13 março 2009

Ford Focus WRC - M. Martin - M. Park (Rali de Monte Carlo de 2003)



Esta miniatura pertence à colecção RallyCar Collection.
A Ford é uma das marcas com mais historial no mundo dos ralis mas em 2003 apenas tinha no seu currículo um título de marcas e um de pilotos, conquistados em 1980, com o Escort e com Bjorn Waldegaard.
Actualmente, conta com mais um título de marcas conquistado em 2006 com o Ford Focus (já de outra geração). Em 2003, quatro anos após da estreia do Ford Focus, a equipa da marca oval azul partia para o campeonato com algumas expectativas de que poderia ser o ano deles. A equipa de pilotos era composta por Markko Martin (estónio), François Duval (francês), Mikko Hirvonen (finlandês), Jari-Matti Latvala (finlandês).
Esta miniatura é representativa do Ford Focus de 2003 que Marko Martin utilizou no Rali de Monte Carlo de 2003. A prova foi dura para a Ford, quer devido às quase sempre difíceis condições meteorológicas, quer pelos adversários de grande qualidade como a Peugeot e a Citroen. Efectivamente e após 4 anos desde a estreia do Focus, a Citroen e a Peugeot dispunham de modelos que estavam um passo acima do Focus da Ford. Markko Martin tudo fez ao longo do rali para obter uma boa classificação mas cedo se apercebeu que não tinha argumentos para lutar pelos dois primeiros lugares. Ainda lutou pelo terceiro lugar, posição que chegou a ocupar, contra o espanhol Carlos Sainz (Citroen) mas nos dois últimos troços o piloto espanhol foi mais rápido e Markko Martin acabou por ficar no quarto lugar a 3 segundos de Sainz.
No final do campeonato a Ford ficou em 4º lugar com 93 pontos (duas vitórias) e Markko Martin ficou em 5º com 49 pontos (duas vitórias).
Outros post sobre o Ford Focus WRC:

Markko Martin nasceu a 10 de Novembro de 1975 na Estónia e desde muito novo acompanhava o seu pai, que também era piloto de ralis. A sua estreia nos ralis aconteceu aos 18 anos, tendo vencido o campeonato nacional da Estónia em 1997 e 1998 num Toyota Celica. A estreia no mundial de ralis aconteceu em 1997 com a Toyota. Em 1998 continuou com na Toyota. No ano seguinte faz dois ralis com o Ford Escort e os restantes com o Toyota Corolla WRC. No ano de 2000 fez quase todo o campeonato com o Corolla mas já efectuou um rali com o Subaru Impreza, modelo que conduziria em 2001. A sua ligação à Ford começou em 2002 e foi nesta equipa que Markko Martin alcançou os seus melhores resultados da carreira: subiu pela primeira vez ao pódio, ao ficar em 2º lugar no RAC de 2002. As primeiras vitórias surgiram em 2003 (duas vitórias). Em 2004 venceu três ralis e ficou em terceiro lugar no campeonato, a sua melhor classificação. No ano seguinte mudou para a Peugeot mas apenas conseguiu alguns pódios ao longo do campeonato. No RAC desse ano sofre um acidente do qual resultou a morte do seu co-piloto, Michael Park. Abalado com a morte de Park, que era seu co-piloto desde 2000, Martin anunciou de imediato a sua retirada dos ralis, já não participando nos restantes 4 ralis que faltavam para o fim do campeonato.

8 comentários:

Fleetmaster disse...

Não tenho muita intimidade com carros de Rally, mas acho muito legal ver carros de nosso dia-a-dia com uma " roupagem" esportiva e prontos para correr. Parab´nes pela minitura.
Grande abraço

Germano disse...

linda miniatura

JB disse...

Bela miniatura não se compara ao modelo da Minichamps mas não deixa de ser um bom modelo
JB

PGAV disse...

Olá caro José!

Amigo já publiquei as 4 novidades! LOl! Ainda falta uma mas, como foi encomendada à relativamente pouco tempo talvez demore mais uns dias!

Dá um olhadela!

Abraço!

Pedro

RM Style disse...

Não conhecia esta decoração mas é muito bonita. Parabens.

José António disse...

Obrigado a todos pelos vossos comentários.
Abraço

De Gennaro Motors disse...

lindo carro ! aqui no Brasil eu tenho um Focus !

Anónimo disse...

Caro José Antonio, mais uma vez obrigado pela sua honrosa visita ao meu Blog. Eu também estou sempre por aqui apreciando os seus excelentes carrinhos. Um grande abraço meu Irmão. www.maninhodesenhos.blogspot.com