Esta miniatura é da marca Ixo.
Esta é a miniatura mais recente na minha colecção. Foi uma oferta. Representa o Ferrari 250 P que os pilotos Mike Parkes (inglês) e Umberto Maglioli (italiano), da equipa SpA Ferrari SEFAC, levaram até ao terceiro lugar nas 24 Horas de Le Mans de 1963.
A Ferrari utilizava a letra “P” para designar os seus carros de Sport Protótipos. A série P da Ferrari foi utilizada durante a década de 60 e inicio da de 70.
O Ferrari 250 P foi o primeiro modelo da série P. Como já referi num post anterior, o 250 P evoluiria posteriormente para o Ferrari 250 LM. Houve, contudo, outros modelos que evoluíram deste, tais como o 275 P e o 330 P.
O Ferrari 250 P vinha equipado com um motor central de 3 litros V12. Foi produzido em 1963, ano em que venceu as 12 Horas de Sebring e as 24 Horas de Le Mans. A Ferrari sagrou-se campeã no Campeonato de Sport Protótipos em 1963.
Esta é a miniatura mais recente na minha colecção. Foi uma oferta. Representa o Ferrari 250 P que os pilotos Mike Parkes (inglês) e Umberto Maglioli (italiano), da equipa SpA Ferrari SEFAC, levaram até ao terceiro lugar nas 24 Horas de Le Mans de 1963.
A Ferrari utilizava a letra “P” para designar os seus carros de Sport Protótipos. A série P da Ferrari foi utilizada durante a década de 60 e inicio da de 70.
O Ferrari 250 P foi o primeiro modelo da série P. Como já referi num post anterior, o 250 P evoluiria posteriormente para o Ferrari 250 LM. Houve, contudo, outros modelos que evoluíram deste, tais como o 275 P e o 330 P.
O Ferrari 250 P vinha equipado com um motor central de 3 litros V12. Foi produzido em 1963, ano em que venceu as 12 Horas de Sebring e as 24 Horas de Le Mans. A Ferrari sagrou-se campeã no Campeonato de Sport Protótipos em 1963.
Umberto Maglioli nasceu a 5 de Junho de 1928 em Itália e faleceu a 6 de Fevereiro de 1999 em Monza. A carreira desportiva de Maglioli passou pela Formula 1 e Sport Protótipos. Na Formula 1 apenas participou em 9 GP’s, em duas equipas: na Ferrari e na Maserati. Conseguiu dois terceiros lugares. As vitórias mais importantes da sua carreira foram na Targa Florio: em 1953 (Lancia), em 1956 (Porsche) e em 1968 (Porsche). Outros resultados de destaque: 3º nos 1000 Km de Nurburgring em 1963; 3º nas 24 Horas de Le Mans (ao lado de Mike Parkes) em 1963; 1º nas 12 Horas de Sebring de 1964 (ao lado de Mike Parkes). Em 1970 terminou a sua carreira desportiva.
Sem comentários:
Enviar um comentário