Esta miniatura pertence à colecção Grand Prix Mitos da Formula 1.
A característica visível do Porsche 804 era a turbina que se encontrava situada entre as trombetas de admissão, que estavam cobertas pela carroçaria. Como não tinha radiador, a refrigeração era feita por ar, o motor boxer era fornecido de ar pela turbina que se situava na parte superior.
Foi ao volante deste Porsche 804, no GP da França em 1962, que Dan Gurney (americano) venceu o seu primeiro GP na Formula 1. Foi também a primeira e única vitória de um Porsche na Formula 1. A Porsche viria a alcançar o sucesso na Formula 1 no futuro mas como fornecedor de motores.
Em 1962 a Porsche viveu momentos difíceis devido à falta de condições que lhe permitissem desenvolver e testar o Porsche 804, que tinha vários problemas que eram atribuídos à falta de rodagem. No entanto, consegue a sua primeira e única vitória na Formula 1 no GP da França. Nesse GP, a Ferrari não participou devido à greve dos seus mecânicos. No GP da Alemanha, Dan Gurney obtém a pole-position e termina em terceiro lugar. No resto do ano nada mais há a destacar, apenas alguns pontos alcançados noutros GP. Tanto Dan Gurney como a Porsche terminam os respectivos campeonatos em quinto lugar. Dan Gurney viria a fundar a sua própria equipa (Eagle) em finais de 1965 chegando mesmo a vencer um GP pilotando um Eagle.
A Porsche resolve retirar-se da Formula 1 e apostar apenas nas competições de sport: para ter sucesso não poderia estar envolvido nas duas competições.
Os pilotos do Porsche 804 em 1962 foram: Dan Gurney e Jo Bonnier.
Vitórias: 1 (D. Gurney: 4)
Pole-position: 1 (D. Gurney: 1)
Melhor volta : 0
A característica visível do Porsche 804 era a turbina que se encontrava situada entre as trombetas de admissão, que estavam cobertas pela carroçaria. Como não tinha radiador, a refrigeração era feita por ar, o motor boxer era fornecido de ar pela turbina que se situava na parte superior.
Foi ao volante deste Porsche 804, no GP da França em 1962, que Dan Gurney (americano) venceu o seu primeiro GP na Formula 1. Foi também a primeira e única vitória de um Porsche na Formula 1. A Porsche viria a alcançar o sucesso na Formula 1 no futuro mas como fornecedor de motores.
Em 1962 a Porsche viveu momentos difíceis devido à falta de condições que lhe permitissem desenvolver e testar o Porsche 804, que tinha vários problemas que eram atribuídos à falta de rodagem. No entanto, consegue a sua primeira e única vitória na Formula 1 no GP da França. Nesse GP, a Ferrari não participou devido à greve dos seus mecânicos. No GP da Alemanha, Dan Gurney obtém a pole-position e termina em terceiro lugar. No resto do ano nada mais há a destacar, apenas alguns pontos alcançados noutros GP. Tanto Dan Gurney como a Porsche terminam os respectivos campeonatos em quinto lugar. Dan Gurney viria a fundar a sua própria equipa (Eagle) em finais de 1965 chegando mesmo a vencer um GP pilotando um Eagle.
A Porsche resolve retirar-se da Formula 1 e apostar apenas nas competições de sport: para ter sucesso não poderia estar envolvido nas duas competições.
Os pilotos do Porsche 804 em 1962 foram: Dan Gurney e Jo Bonnier.
Vitórias: 1 (D. Gurney: 4)
Pole-position: 1 (D. Gurney: 1)
Melhor volta : 0
2 comentários:
Caro José,
reparei que fez uma visita ao meu blog, e resolvi retribuir com uma visita ao seu.
Apesar da escala ser a mesma que a minha - 1:43, o tema é realmente diferente.
Tem uma excelente colecção, gostei muito de visitar o seu blog.
Quanto ao meu, dentro em breve deverei fazer nele algumas alterações mesmo nos arquivos, para além de por novidades, visto que adquiri novas miniaturas recentemente.
Vá visitando o meu blog que eu faço o mesmo ao seu.
Pedro
Também possuo esta miniatura....
A qualidade não é a melhor, mas é uma peça muito interessante e que reproduz fielmente as linhas simples do modelo real.
Este modelo deu a entender à Porsche que não poderia vencer em todas as frentes...
Brevemente também a colocarei no meu blog e irei tentar aprofundar a história deste modelo.
Enviar um comentário