23 outubro 2006

Colecção "Days Gone"

Hoje dou início uma nova secção de miniaturas sobre a colecção “Days Gone” que, para já e a não ser que venha a adquirir mais (coisa que não prevejo), será de apenas 15 miniaturas.
É uma colecção que, como disse, é feita de 15 miniaturas sobre veículos do século XX, desde 1912 até 1950. São miniaturas da Lledo da série “Days Gone”, embora não seja a escala 1/43 (desconheço qual a sua escala, que também não é referida nas miniaturas), são de uma qualidade bastante apreciável. Esta colecção, que já tem quase de 10 anos, saiu com o Diário de Notícias em 1997, inicialmente ao longo de 12 semanas (uma miniatura em cada semana, aos sábados), posteriormente foi aumentada em mais 3 miniaturas. Acompanhava a primeira miniatura um pequeno livro com os textos sobre cada miniatura. Os textos que irei colocar sobre cada uma das miniaturas são uma reprodução dos textos desse livro.

O texto de apresentação dizia:

“História sobre rodas”

“O automóvel surgiu há pouco mais de cem anos e nessa altura poucos seriam capazes de imaginar no que se tornaria aquele veículo infernal. Entre as máquinas que mudaram o mundo, ocupa lugar de destaque. Transformou-se num dos motores da sociedade, alimenta uma indústria fantástica, é motivo de paixões e, talvez, mesmo, o mais desejado de todos os objectos do planeta.
O automóvel é ainda mais do que a máquina que pôs o mundo sobre rodas e até nem a conquista da Lua dispensou. O veículo de passageiros capaz de encurtar as distâncias pela velocidade cedo foi aproveitado naquela que se tornou outra importante vertente da história do automóvel – o transporte de mercadorias.
Carrinhas, furgões, autocarros, camiões contribuíram para o desenvolvimento da sociedade e ajudaram a impulsionar uma indústria fantástica.
Algumas dessas máquinas estão agora ao alcance dos leitores. Durante 12 semanas, a partir de hoje, vão poder adquirir, com o Diário de Notícias, uma série de miniaturas, com a chancela da Lledo, que evoca alguns dos mais famosos veículos comerciais do século. É a história sobre rodas, numa interessante escolha da colecção «Days Gone», com adeptos em todo o mundo e que o DN promove em exclusivo ao preço de 700$00 (580$00+120$00).” In História sobre rodas – Diário de Noticias

4 comentários:

CaboReyes disse...

Para los amantes de Renault el último es irresisitible!

Louro disse...

Coleção interessante!!!

Louro disse...

Coleção muito interessante e se a venderem com os livrinhos que vinham com os jornais e uma excelente oportunidade quanto mais não seja regressar ao passado vale a pena investir em coleções

José António disse...

Louro, obrigado pela visita e comentários.