Esta miniatura pertence à colecção 100 Anos de Desporto Automóvel.
A Jaguar teve origem numa empresa, Swallow Sidecar Company, que produzia e vendia sidecares. Essa empresa foi fundada por Sir William Lyons e William Wamsley em 1922. Em 1933 Sir William Lyons ficou sozinho à frente da empresa e mudou-lhe o nome. Assim nascia a Jaguar, a empresa passou a produzir carros de luxo e desportivos. A produção parou devido à Segunda Grande Guerra mas foi retomada depois que esta terminou. Em 1948, a Jaguar lança o modelo XK120 Roadster e que foi considerado ideal para ser utilizado nas provas de resistência. O engenheiro-chefe, Bill Heynes, desenvolveu este modelo dando origem ao Jaguar C. Foi com este modelo que a Jaguar alcançou as vitórias nas 24 Horas de Le Mans em 1951 e 1953. Essas vitórias tornaram a Jaguar famosa em todo o mundo.
O Jaguar C é um carro com umas linhas bastante avançadas e nele foram efectuadas continuas inovações tecnológicas.
Em 1951, a vitória nas 24 Horas de Le Mans foi conseguida com os pilotos britânicos, Peter Whitehead e Peter Walker. A Jaguar participou com 3 carros, dois abandonaram mas o outro conseguiu a vitória.
Dois anos mais tarde, em 1953, a Jaguar voltou a vencer as 25 Horas de Le Mans com o Jaguar C. Desta vez a vitória foi conseguida pelos pilotos Duncan Hamilton e Tony Rolt. Os outros dois Jaguar C obtiveram as seguintes classificações; o de Peter Walker e Stirling Moss ficou em segundo lugar e o de Peter Whitehead e Jan Stewart ficou em quarto lugar.
Entre 1951 e 1953 foram construídos apenas 53 unidades do Jaguar C, que actualmente são verdadeiras peças de colecção valiosíssimas.
A Jaguar teve origem numa empresa, Swallow Sidecar Company, que produzia e vendia sidecares. Essa empresa foi fundada por Sir William Lyons e William Wamsley em 1922. Em 1933 Sir William Lyons ficou sozinho à frente da empresa e mudou-lhe o nome. Assim nascia a Jaguar, a empresa passou a produzir carros de luxo e desportivos. A produção parou devido à Segunda Grande Guerra mas foi retomada depois que esta terminou. Em 1948, a Jaguar lança o modelo XK120 Roadster e que foi considerado ideal para ser utilizado nas provas de resistência. O engenheiro-chefe, Bill Heynes, desenvolveu este modelo dando origem ao Jaguar C. Foi com este modelo que a Jaguar alcançou as vitórias nas 24 Horas de Le Mans em 1951 e 1953. Essas vitórias tornaram a Jaguar famosa em todo o mundo.
O Jaguar C é um carro com umas linhas bastante avançadas e nele foram efectuadas continuas inovações tecnológicas.
Em 1951, a vitória nas 24 Horas de Le Mans foi conseguida com os pilotos britânicos, Peter Whitehead e Peter Walker. A Jaguar participou com 3 carros, dois abandonaram mas o outro conseguiu a vitória.
Dois anos mais tarde, em 1953, a Jaguar voltou a vencer as 25 Horas de Le Mans com o Jaguar C. Desta vez a vitória foi conseguida pelos pilotos Duncan Hamilton e Tony Rolt. Os outros dois Jaguar C obtiveram as seguintes classificações; o de Peter Walker e Stirling Moss ficou em segundo lugar e o de Peter Whitehead e Jan Stewart ficou em quarto lugar.
Entre 1951 e 1953 foram construídos apenas 53 unidades do Jaguar C, que actualmente são verdadeiras peças de colecção valiosíssimas.
Whitehead participa nas 24 Horas de Le Mans em 1950 mas apenas consegue terminar na décima quinta posição. Em 1951, Whitehead e Walker voltam a partilhar o mesmo carro, neste caso o Jaguar C na vitória nas 24 Horas de Le Mans. Em 1952, Whiteahead abandona nas 24 Horas de Le Mans. Em 1953, Walker e Whitehead, correndo pela Jaguar mas com parceiros diferentes, ficam em segundo e quarto lugar, respectivamente. Em 1954, ainda separadamente e a correrem com o novo Jaguar D, não terminam as 24 Horas Le Mans. Entretando, Whitehead ia aparecendo esporadicamente em alguns GP da Formula 1. Em 1955, Walker participa nas 24 Horas de Le Mans com um Aston Martin e Whitehead, em parceira com o seu irmão, correu com um Cooper. Ambos desistiram. A carreira de Walker termina em 1956, devido a um grave acidente que sofreu nessa edição das 24 Horas de Le Mans. Whitehead não participou nesse ano mas no ano seguinte, em 1957, voltou a participar com o seu irmão mas desistiu. Em 1958, os irmãos Whitehead conseguem o segundo lugar com um Aston Martin. Peter Whitehead viria a falecer em consequência de um acidente, quando participava com o seu irmão no Tour de France, a 20 de Setembro de 1958. Peter Walker faleceu a 1 de Março de 1984.
1 comentário:
Caro José,
Notáveis esses seus 2 Jagures. Essa grelha da Jaguar é inconfundivel e intemporal.
Excelentes miniaturas! A verde está brutal!
José, tenho também uma novidade, por baixo do Jaguar R-d6, que já não é nada nada fácil de se encontrar à venda... Mas, lá consegui! Postei-a debaixo do jaguar por engano... Mas, está lá na mesma!
Abraço
Pedro
Enviar um comentário