07 novembro 2006

Saab 96V4 - S. Blomqvist - A. Hertz (Rali da Suécia de 1972)



Esta miniatura pertence à colecção RallyCar Collection.
O Saab 96V4, que foi apresentado em 1960, era um carro melhor e mais potente que o seu antecessor (Saab 93). A marca sueca, Saab, rivalizava com a Volvo (também sueca), e era no rali da Suécia que se “mediam as forças”. O Rali da Suécia, pelas suas características climatéricas muito rigorosas, fez realçar a aptidão do Saab 96V4 neste tipo de ralis. O Saab 96V4 estava “talhado” para circular nas geladas estradas da Suécia e isso foi determinante para os êxitos que obteve nos ralis nórdicos. Este modelo da Saab este em produção até 1993 (??). Entre os pilotos suecos que guiaram o Saab 96V4 há a realçar dois: Erik Carlsson e Stig Blomqvist.
A miniatura que apresento é alusiva ao Rali da Suécia de 1972. O vencedor foi Stig Blomqvist (sueco), com um Saab 96V4, à frente de Bjorn Waldegaard (sueco) em Porsche 911S, sendo Harry Kallstrom (sueco), em Lancia Fulvia 1.6 Coupe HF, o terceiro classificado. Esta foi a única vitória da Saab no campeonato de 1972. A Saab termina o campeonato em quinto lugar, com 47 pontos, graças a esta vitória, ao segundo lugar no RAC e ao terceiro lugar no Rali dos Alpes Austríacos. O campeonato de 1972 viria a ser conquistado pela Lancia (ver post).
Stig Blomqvist alcançou a sua segunda vitória consecutiva no Rali da Suécia de 1972, rali que venceria por sete vezes: cinco com um Saab (1971, 1972, 1973, 1977 e 1979) e duas com o Audi Quattro (1982 e 1984). Desde muito cedo que este sueco começou a participar nos ralis: aos 14 anos era co-piloto do pai nos ralis e aos 18 anos começou a competir. Em 1984, tornou-se Campeão do Mundo de Ralis com o Audi Qattro. Stig Blomqvist, que tem onze vitórias no Mundial, continua (??) ainda a competir no Grupo N. Tem uma carreira com mais de quarenta anos nos ralis.

3 comentários:

sattelite disse...

mais uma vez uma excelente lição de hitória, agrada-me...

Fornense disse...

adoro rali mas.. com estas maquinas mais modernas :)

bom blog! vou adicionar aos meus favoritos!
abraço Fornense

José António disse...

Sattelite e Fornense agradeço as vossas visitas. Espero que tenham gostado e aguardo futuras visitas vossas.

Fornense, na minha colecção também tenho máquinas mais modernas, mas como tenho vindo a colocar as miniaturas por ordem cronológica vai ter que aguardar mais algum tempo. No entanto espero que continue a visitar o meu blog. Agradeço e vou retribuir o link.

Abraço
José