15 abril 2009

Ford Focus WRC - M. Martin - M. Park (Rali dos Mil Lagos de 2003)



Esta miniatura é da marca Vitesse.
Em 2003 o Ford Focus WRC já contava com quatro anos de existência e apesar de ao longo desses anos ter sofrido melhoramentos ao nível da mecânica, no aspecto exterior mantinha-se quase inalterado. Nesse ano a Ford ainda utilizou o “velho” Focus WRC nas 3 primeiras provas mas à quarta prova (Rali da Nova Zelândia) do Campeonato Mundial de Ralis a Ford estreou uma nova versão do Focus WRC.
Radicalmente diferente dos anteriores, o novo Focus WRC destacava-se pelo seu aspecto aerodinâmico que era finalmente alterado: com uma carroçaria mais leve, era visível a alteração, onde se notava um pára-choques mais agressivo e saliente e um aileron traseiro de maiores dimensões.
Ao nível mecânico, o novo Focus WRC também sofreu melhoramentos de modo a aumentar as suas performances e fiabilidade.
Apesar de a Ford ter prescindo de pilotos de nomeada nesse ano, o novo Focus WRC mostrava que a equipa apostava forte no novo carro para enfrentar adversários cada vez mais fortes: Peugeot, Citroen e Subaru.
A sua estreia não foi muito boa, uma vez que desistiu, mas deixou boas indicações para o futuro. A primeira vitória do novo Focus WRC surgiu ainda nesse ano no Rali da Acrópole, com Markko Martin (estónio), que ainda venceria um segundo rali, na Finlândia.
Esta miniatura representa o Ford Forcus WRC com o qual Markko Martin venceu o Rali dos Mil Lagos de 2003. Esta bela miniatura está bem detalhada, sendo de destacar o pormenor de ter o piloto e o co-piloto, bem como o facto de o capôt abrir mostrando o motor. Uma miniatura de boa qualidade por parte da Vitesse.
Continuação do Campeonato do Mundo de Ralis de 2003
Foi no Rali da Alemanha que se verificou a menor diferença entre os dois primeiros: num excelente rali, Sebástian Loeb (francês) da Citroen e Marcus Gronholm (finlandês) da Peugeot protagonizaram um fantástico duelo na luta pela vitória no rali. Sendo este um rali disputado em asfalto esperava-se que o francês Gilles Panizzi (Peugeot) especialista neste tipo de piso, dominasse mas tal não veio a acontecer. Markko Martin chegou a ser líder mas problemas na caixa de velocidades do seu novo Focus não lhe permitiram uma melhor classificação (5º). No final a sorte sorriu a Loeb que conseguiu bater Gronholm por apenas 3 segundos. Loeb vencia novamente um rali, após a sua vitória inaugural no Monte Carlo. Richard Burns (inglês) conseguiu levar o seu Peugeot ao terceiro lugar. De salientar que a Skoda estreou neste rali o seu novo carro: o Skoda Fabia WRC.
No Rali da Finlândia Marcus Gronholm voltou a ser um dos protagonistas na discussão pela vitória e, tal como na Alemanha, voltou a perder o rali, mas o resultado foi ainda pior uma vez que desistiu, depois de ter lutado segundo a segundo com Markko Martin (estónio), da Ford. Sem a pressão de Gronholm, na segunda e terceira etapa Martin conseguiu controlar os seus adversários e averbou a sua segunda vitória na carreira e na presente temporada. Nos restantes lugares do pódio, Peter Solberg (norueguês), da Subaru, ficou em segundo e Richard Burns, que ficou a apenas a 1,1 segundo de Solberg, repetiu o terceiro lugar do Rali da Alemanha. Foi a primeira vez, desde 1992, que o vencedor do Mil Lagos não era um piloto finlandês. Aliás, o primeiro piloto finlandês na classificação foi Tommi Makinen, apenas em sexto lugar.
O Rali da Austrália foi outra prova que se disputou ao segundo, desta vez entre Peter Solberg e Sebástian Loeb. No entanto a chuva baralhou um pouco as contas aos pilotos e os pneus assumiram uma maior relevância na luta pela vitória. Efectivamente, a maior eficácia dos pneus Pirelli, que equipavam os Subaru, foi preponderante nos últimos troços permitindo que Solberg batesse Loeb por apenas 26 segundos. Richard Burns foi, pela terceira vez consecutiva, o terceiro classificado, posição que lhe permitiu manter a liderança no campeonato com 55 pontos, seguido de Solberg e Sainz ambos com 48 pontos e de Loeb com 45 pontos. A quatro provas do fim o campeonato mantinha-se aberto e emocionante, Solberg tinha efectuado uma excelente recuperação e tudo indicava que estes quatro pilotos iriam discutir o título até ao fim.
(continua)

4 comentários:

RM Style disse...

Mais uma feliz miniatura de uma marca portuguesa : Vitesse.
O pormenor do motor e do piloto e co-piloto a ler o road-book.
Parabens

JB disse...

Uma miniatura exclente e com promenores fora do comum para esta escala.
Quase parece um 1:18
JB

tohmé disse...

Olá José.
Adoro esses carros de rally que você coloca. Infelizmente o Brasil não tem muita tradição nessa categoria.

Em breve vou tirar foto da miniatura do F3 do André Couto, que guardo com carinho. Quando ele foi vice-campeão italiano em 97.

Abraços a todos

Fleetmaster disse...

COm piloto !!! Parabéns