Esta miniatura pertence à colecção 100 Anos de Desporto Automóvel.
O Jaguar D foi o sucessor do modelo Type C, que já apresentei aqui, e que bons resultados obteve nas competições: as duas vitórias nas 24 Horas de Le Mans em 1951 e 1953. O Jaguar D venceu três vezes consecutivas as 24 Horas de Le Mans: 1955, 1956 e 1957.
O Jaguar D, que foi lançado utilizado em 1954 em Le Mans, tinha um motor de 6 cilindros, 3442 cc com 250 cv e atingia os 290 km/h. Nesse ano, nas 24 Horas de Le Mans, foram utilizados os modelos C e D em simultâneo. Mas não conseguiram a vitória, apenas um segundo lugar com Tony Rolt e Duncan Hamilton (Jaguar D) e um quarto lugar com Roger Laurent e Jacques Swaters (Jaguar C).
Em 1955, o Jaguar D, pilotado pelos britânicos Mike Hawthorn e Phil Walters, venceu as 24 Horas de Le Mans, naquela que foi a edição mais trágica da história das 24 Horas de Le Mans. O despiste de um Mercedes provocou a morte a mais de 80 pessoas que assistiam à prova. Em 1956, o Jaguar D volta a vencer as 24 Horas de Le Mans com Ron Flockhart e Ninian Sanderson ao volante. Mais dois Jaguar D terminaram a prova no quarto e sexto lugar, conduzidos por Swaters e Freddy Rouselle e por Hawthorn e Ivor Bueb, respectivamente. Em 1957 o domínio do Jaguar D nas 24 Horas de Le Mans foi avassalador. Nesse ano estiveram presente cinco modelos do Jaguar D e todos terminaram a prova. A dupla de pilotos Ron Flockhart e Ivor Bueb venceu a corrida (a miniatura do Jaguar D que hoje apresento é alusiva a essa vitória), Sanderson e Lawrence foram os segundos classificados, Jean Lucas e Jean-Marie Brousselet foram os terceiros, Paul Frere e Freddy Rouselle os quartos e Duncan Hamilton e Masten Gregory terminaram em sexto lugar. Em 1958, aconteceu o inverso, cinco Jaguar D participaram nas 24 Horas de Le Mans e os cinco abandonaram a corrida. Em 1959 e 1960, o Jaguar D voltou a participar em Le Mans mas também abandonou. Só muitos anos depois a Jaguar voltaria a triunfar em Le Mans.
Entre 1954 e 1956 foram fabricados menos de 100 unidades do Jaguar D; ainda existem cerca de cinquenta, incluindo os três Jaguar D que venceram as edições de Le Mans de 1955, 1956 e 1957.
O Jaguar D foi o sucessor do modelo Type C, que já apresentei aqui, e que bons resultados obteve nas competições: as duas vitórias nas 24 Horas de Le Mans em 1951 e 1953. O Jaguar D venceu três vezes consecutivas as 24 Horas de Le Mans: 1955, 1956 e 1957.
O Jaguar D, que foi lançado utilizado em 1954 em Le Mans, tinha um motor de 6 cilindros, 3442 cc com 250 cv e atingia os 290 km/h. Nesse ano, nas 24 Horas de Le Mans, foram utilizados os modelos C e D em simultâneo. Mas não conseguiram a vitória, apenas um segundo lugar com Tony Rolt e Duncan Hamilton (Jaguar D) e um quarto lugar com Roger Laurent e Jacques Swaters (Jaguar C).
Em 1955, o Jaguar D, pilotado pelos britânicos Mike Hawthorn e Phil Walters, venceu as 24 Horas de Le Mans, naquela que foi a edição mais trágica da história das 24 Horas de Le Mans. O despiste de um Mercedes provocou a morte a mais de 80 pessoas que assistiam à prova. Em 1956, o Jaguar D volta a vencer as 24 Horas de Le Mans com Ron Flockhart e Ninian Sanderson ao volante. Mais dois Jaguar D terminaram a prova no quarto e sexto lugar, conduzidos por Swaters e Freddy Rouselle e por Hawthorn e Ivor Bueb, respectivamente. Em 1957 o domínio do Jaguar D nas 24 Horas de Le Mans foi avassalador. Nesse ano estiveram presente cinco modelos do Jaguar D e todos terminaram a prova. A dupla de pilotos Ron Flockhart e Ivor Bueb venceu a corrida (a miniatura do Jaguar D que hoje apresento é alusiva a essa vitória), Sanderson e Lawrence foram os segundos classificados, Jean Lucas e Jean-Marie Brousselet foram os terceiros, Paul Frere e Freddy Rouselle os quartos e Duncan Hamilton e Masten Gregory terminaram em sexto lugar. Em 1958, aconteceu o inverso, cinco Jaguar D participaram nas 24 Horas de Le Mans e os cinco abandonaram a corrida. Em 1959 e 1960, o Jaguar D voltou a participar em Le Mans mas também abandonou. Só muitos anos depois a Jaguar voltaria a triunfar em Le Mans.
Entre 1954 e 1956 foram fabricados menos de 100 unidades do Jaguar D; ainda existem cerca de cinquenta, incluindo os três Jaguar D que venceram as edições de Le Mans de 1955, 1956 e 1957.
Flockhart consegue em 1956, com o terceiro lugar no GP de Itália, o seu melhor resultado na Formula 1. A sua carreira na Formula 1 terminou em 1961, tendo participado em 13 GP. Em 1959 voltou a participar nas 24 Horas de Le Mans mas abandonou. Tendo sido piloto da RAF durante a guerra, em Abril de 1962 resolveu tentar bater o recorde de voo entre Sidney (Austrália) e Londres (Grã-Bretanha). Num dos treinos de voo, em Sidney, o seu avião despenhou-se e teve morte instantânea.
1 comentário:
Excelente Miniatura!
Espectacular!
Parabens!
Tenho uma novidade por baixo do meu jaguar R-D6
Abraço
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