31 outubro 2006

Lancia Fulvia 1.6 Coupé HF - S. Munari - M. Mannucci (Rali de Monte Carlo de 1972)


Esta miniatura pertence à colecção 100 Anos de Desporto Automóvel.
O Lancia Fulvia (ver também o post) foi o modelo que deu à Lancia os seus primeiros grandes triunfos internacionais nos ralis. A primeira vitória do Lancia Fulvia aconteceu no Rali de San Remo em 1965 (na época este rali apenas tinha interesse para os construtores italianos) embora a sua primeira vitória no Mundial apenas tenha surgido no Rali de Portugal em 1968.
Nos 3 anos em que se participou no Campeonato Internacional de Marcas (1970, 1971 e 1972), campeonato esse que antecedeu o Campeonato do Mundo, o Lancia Fulvia foi um dos protagonistas. Em 1970 venceu o Rali de Portugal (que ainda não pertencia a este campeonato) e o RAC; em 1971 não obteve nenhuma vitória, embora tenha alcançado alguns pódios; em 1972, o Lancia Fulvia, venceu os ralis de Monte Carlo, San Remo e Marrocos.
O campeonato de 1972 iniciou-se com a convicção de que os Alpine-Renault A110 eram os favoritos à vitória final porque tinham a melhor organização e também defendiam o título conquistado no ano anterior. Mas a nova evolução dos motores dos Alpine-Renualt (passaram de 1600cc para 1800cc) trouxe inúmeros problemas de transmissão porque a caixa de velocidades (que era a mesma) não resistia a nova potência do motor.
No primeiro rali do ano, Monte Carlo, esperava-se que os 5 Alpine-Renault inscritos, não dessem quaisquer hipóteses à concorrência. No início do rali dominaram mas foram abandonando um após o outro devido aos problemas de transmissão. O Lancia Fulvia 1.6 Coupé HF, conduzido pelo italiano Sandro Munari (versão da miniatura aqui apresentada), acabaria por vencer o Monte Carlo. Larrousse em Porsche 911S ficou em segundo lugar seguindo de Aaltonen em Datsun 240Z. O desaire da Alpine-Renault levou a que os seus responsáveis, que tinham previsto participar em todos os ralis em 1972, se decidissem pela redução do número de ralis em que iriam participar nesse ano. Assim abriu-se o caminho para que a Lancia pudesse triunfar no campeonato. A Lancia venceu o campeonato com 97 pontos graças a 3 vitórias (Monte Carlo, Marrocos e San Remo) e alguns pódios. A Fiat foi segunda classificada com 55 pontos e duas vitórias. A Saab venceu um rali e a Ford venceu dois.
O Lancia Fulvia 1.6 Coupé HF foi o último carro de tracção dianteira a vencer um campeonato de ralis.
O italiano Sandro Munari foi uma dos ilustres pilotos que conduziu o Lancia Fulvia. Ao longo da sua carreira (de 1965 a 1984) venceu vários ralis, sendo de destacar esta vitória no Rali de Monte Carlo em 1972 com o Lancia Fulvia.

5 comentários:

PGAV disse...

Caro José,

Esse Fulvia é uma beleza.

Ando à procura de um mas em versão de estrada.

Os seus comerciais são excelentes.

Abraço.

José António disse...

Obrigado.
Inicialmente não pensei em colocar os comerciais no blog porque não são à escala 1/43 (nem sei a escala)mas à medida que fui aprendendo mais sobre blogs mudei de ideias.

Em relação ao Lancia, pertence às colecções da Altaya, realmente a sua qualidade é bastante boa.

Quanto à sua procura por um Lancia Fulvia em versão de estrada talvez possa recorrer ao site: www.alpimodel.com

Agradeço a dica que me deu sobre o Lamborghini Miura, mas a minha procura não deu resultados. Não faltarão oportunidades para o adquirir... :)

Abraço.

Anónimo disse...

Cumprimentos;

Acabei por vir dar ao seu blog por acaso. Sendo um grande colecionador de miniaturas 1/43 não resisti a mandar aqui uma palavra de incentivo e de parabéns por aquela que parece ser uma boa colecção.

Quanto aos Lancias, bem, para além do Fulvia 1.3 de 1967 que tenho na vida real (digamos escala 1:1 ehehehe) ainda tenho feito um esforço enorme para comprar o máximo de Lancias possivel em 1/43. Para já só consegui comprar 10 (dois são Fulvias). A Ixo tem uma edição especial limitada do Fulvia em azul 1/43, muito perfeito, por quase 40 euros :/ É dificil de encontrar mas é uma pérola :D

Estou a pensar seriamente passar a postar os carros da mha colecção também no meu blog... quiçá um dia.

Continuação do bom trab
Filipe Matias

José António disse...

Olá Filipe Matias. Primeiro quero agradecer-lhe as suas palavras de incentivo e a sua visita ao meu humilde blog...

Depois, dou-lhe os parabéns pelo belo clássico que possui. Brilhante.

Quando decidir postar as suas miniaturas avise, ok? Já agora se puder diga-me qual é o seu blog para lhe retribuir a visita.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Saudações;

Depois de escrever o post anterior é que continuei a "descobrir" a sua colecção e encontrei muitos bons exemplares na sua coleção de F1! :D

Bom, esqueci-me de mandar a morada do meu blog... eu tenho vários. Um deles é o www.cinercl.blogspot.com , dedicado ao meu programa de rádio. Depois existe o www.encontronacional2008.blogspot.com , o lugar do II Encontro Nacional de Clássicos que me encontro a organizar. Por último, o www.chavenamao.blogspot.com é o meu espaço mais "pessoal", onde coloco tudo o que me vem á cabeça sobre 4 rodas. É aí que pretendo começar a postar as minhas miniaturas (tenho de ganhar coragem para as fotografar todas eheheheheh)

Abraço
FM