23 fevereiro 2007

Fiat 127 (1972)

Esta miniatura pertence à colecção Os Nossos Queridos Carros.
O Fiat 127 foi apresentado no Salão de Turim de 1971 e foi concebido para substituir o Fiat 850. Era um carro compacto, de 4 velocidades, com motor de 903 cc e 47 cv (do 850 Sport Coupé e Special) transversal colocado à frente, que atingia os 138 km/h de velocidade máxima. Foi eleito pela imprensa especializada o Carro do Ano em 1972.
O Fiat 127 foi um utilitário muito popular desde o seu lançamento, foi sofrendo algumas alterações e em 1977 foi alvo de uma remodelação mais profunda, quer ao nível do exterior com a frente redesenhada, quer ao nível dos interiores, assim como ao nível da mecânica com um motor de 1050 cc e 50 cv de potência. Houve ainda um modelo do 127 de carácter desportivo, o Sport. O Fiat 127 Sport tinha um motor de 1302 cc com uma potência de 75 cv e 5 velocidades que lhe permitia atingir os 165 km/h de velocidade máxima.
O Fiat 127 foi produzido em Itália até 1987. Em Portugal, entre 1972 e 1982, foi produzido na fábrica da Somave em Vendas Novas, tendo sido fabricadas mais 82 mil unidades.

1 comentário:

PGAV disse...

Caro José, espero que se encontre de boa saúde.

As suas novidade são excelentes. É sempre bom ver uma 4L e um 127, clássicos de sucesso e de grande resistência. O seu lancia esta soberbo, gosto mais dele em versão de estrada eheh.

Eu não tenho tido muito tempo para publicar as fotos das minhas novidades. De qualquer forma das 3 novidades que me parece que lhe tinha falado, apenas tenho 2 comigo. a 3ª já chegou mas ainda tenho de a ir buscar a Lisboa.

Até lhe dizia queis são, mas, deopis perde a graça.

Posso afiançar-lhe que o José vai adorar uma delas... É espectacular, das melhores que tenho. É da Minichamps, série limitada e numerada... O preço ...enfim vamos falar de outra coisa... ehehe.

Assim que tiver as fotos publicadas eu aviso-o e farei um convite para visitar o meu blog.

Abraço,

Pedro