Esta miniatura pertence à colecção 100 Anos de Desporto Automóvel.
Este modelo representa a outra versão do Mercedes W196, de rodas “abertas”.
Neste ano de 1955 a Mercedes volta a dominar por completo o campeonato do mundo. No entanto após um grave acidente nas 24 Horas de Le Mans, com um Mercedes 300SLR pilotado pelo francês Pierre Levesh, no qual morreram mais de 80 espectadores, a Mercedes tomou a decisão de se retirar da Formula 1 no final desse ano. Como consequência desse acidente, as competições automobilísticas foram proibidas na Suíça até hoje. E os Grandes Prémios da França, Alemanha e Suíça desse ano foram cancelados.
Juan Manuel Fangio conseguiu vencer o seu terceiro título, tendo o seu colega de equipa, Stirling Moss, terminado em segundo lugar no campeonato.
Alberto Ascari, bi-campeão (1952 e 1953), morreu quando ensaiava um Ferrari sport em Monza.
Nesse ano os pilotos foram: Juan Manuel Fangio, Stirling Moss, Piero Taruffi, Karl King, Hans Herrmann, Herrmann Lang (apenas 1 prova) e André Simon (apenas 1 prova).
Vitórias: 5 (J. M. Fangio: 4; S. Moss:1)
Pole-position: 4 (J. M. Fangio: 3; S. Moss :1)
Melhor volta : 5 (J. M. Fangio: 3; S. Moss:2)
Assim terminou a participação da Mercedes na Formula 1, ao fim de 12 grandes prémios (1954 e 1955). Conseguiu vencer 9 provas, obteve 8 pole-positions e 9 melhores voltas. O regresso à Formula 1 ficou para o ano de 1994 como fornecendor de motores à equipa Sauber. Actualmente fornece os motores à McLaren, desde 1995.
Vitórias: 5 (J. M. Fangio: 4; S. Moss:1)
Pole-position: 4 (J. M. Fangio: 3; S. Moss :1)
Melhor volta : 5 (J. M. Fangio: 3; S. Moss:2)
Assim terminou a participação da Mercedes na Formula 1, ao fim de 12 grandes prémios (1954 e 1955). Conseguiu vencer 9 provas, obteve 8 pole-positions e 9 melhores voltas. O regresso à Formula 1 ficou para o ano de 1994 como fornecendor de motores à equipa Sauber. Actualmente fornece os motores à McLaren, desde 1995.
2 comentários:
Boa tarde. Você saberia identificar de que corrida participou este carro? Não foi no GP da Argentina, pois não havia a saliência atrás do #2, assim como no GP de Mônaco. No GP de Força Livre de Buenos Aires a saliência ficava mais no meio e o #2 ficava por cima dela. Grato pela atenção
Anselmo
Boa tarde, Anselmo. Obrigado pela sua visita.
Infelizmente não lhe sei responder à questão que me coloca. Apenas lhe sei dizer que segundo o site www.statsf1.com este mercedes correu com o #2 no GP da Espanha (1954) e em 1955 nos GP's que refere.
Ainda vou ver se consulto alguns livros que tenho sobre a história da F1 para ver se descubro mais alguma coisa. Se encontrar logo lhe comunico.
Aaah... infelizmente por vezes estas colecções de miniaturas também tem erros...
Cumprimentos.
Enviar um comentário