11 abril 2009

Renault Clio S1600 - B. Tirabassi - J.J. Renucci (Rali da Acrópole de 2003)

Esta miniatura pertence à colecção RallyCar Collection.
O Renault Clio S1600 era um carro fiável e competitivo que permitiu a Brice Tirabassi conquistar o título do Mundial Júnior de 2003 na sua categoria.
Desenvolvido pela Renault Sport Technologies, a partir da base do Clio 1.6 16V, o Clio S1600 entrou em competição em 2002 e serviu para muitos pilotos e equipas privadas competirem nos campeonatos nacionais e no Mundial Júnior.
O piloto francês, Brice Tirabassi, utilizou o Renault Clio S1600 em 2003, naquela que foi a sua primeira temporada no mundial, e logrou logo a conquista do título. A esta conquista, Brice Tirabassi juntou também algumas vitórias no campeonato francês de ralis.
No mundial de 2003 venceu no Monte Carlo, na Acrópole e na Catalunha, contudo há que ressalvar que o seu colega de equipa Simon Jean-Joseph foi sempre mais rápido que Tirabassi nesses três ralis mas como não pontuava para o Mundial Junior foi Brice Tirabassi quem venceu na categoria.
Esta miniatura representa o Renault Clio S1600 que Brice Tirabassi utilizou no Rali da Acrópole em 2003. Tirabassi terminou o rali na 17ª posição da geral mas foi o primeiro da categoria Júnior.

Continuação do Campeonato do Mundo de Ralis de 2003
No rali seguinte, na Argentina, Carlos Sainz (espanhol) mostrou que o Ford Focus era competitivo mas uma penalização de um minuto acabou por retirar a liderança do rali ao espanhol, beneficiando Marcus Gronholm (finlandês) e a Peugeot. Desse modo Gronholm aproveitou para somar a terceira vitória na temporada. Sainz terminou no segundo lugar e o inglês Richard Burns (Peugeot) foi o terceiro.
Foi no Rali da Acrópole que a hegemonia dos carros franceses terminou: os cinco primeiros ralis do ano tinham sido vencidos pela Peugeot e Citroen. O piloto estónio Markko Martin aproveitou muito bem as características do Ford Focus para vencer o sempre duro rali da Grécia. Nem o percalço que teve, Martin percorreu um troço vendo a estrada por um minúsculo buraco quando se abriu o capot dianteiro em pleno troço, o impediu de dar a Ford a primeira vitória da temporada. Carlos Sainz voltou a ser segundo classificado e o norueguês Peter Solberg (Subaru) foi o terceiro.
No Rali do Chipre, a meio do campeonato, Peter Solberg e a Subaru conseguem finalmente alcançar o lugar mais alto do pódio. Aproveitando as desistências de Gronholm e Burns, ambos em Peugeot, Solberg marcou o máximo de pontos possíveis para a sua recuperação na tabela classificativa, rumo à conquista do título. Harri Rovampera (finlandês) salvou a honra da Peugeot ao ficar em segundo, à frente de Sebastian Loeb (francês) em Citroen.
A meio do campeonato, Burns era primeiro com 37 pontos, seguido por Sainz com 36 pontos, Gronholm com 30 pontos e Solberg com 29 pontos. Nas marcas, a Peugeot liderava com 81 pontos seguida pela Citroen com 73 pontos.
(continua)

4 comentários:

PGAV disse...

Olá José! Espero que tenhas passado uma Páscoa feliz!

Esse clio está muito bom! Bons pormenores e os decalques muito perfeitos! Os clio de rally com a carroçaria alargada são espectaculares!

Em breve terei mais 3 novidades... Estão quase a chegar!

Boa semana!

Abraço!

RM Style disse...

Não conhecia esta decoração que me parece bem conseguida.
Agradeço as visitas ao RMSTYLE e os links sugeridos.
Um abraço

JB disse...

Bela miniatura
Gosto da decoração
JB

De Gennaro Motors disse...

belo Renault ! gosto deles tamb´pem



visite meu site ! veja as novidade s!