Esta miniatura é da marca Vitesse.
Esta é a versão de estrada do Lancia Rally 037. Foram fabricados poucos exemplares deste carro, apenas os necessários que eram exigidos para a homologar o modelo para que este pudesse correr nos ralis. Na altura era necessário construir 200 carros para a homologação no Grupo B. O Lancia Rally Stradale 037 foi lançado em 1982.
“No começo da década de 80, com o advento dos Grupo B para o Campeonato Mundial de Ralis, o grupo Fiat decidiu construir um carro de acordo com as novas regras, de modo a dar continuidade à senda de triunfos obtida pelo anterior Fiat 131 Abarth. Tinha que ser um super-carro capaz de dar luta aos então dominantes Audi Quattro mas curiosamente deveria apenas ter tracção às rodas traseiras. A aposta era na agilidade e na ligeireza, de modo a criar um modelo simples de manter em competição que pudesse explorar as eventuais fraquezas do projecto adversário. No entanto, o novo carro não se chamaria Fiat, pois ao mesmo tempo foi decidido que o esforço nas provas de estrada passaria para a Lancia, marca do grupo que tinha conhecido o seu momento de glória alguns anos antes, com o pequeno Stratos de motor V6 central. O Stratos venceu dezenas de provas do Mundial e do Europeu, mas no início da década de 80 encontrava-se no limite do desenvolvimento e como tal era necessário criar algo novo. E esse veículo foi o Lancia 037 que aqui apresentamos na sua versão "stradale" de homologação para competição. Com as linhas exteriores saídas dos estúdios Pininfarina e inspiradas no Lancia Beta Montecarlo, a concepção mecânica derivava do modelo que corria no Campeonato Mundial de Marcas e que tinha participado com sucesso no Giro D'Itália de 1979, ou seja, com chassis tubular e motor central sobrealimentado. Foram produzidos apenas 207 Lancia 037, dos quais mais de três dezenas foram utilizados em competição e os restantes foram vendidos para uso particular. Estes possuíam um motor de 1995cc, com 4 cilindros e 16 válvulas, num conjunto capaz de desenvolver 205 cv/7000 RPM e impulsionar o carro para os 100 km/h em cerca de 5.8 segundos. Feito artesanalmente, é sem surpresa que verificamos que o preço de aquisição na época era muito elevado, sendo significativamente mais caro do que - por exemplo - um Ferrari 308. Todos os carros saíram da fábrica pintados de vermelho e o único acessório que os poderia distinguir era a presença do volumoso "aileron" traseiro, de aspecto muito agressivo, mas que se tornava numa opção pouco prática para o modelo de estrada, visto que limitava bastante a visibilidade para trás.
Actualmente, além de ser um carro muito raro e de performances elevadas, é também um verdadeiro mito, com o estatuto conquistado nas classificativas do Europeu e do Mundial de Ralis.” in www.sportclasse.pt
Os leitores podem consultar o meu anterior post sobre o Lancia Rally 037 na versão de Ralis.
Esta é a versão de estrada do Lancia Rally 037. Foram fabricados poucos exemplares deste carro, apenas os necessários que eram exigidos para a homologar o modelo para que este pudesse correr nos ralis. Na altura era necessário construir 200 carros para a homologação no Grupo B. O Lancia Rally Stradale 037 foi lançado em 1982.
“No começo da década de 80, com o advento dos Grupo B para o Campeonato Mundial de Ralis, o grupo Fiat decidiu construir um carro de acordo com as novas regras, de modo a dar continuidade à senda de triunfos obtida pelo anterior Fiat 131 Abarth. Tinha que ser um super-carro capaz de dar luta aos então dominantes Audi Quattro mas curiosamente deveria apenas ter tracção às rodas traseiras. A aposta era na agilidade e na ligeireza, de modo a criar um modelo simples de manter em competição que pudesse explorar as eventuais fraquezas do projecto adversário. No entanto, o novo carro não se chamaria Fiat, pois ao mesmo tempo foi decidido que o esforço nas provas de estrada passaria para a Lancia, marca do grupo que tinha conhecido o seu momento de glória alguns anos antes, com o pequeno Stratos de motor V6 central. O Stratos venceu dezenas de provas do Mundial e do Europeu, mas no início da década de 80 encontrava-se no limite do desenvolvimento e como tal era necessário criar algo novo. E esse veículo foi o Lancia 037 que aqui apresentamos na sua versão "stradale" de homologação para competição. Com as linhas exteriores saídas dos estúdios Pininfarina e inspiradas no Lancia Beta Montecarlo, a concepção mecânica derivava do modelo que corria no Campeonato Mundial de Marcas e que tinha participado com sucesso no Giro D'Itália de 1979, ou seja, com chassis tubular e motor central sobrealimentado. Foram produzidos apenas 207 Lancia 037, dos quais mais de três dezenas foram utilizados em competição e os restantes foram vendidos para uso particular. Estes possuíam um motor de 1995cc, com 4 cilindros e 16 válvulas, num conjunto capaz de desenvolver 205 cv/7000 RPM e impulsionar o carro para os 100 km/h em cerca de 5.8 segundos. Feito artesanalmente, é sem surpresa que verificamos que o preço de aquisição na época era muito elevado, sendo significativamente mais caro do que - por exemplo - um Ferrari 308. Todos os carros saíram da fábrica pintados de vermelho e o único acessório que os poderia distinguir era a presença do volumoso "aileron" traseiro, de aspecto muito agressivo, mas que se tornava numa opção pouco prática para o modelo de estrada, visto que limitava bastante a visibilidade para trás.
Actualmente, além de ser um carro muito raro e de performances elevadas, é também um verdadeiro mito, com o estatuto conquistado nas classificativas do Europeu e do Mundial de Ralis.” in www.sportclasse.pt
Os leitores podem consultar o meu anterior post sobre o Lancia Rally 037 na versão de Ralis.
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