26 outubro 2006

Porsche 911S - B. Waldegaard - L. Helmer (Rali de Monte Carlo de 1970)


Esta miniatura pertence à colecção 100 Anos de Desporto Automóvel.
Este é o modelo mais conhecido da Porsche. Há mais de quarenta anos que se fabricam versões do Porsche 911. Inicialmente o Porsche foi denominado 901, tendo sido apresentado no Salão do Atuomóvel de Franckfurt em 1963. A Peugeot, que já utilizava três números (com o zero no meio) para designar os seus modelos, protestou a utilização desse número por parte da Porsche, que entretanto veio a substitui-lo pelo mítico 911.
Em 1964 começou a produção do Porsche 911, e como sabemos, ao longo de mais de quatro décadas até aos nossos dias foram apresentadas muitas outras versões do 911. Diz-se, e é de realçar, que ao longo desses quarenta anos foram criadas mais de cinquenta versões do 911. O Porsche 911 tornou-se num dos carros desportivos mais populares do mundo. Foi e é um modelo com grandes êxitos no desporto automóvel, quer nos ralis quer nas provas de resistência. Nos ralis venceu provas como: o Rali de Monte Carlo (1969 e 1970), o Rali da Suécia (1968, 1969 e 1970) e o Rali dos Alpes Austríacos (1970), sempre com o sueco Bjorn Waldegaard. Em 1970 a Porsche ganhou o primeiro Campeonato Internacional de Marcas.
A miniatura que apresento é alusiva ao Rali de Monte Carlo de 1970. A vitória foi alcançada por Bjorn Waldegaard, em Porsche 911S, que ficou à frente de Larrousse (Porsche 911S) tendo Nicolas (Alpine) completado o podium.
Bjorn Waldegaard (sueco) estreou-se nos ralis em 1962 com um Volkswagen 1200. Este sueco viria a ser o primeiro campeão mundial oficial de ralis em 1979. Apesar de já existirem provas e campeonatos de ralis há largos anos só em 1979 é que se criou o Campeonato do Mundo de Pilotos. A FIA já tinha criado em 1970 o Campeonato Internacional de Marcas que se realizou até 1972, sendo que a partir de 1973 se iria disputar o primeiro Campeonato do Mundo de Marcas.
Bjorn Waldegaard guiou para várias equipas, tais como: Volkswagen, Porsche, Fiat, Lancia, BMW, Toyota, Opel, Ford e Mercedes. Venceu 16 ralis para além das 5 vitórias antes de 1973. Em 1992 dá-se a sua retirada das competições.

2 comentários:

Peter J disse...

Boa tarde!
Este carrinho é uma beleza... Viva a Porsche Mania!
Brevemente tambem irei adquirir um 911 de Monte Carlo, mas de outro ano!
Na nova colecção da Altaya virá a versão de 1969, que conto comprar, mas estive numa loja e vi dois modelos da Vitesse de 1968 e 1969, ficaram nos meus planos... Mas vamos ver se o orçamento assim o permite!

José, este post não está adicionado às Boxes (A), categoria: Rali - de 1970 a 79, o que não facilita a busca no seu blog por este modelo e me fez perder algum aqui pelo quatro rodinhas até o encontrar!

Abraço

José António disse...

Obrigado Peter J.
Também vou fazer a nova colecção da Altaya.

Em relação a este post passa-se o seguinte: quando se clica na categoria (Rali - de 1970 a 79) aparecem os posts assim catalogados mas como há muitos posts desta categoria não aparacem todos. Tens que clicar no fundo da página onde diz "mensagens antigas" para aparecerem os restantes posts desta categoria.

Abraço
José