado no IMSA (International Motor Sport Association) tendo vencido algumas provas. Não consegui apurar ao certo quanto é que deixou de correr mas em meados da década de 80 ainda competia no IMSA.
Em 1975 participou nas 24 Horas de Le Mans, na Gelo Racing Team, tendo conseguido um 5º lugar da geral com um Porsche 911 Carrera RSR, 1º na classe GT. Fitzpatrick tem mais algumas participações em Le Mans. Em 1976 ganha os 1000 Km de Bathurst com um Holden Torana L34. Esta corrida realiza-se em Outubro, todos os anos, na Austrália. É uma corrida (famosa, que desconhecia) de 1000 Km para carros de turismo de várias categorias. Venceu a Porsche Cup três vezes: 1972, 1974 e 1980. Encontro algumas informações que me indicam que Fitzpatrick terá participado no IMSA (International Motor Sport Association) tendo vencido algumas provas. Não consegui apurar ao certo quanto é que deixou de correr mas em meados da década de 80 ainda competia no IMSA.
3 comentários:
Olá José! Espero que se encontre de boa saúde!
Comigo ca vai indo a vida o melhor que se pode levar!
O porsche 917 é sempre aquela máquina brutal uma autentica "besta"!
O ferrari está espectacular!
Esse ford...fico ruídinho por haver com fartura a versão de rally. É esse que ando atrás há já algum tempo mas em versão estrada. Há um em cinzento da minichamps, também alargado com uns extra farois a frente e com interiores desportivos... A miniatura está soberba, pena que seja já quase impossivel de a conseguir.
Eu terei novidades, talvez 2 para breve, darei noticias assim que as postar aqui!
Abraço
Pedro
cá está o verdadeiro BDA ;)
muito bonito o escort mk1 ;)
o Joaquim Jorge anda agora com um novo no CNCV ;)
Bom dia e parabéns pelo seu blog que descobri hoje. Esse Escort é também um dos meus preferidos. E só duas curosidades, o Sr J. Fitzpatrick foi campeão Europeu de GT com Porsche 911 da Kremer e ganhou a corrida do Estoril, o Sr Broad depois de reformado veio viver para o Algarve e abriu uma fábrica de lareiras e recuperadores de calor.Portugalizes. Um abraço
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