Esta miniatura pertence à colecção Grand Prix Mitos da Formula 1. Mais uma imprecisão no número do modelo: Jonh Surtees nunca utilizou o número 2 no Cooper T53 durante o ano de1961.
Este modelo, o Cooper T53, foi utilizado por John Surtees em 1961 na equipa Yeoman Credit. O Cooper T53, que já tinha sido usado em 1960 com sucesso (Jack Brabham foi campeão num T53), apresentava uma alteração: foi adaptado às regras que entravam em vigor para 1961. Essas regras já anunciadas em 1958 e previstas para 1961 limitavam a cilindrada dos motores que passava de 2500cc para 1500cc. Em 1958 as equipas inglesas não acreditaram que esta regra iria vigorar logo não se prepararam convenientemente para as novas regras da Formula 1. Quando se aperceberam que a regra dos 1500cc era mesmo para manter já era tarde de mais...
A Cooper adaptou o T53 com os motores Clímax de 1500cc que eram utilizados na F2. O Cooper T53, em 1961, era já um carro obsoleto, sem evolução (apenas com a adaptação dos motores) não conseguiu resultados de relevo. Não houve vitórias, nem pole-position, nem melhores voltas, apenas conseguiu pontuar algumas vezes. No campeonato desse ano houve outros pilotos que utilizaram vários modelos da Cooper (T51, T55, e T58) embora os resultados não tenham sido muito superiores aos do T53. A Cooper termina o campeonato em 4º lugar.
Em 1961, os pilotos do Cooper T53 foram: equipa Yeoman Credit: John Surtees e Roy Salvadori, outro pilotos: Jackie Lewis, Masten Gregory, Lorenzo Bandini, Bernard Collomb, Roger Penske, Hap Sharp e Walt Hansgen.
John Surtees, britânico, que venceria mais tarde o campeonato do mundo da Formula 1 viria a ser o único piloto a vencer campeonatos mundiais em duas e quatro rodas.
Este modelo, o Cooper T53, foi utilizado por John Surtees em 1961 na equipa Yeoman Credit. O Cooper T53, que já tinha sido usado em 1960 com sucesso (Jack Brabham foi campeão num T53), apresentava uma alteração: foi adaptado às regras que entravam em vigor para 1961. Essas regras já anunciadas em 1958 e previstas para 1961 limitavam a cilindrada dos motores que passava de 2500cc para 1500cc. Em 1958 as equipas inglesas não acreditaram que esta regra iria vigorar logo não se prepararam convenientemente para as novas regras da Formula 1. Quando se aperceberam que a regra dos 1500cc era mesmo para manter já era tarde de mais...
A Cooper adaptou o T53 com os motores Clímax de 1500cc que eram utilizados na F2. O Cooper T53, em 1961, era já um carro obsoleto, sem evolução (apenas com a adaptação dos motores) não conseguiu resultados de relevo. Não houve vitórias, nem pole-position, nem melhores voltas, apenas conseguiu pontuar algumas vezes. No campeonato desse ano houve outros pilotos que utilizaram vários modelos da Cooper (T51, T55, e T58) embora os resultados não tenham sido muito superiores aos do T53. A Cooper termina o campeonato em 4º lugar.
Em 1961, os pilotos do Cooper T53 foram: equipa Yeoman Credit: John Surtees e Roy Salvadori, outro pilotos: Jackie Lewis, Masten Gregory, Lorenzo Bandini, Bernard Collomb, Roger Penske, Hap Sharp e Walt Hansgen.
John Surtees, britânico, que venceria mais tarde o campeonato do mundo da Formula 1 viria a ser o único piloto a vencer campeonatos mundiais em duas e quatro rodas.
2 comentários:
Espero que brevemente este britâncio possa ser igualado por valentino rossi. Este tem talento e talvez possa ser um bom piloto de F1, esperemos para ver...
Não será impossível mas penso que actualmente será muito mais difícil do que na época de John Surtees... mas quem sabe, Valentino Rossi já provou que é genial nas duas rodas e com um carro vencedor nas mãos poderá surpreender... não sei se sabe mas ele já fez alguns testes com um Ferrari de Formula 1 e não foi há muito tempo atrás.
Obrigado pela visita e comentários.
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