12 setembro 2006

Vanwall VW5 - Stirling Moss (1957)


Esta miniatura pertence à colecção Grand Prix Mitos da Formula 1.
O Vanwall VW57 conseguiu a primeira vitória totalmente britânica (carro e piloto) na história da Formula 1. Esse feito aconteceu no GP da Grã-Bretanha de 1957. No entanto essa vitória foi a “meias”.Na época, a Formula 1 permitia que os pilotos, durante a prova, podiam ceder o carro ao seu colega de equipa, partilhando o resultado. E neste caso foi isso que aconteceu. No GP da Grã-Bretanha, Stirling Moss (Vanwall VW5) conseguiu obter a pole-position mas durante a prova, à 20ª volta, o motor começou a falhar. Quando Tony Brooks, seu colega de equipa, para na box cede o seu lugar a Moss que consegue recuperar desde 9º lugar até à vitória. Estava consumada a primeira vitória totalmente britânica da Formula 1.
Stirling Moss viria a ficar em segundo lugar no campeonato atrás de... Juan Manuel Fangio (5º titulo)... era o seu terceiro vice-campeonato consecutivo sempre atrás de Fangio. No ano seguinte voltaria a ser vice-campeão. Diz-se que “em Stirling Moss convergem duas circunstâncias decisivas: ser muito bom e encontrar alguém ainda melhor – Fangio -, correndo quase sempre em inferioridade técnica".
Nesse ano de 1957 os pilotos do Vanwall VW5 foram: Stirling Moss, Tony Brooks, Stuart Lewis-Evans e Roy Salvadori (apenas uma prova).
Vitórias: 3 (S. Moss: 6; T. Brooks e S. Moss: 1 a “meias”)
Pole-position: 3 (S. Moss: 2; S. Lewis-Evans: 1)
Melhor volta : 3 (S. Moss: 2; T. Brooks:1)

2 comentários:

sattelite disse...

Agradou-me, voltarei mais vezes. continue e não desanime.

José António disse...

Obrigado pelo incentivo. Espero não desistir... ainda agora comecei. Lol.
Obrigado pela visita.